HISTÓRIA

Adversários no Paulistão, Palmeiras e Portuguesa foram campeões paulistas no mesmo ano em 1936

Equipes disputaram torneios por ligas distintias e dividiram posto mais alto do estado de São Paulo em 1936

Palmeiras e Portuguesa entram em campo na estreia do Campeonato Paulista de 2025 na próxima quarta-feira (15) no Allianz Parque. O duelo marca o reencontro apenas pela segunda vez nesta década. Se nos últimos anos as equipes pouco se enfrentaram, o clássico entre as equipes foi algo tradicional por quase um século.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Uma das principais passagens do duelo remete a 1936, ano em que ambos os clubes conquistaram títulos estaduais por ligas diferentes. Os dois são reconhecidos como campeões paulistas daquela temporada, mas os títulos distintos refletiam o momento conturbado do futebol paulista na década de 1930.

Naquele período, o futebol brasileiro vivia os primeiros passos da profissionalização. Em São Paulo, divergências sobre a gestão e a transição para o profissionalismo levaram à criação de duas entidades organizadoras do campeonato estadual: a Liga Paulista de Futebol (LPF) e a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). Cada uma delas contava com clubes de grande expressão, o que dividiu o cenário esportivo da época.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Paulinho é anunciado como reforço do Palmeiras

Em 1936, quarto e último ano da divisão do estado em duas ligas, o Palmeiras, então Palestra Italia, foi campeão da LPF, a liga que congregava os clubes favoráveis à profissionalização plena do esporte. O Verdão vinha de um vice-campeonato na liga em 1935 e levantou a primeira conquista pela LPF.

A Portuguesa, por sua vez, levantou o troféu da APEA, a associação que ainda preservava traços do amadorismo e reunia clubes mais tradicionais e conservadores. A conquista foi a penúltima da Lusa, que voltaria a ser campeã em 1973, quando dividiu a taça com o Santos, após erro de arbitragem na disputa de pênaltis no Morumbi.

Apesar da existência de dois campeões, os títulos de 1936 não diminuem o brilho das conquistas e ambos são considerados pela Federação Paulista de Futebol. Pelo contrário, ilustram a complexidade de um momento de caráter transitório do futebol paulista, que enfrentava as mudanças sociais, econômicas e culturais da época.

Palmeiras e Portuguesa fazem suas estreias no Campeonato Paulista dia 15 de janeiro, às 21h35 (de Brasília), no Allianz Parque.

Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Palmeiras hoje: Sil é a nova patrocinadora, avanço na Copinha e Vitor Reis no City Palmeiras hoje: Gómez renova, e Vitor Reis entra na mira do Manchester City Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços