Arquivos cat-Brasileirão - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/cat-brasileirao/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Fri, 15 Jun 2018 00:33:56 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Willian é o destaque e Lucas Lima é a maior decepção do Palmeiras-18 até o momento. Confira o balanço: https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/willian-e-o-destaque-e-lucas-lima-e-a-maior-decepcao-do-palmeiras-18-ate-o-momento-confira-o-balanco/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/willian-e-o-destaque-e-lucas-lima-e-a-maior-decepcao-do-palmeiras-18-ate-o-momento-confira-o-balanco/#respond Fri, 15 Jun 2018 00:33:56 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/15/willian-e-o-destaque-e-lucas-lima-e-a-maior-decepcao-do-palmeiras-18-ate-o-momento-confira-o-balanco/

A Copa do Mundo vai permitir aos clubes brasileiros da Série A, neste ano, um semi-balanço de intertemporada. E, já com seis meses de Brasileiro e na segunda fase da Libertadores, podemos avaliar, com bom tempo de observação, o que está funcionando e o que precisa mudar no Palmeiras. Verde no branco, segue abaixo a […]

O post Willian é o destaque e Lucas Lima é a maior decepção do Palmeiras-18 até o momento. Confira o balanço: apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

A Copa do Mundo vai permitir aos clubes brasileiros da Série A, neste ano, um semi-balanço de intertemporada. E, já com seis meses de Brasileiro e na segunda fase da Libertadores, podemos avaliar, com bom tempo de observação, o que está funcionando e o que precisa mudar no Palmeiras.

Verde no branco, segue abaixo a minha análise quanto ao elenco e ao treinador.

Técnico:

Roger Machado é um técnico inteligente, mas ainda não captou a essência do que é dirigir o Palmeiras. O clube, por suas características, demanda muita entrega emocional, pulso firme e vitórias em jogos-chave. O técnico do Palmeiras precisa demonstrar entrega.

Não estou entrando no mérito do certo e do errado. Para dar certo no Palmeiras, tem que ser assim. É só uma constatação. Com todos os seus erros e acertos, Vanderlei Luxemburgo e Felipão são ainda benquistos por muitos palmeirenses porque souberam ser e pensar como torcedores. Procuraram entender a essência do clube.    

Se Roger não entende porque é um grave problema vencer apenas um Dérbi dentre quatro disputados, seria interessante que procurasse fazê-lo.  

No campo, a falta de variação nas propostas de jogo é o que mais preocupa. Ganhando ou perdendo, insiste nas mesmas soluções. Falta-lhe ousadia e um pouco de caos em meio a tanto método. Tem possibilidade de conseguir sucesso, mas precisa ser um pouco menos da liturgia e um pouco mais prático: Nota 6.  

Siga o autor no Twitter

Goleiros:

Jailson passa por fase técnica e emocional ruim. Está inseguro e apresentando falhas na saída de gol e até mesmo na reposição, onde era imbatível em comparação a Prass. Sua nota do semestre é 5,5.

Prass jogou pouco e foi muito bem. Deixa uma ótima impressão e deve botar dúvida na comissão técnica nos próximos dias. Sua nota é 7.

Weverton mostrou pouco, mas foi bem. Mesmo assim fica sem nota.

Laterais:

Marcos Rocha, como esperado, é muito melhor atacando do que defendendo. Nessa segunda função, deixa muitos espaços e é lento. Está claramente cansado. Fica com um 5,5.

Mayke, quando entrou, não foi mal. Mas nada que justificaria a reconquista da posição por ele no momento. Ainda. Nota 5,5.

Victor Luis foi o melhor dos quatro laterais no ano, mesmo tendo entregado de bandeja o escanteio que originou o gol do Flamengo na quarta-feira, dia 13. Nota 6,5.

Diogo Barbosa não conseguiu ainda tomar posse da posição. Às vezes, parece meio fora de sintonia nos jogos. Não me impressionou. Deu para ver que não é ruim. Não deu para ver que é bom. Nota 5,5.

Zagueiros:

Dracena, mesmo lento, é o mais seguro do setor. Erra menos que seus pares, mas já falhou em lances importantes no ano: 5,5.

Antônio Carlos ainda comete erros cruciais que parecem fruto de falta de experiência. Já está na hora de parar com isso. É alto, tem boa técnica e não é lento. Se deixar de entregar a paçoca em jogos decisivos, ajuda muito. Fica com um 5,5.

Thiago Martins também peca pelo nervosismo e, embora tenha falhado em menos lances decisivos, o faz com mais frequência: 5.

Luan jogou pouco e não foi nada mal. Mesmo com poucos minutos, devido aos problemas no setor, decidi avaliá-lo. Se entrar em forma, pode conquistar a vaga: 6

Emerson Santos e Pedrão ficam sem nota.

Volantes:

Felipe Melo é muito importante com a bola no pé e, quando o fôlego permite, faz bons desarmes. Mantém seu espaço por sua imponente presença em momentos tensos, embora, muitas vezes, ele mesmo os crie: 6,5

Bruno Henrique é o jogador mais regular do meio-campo. Tem boa técnica e bom preparo físico. Precisa corrigir a falta de atenção em alguns momentos: 6,5

Thiago Santos evoluiu demais, mas ainda é limitado ao combate e à destruição de jogadas. De qualquer forma, normalmente entrega o que se espera dele e leva um 6.

Jean jogou minutos, fica sem nota.

Meias:

Moisés entra nesse setor, mas poderia estar listado também entre os volantes. Se tivesse três anos e duas cirurgias a menos, estaria na Copa do Mundo. Joga em todas do setor e é capitão de fato e direito desse time. Um dos melhores do semestre: 7,5.

Lucas Lima precisa dizer a que veio. Não achou seu espaço. Não vibra, não veste a camisa integralmente, em que pesem seus problemas pessoais. Nem na bola parada, está conseguindo se destacar. Já demonstrou, no passado, ter qualidade. Tem um semestre para se reencontrar e mostrar serviço: 4,5.

Guerra, quando entra, embora erre passes por ansiedade, não vai mal. O problema é que pouco joga. Está sempre lesionado e, por isso, fora de ritmo físico. Leva um 5.   

Hyoran foi a descoberta do primeiro semestre. Rápido, chuta bem, entra na área para concluir. Ou seja, tudo que Lucas Lima deveria ter sido: 7.

Gustavo Scarpa: o Palmeiras precisa entrar no imbróglio e resolvê-lo. O time precisa do jogador, não dá mais para esperar pela Justiça, que já se mostrou alinhada aos interesses do Fluminense. Pelo pouco que mostrou, leva um 7.

Atacantes:

Dudu é a bola de segurança do Palmeiras. Oscilou um pouco mais do que deveria no semestre, mas é um dos homens mais confiáveis do elenco quando o assunto é bola. Já quando o assunto é controle emocional, precisa dar uma segurada: 6,5.

Keno é um monstro como driblador pela ponta e faz seus gols. Uma pena que não consiga dar um andamento mais tático aos lances de que participa, de modo que, quando não está em dia inspirado, acaba contribuindo pouco com o time. Mesmo assim, um dos destaques: 7.

Willian é o grande nome do Palmeiras em 2018. Raçudo, rápido, inteligente, bom finalizador, bom de grupo. Se tivesse um marketing pessoal mais forte, poderia estar facilmente em um clube médio da Europa, como um Sevilla, uma Fiorentina ou West Ham. Leva um 8,5 com louvor.

Borja está aí ara fazer gols e os fez. Não é um tipo de jogador que tem muito espaço no futebol atual, mas tem o seu valor. Não vale o que foi pago por sua contratação e não tem culpa disso: 6,5.

Deyverson: eu nem acho que seja tão ruim como a maior parte da torcida avalia, mas não adianta está marcado e fadado ao insucesso por aqui: 5

Arthur jogou muito pouco, fica sem nota.   

Assim, meu time ideal do primeiro semestre ficou:

Prass, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Dracena e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés (C); Dudu, Willian e Keno.  

Qual seria o seu?

O post Willian é o destaque e Lucas Lima é a maior decepção do Palmeiras-18 até o momento. Confira o balanço: apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/willian-e-o-destaque-e-lucas-lima-e-a-maior-decepcao-do-palmeiras-18-ate-o-momento-confira-o-balanco/feed/ 0
Em ano de Copa de Mundo, campeão brasileiro sempre esteve entre os três primeiros na parada https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-ano-de-copa-de-mundo-campeao-brasileiro-sempre-esteve-entre-os-tres-primeiros-na-parada/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-ano-de-copa-de-mundo-campeao-brasileiro-sempre-esteve-entre-os-tres-primeiros-na-parada/#respond Thu, 14 Jun 2018 13:23:19 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/14/em-ano-de-copa-de-mundo-campeao-brasileiro-sempre-esteve-entre-os-tres-primeiros-na-parada/

Foram 12 rodadas do Campeonato Brasileiro disputadas antes da Copa do Mundo e o Palmeiras está na sexta colocação, com cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Nos pontos corridos, são três interrupções para Mundiais até agora e o campeão sempre esteve entre os três primeiros antes da pausa. O Alviverde está oito pontos atrás […]

O post Em ano de Copa de Mundo, campeão brasileiro sempre esteve entre os três primeiros na parada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foram 12 rodadas do Campeonato Brasileiro disputadas antes da Copa do Mundo e o Palmeiras está na sexta colocação, com cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Nos pontos corridos, são três interrupções para Mundiais até agora e o campeão sempre esteve entre os três primeiros antes da pausa.

O Alviverde está oito pontos atrás do Flamengo após 12 partidas e este foi o ano com mais rodadas antes do período de Copa. Para ser campeão, precisará quebrar esta marca e melhorar o atual aproveitamento de 52,7% dentro da competição nacional. O time de Roger Machado figurou apenas duas vezes entre os três primeiros colocados até agora.

Classificação até a parada para a Copa do Mundo:

2006 – 10 rodadas disputadas

Cruzeiro – 21 pontos

Internacional – 21 pontos

São Paulo – 20 pontos

2010 – 7 rodadas disputadas

Corinthians – 17 pontos

Ceará – 17 pontos

Fluminense – 15 pontos

2014 – 9 rodadas disputadas

Cruzeiro – 19 pontos

Fluminense – 16 pontos

São Paulo – 16 pontos

O post Em ano de Copa de Mundo, campeão brasileiro sempre esteve entre os três primeiros na parada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-ano-de-copa-de-mundo-campeao-brasileiro-sempre-esteve-entre-os-tres-primeiros-na-parada/feed/ 0
Palmeiras 1 x 1 Flamengo, 8 x 8… https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-1-x-1-flamengo-8-x-8/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-1-x-1-flamengo-8-x-8/#respond Wed, 13 Jun 2018 23:48:33 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/13/palmeiras-1-x-1-flamengo-8-x-8/

Os meninos do Flamengo jogam muito. E atuaram como gente grande no Allianz Parque cheio contra um Palmeiras que fez 1 a 0 com Willian aos 6, mas pouco mais faria até o final da primeira etapa. Quando o melhor jogador no Brasil em 2018 (Paquetá), mais solto pela ausência de Diego e presença de […]

O post Palmeiras 1 x 1 Flamengo, 8 x 8… apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Os meninos do Flamengo jogam muito. E atuaram como gente grande no Allianz Parque cheio contra um Palmeiras que fez 1 a 0 com Willian aos 6, mas pouco mais faria até o final da primeira etapa. Quando o melhor jogador no Brasil em 2018 (Paquetá), mais solto pela ausência de Diego e presença de Jean Lucas na armação, se aproximou de Vinicius Jr. pela esquerda, com Rodinei espetado e sem acompanhamento de Dudu para dar um pé a Victor Luís, com Everton Ribeiro articulando por dentro em grande fase. Como todo o Flamengo.

O Palmeiras voltou ao segundo tempo de novo com uma bolha de bola muito boa. Teve quatro chances em sete minutos e também não ampliou porque mais uma vez Diego Alves foi o goleiro que poderia ter tido mais chances na Seleção.

Aos 9, Thuller subiu mais do que Thiago Martins e empatou na indecisão de Jailson que faria um milagre depois, e o próprio Thiago salvou gol certo da molecada rubro-negra. Desse time que joga muito e poderia ter feito mais se a arbitragem tivesse expulso Felipe Melo como merecia depois de uma pancada no tornozelo de Vinicius Jr, logo depois.

Árbitro que teria que expulsar três de cada lado depois da treta no final quando Dudu armou belo lance para cima do incansável Cuellar e foram três para lá e três para cá como se esperava pelo jogo lá e cá. Jailson foi expulso e Moisés foi pra meta como há 30 anos Gaúcho virou goleiro e defendeu dois pênaltis pelo Palmeiras contra o Flamengo no Maracanã, no BR-88.

Mas o meia não foi molestado. O árbitro acabou o jogo antes do tempo e antes de ele ser atacado e, por isso, foi criticado pelos rubro-negros tanto quanto pelos palmeirenses, que estavam mais próximos também da meta de Diego. Mais um momento em que a arbitragem foi muito contestada por todos. Até quando não mereceu.

No frigir das bolas, o placar esperado. Como se esperava um Rubro-Negro mais encorpado e pronto que o Palmeiras e qualquer outro time no BR-18.

O post Palmeiras 1 x 1 Flamengo, 8 x 8… apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-1-x-1-flamengo-8-x-8/feed/ 0
Palmeiras não perde para o Flamengo desde 2014 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-nao-perde-para-o-flamengo-desde-2014/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-nao-perde-para-o-flamengo-desde-2014/#respond Tue, 12 Jun 2018 08:00:27 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/12/palmeiras-nao-perde-para-o-flamengo-desde-2014/

Palmeiras e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira no Allianz Parque, em jogo válido pela última rodada do Brasileirão antes da parada para a Copa do Mundo. Os dois times criaram uma certa rivalidade nos últimos anos, principalmente pela temporada de 2016, quando chegaram a disputar o Campeonato Brasileiro ponto a ponto. RelacionadasVeja quem apita jogo […]

O post Palmeiras não perde para o Flamengo desde 2014 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Palmeiras e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira no Allianz Parque, em jogo válido pela última rodada do Brasileirão antes da parada para a Copa do Mundo.

Os dois times criaram uma certa rivalidade nos últimos anos, principalmente pela temporada de 2016, quando chegaram a disputar o Campeonato Brasileiro ponto a ponto.

Melhor para os alviverdes, que se tornaram campeões nacionais pela nona vez e venceram os rubros negros pelo caminho, algo que se tornou comum nas últimas 3 temporadas.

A última derrota do Verdão para o Flamengo foi em maio de 2014, quando os donos da casa venceram por 4 a 2 no Maracanã.

De lá para cá foram 7 jogos, todos válidos por Campeonatos Brasileiros, sendo 4 vitórias e 3 empates.

O Palmeiras nunca perdeu para o Flamengo na sua nova casa, foram 3 encontros, com duas vitórias e um empate (no jogo que marcou também o último gol de Gabriel Jesus com a camisa do Palmeiras no Allianz Parque).

Em novembro do ano passado, último encontro das duas equipes, o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 0 no Allianz Parque com 2 gols de Deyverson.

Uma vitória pode ser fundamental para o Verdão não deixar o líder Flamengo se distanciar ainda mais na ponta da tabela.

Relembre o gol de Gabriel Jesus contra o Flamengo:

O post Palmeiras não perde para o Flamengo desde 2014 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-nao-perde-para-o-flamengo-desde-2014/feed/ 0
Palmeirando: Palmeiras 2 x 2 Ceará https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeirando-palmeiras-2-x-2-ceara/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeirando-palmeiras-2-x-2-ceara/#respond Sun, 10 Jun 2018 18:43:43 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/10/palmeirando-palmeiras-2-x-2-ceara/

Qual é o Palmeiras de Roger? É tudo isso em oito dias. Ou nada do que foi o Campeão do Século XX no primeiro tempo contra o São Paulo no sábado passado. O maior campeão do Brasil que foi na segunda etapa do Choque-Rei e também na melhor atuação desde 2016 na vitória contra o […]

O post Palmeirando: Palmeiras 2 x 2 Ceará apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Qual é o Palmeiras de Roger? É tudo isso em oito dias. Ou nada do que foi o Campeão do Século XX no primeiro tempo contra o São Paulo no sábado passado. O maior campeão do Brasil que foi na segunda etapa do Choque-Rei e também na melhor atuação desde 2016 na vitória contra o Grêmio. E mais uma frustração no 2 a 2 no Ceará contra o lanterna que ainda não venceu no BR-18. Como o Palmeiras ainda não engrena. Quando o alviverde acha que vai ele vai pr’aquele lugar. Mais engana que engata e que engrena. Quando acha que não tem mais jeito o Palmeiras arranja um jeito de seguir firme.

No Castelão fez 1 a 0 aos 5, com Thiago Santos de cabeça, depois de escanteio. Aos 22, Hyoran deu o bote certo e deu o gol para Dudu definir o jogo contra um rival frágil. Aos 25 levou o gol de Felipe Azevedo, em discutível posição milimétrica de impedimento – e ainda é preciso definir se houve ou não o toque do alvinegro Ricardinho. Lance que poderia alertar o Palmeiras de que era preciso pensar na decisão duríssima contra o Flamengo na quarta.

Mas antes era preciso definir o jogo que não estava difícil em Fortaleza. Respeitando o Ceará tanto quanto se deveria respeitar a história do Palmeiras. Algo que Lucas Lima não conseguiu de novo. Jean ainda não tem o ritmo necessário. E Roger trancou o time que não soube administrar o placar, sinalizou recuo com Mayke, e escorregou demais como o garoto Artur até ceder o empate em outro lance de impedimento discutível – mas a posição era legal. De um empate indiscutivelmente péssimo.

Mas natural para o palmeirense. E comum demais para a equipe de Roger.

O post Palmeirando: Palmeiras 2 x 2 Ceará apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeirando-palmeiras-2-x-2-ceara/feed/ 0
Transmissão, desfalques, provável escalação… tudo sobre Ceará x Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/transmissao-desfalques-provavel-escalacao-tudo-sobre-ceara-x-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/transmissao-desfalques-provavel-escalacao-tudo-sobre-ceara-x-palmeiras/#respond Sun, 10 Jun 2018 11:00:39 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/10/transmissao-desfalques-provavel-escalacao-tudo-sobre-ceara-x-palmeiras/

É um confronto importante para o Palmeiras. O Verdão vem de duas vitórias seguidas (São Paulo e Grêmio), quer se manter entre os primeiros colocados para não se distanciar do líder Flamengo. Os dois clubes se enfrentam na próxima quarta-feira (13), no Allianz Parque. Ceará x Palmeiras duelam neste domingo (10), na Arena Castelão, pela […]

O post Transmissão, desfalques, provável escalação… tudo sobre Ceará x Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

É um confronto importante para o Palmeiras. O Verdão vem de duas vitórias seguidas (São Paulo e Grêmio), quer se manter entre os primeiros colocados para não se distanciar do líder Flamengo. Os dois clubes se enfrentam na próxima quarta-feira (13), no Allianz Parque.

Ceará x Palmeiras duelam neste domingo (10), na Arena Castelão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018.

Quer saber aonde será o confronto, as prováveis escalações, arbitragem e onde assistir? confira o GUIA DO NOSSO PALESTRA abaixo.

Data: 10 de Junho de 2018

Horário: 16hs (de Brasília)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Assistentes: Leirson Peng Martins e José Eduardo Calza (ambos de RS)

Transmissão: Rede Globo (TV Aberta), Premiere (pay-per-view) e o TEMPO REAL do NOSSO PALESTRA pelo Twitter.

Provável escalação do Palmeiras*: 

Arte: Arte Palestrina/Thiago Rocha

*são 23 jogos

Técnico: Roger Machado – Desfalques: Miguel Borja (seleção colombiana); Alejandro Guerra, Keno e Diogo Barbosa (machucados); Bruno Henrique e Felipe Melo (suspensos) – Pendurados: Dudu, Moisés e Lucas Lima.

Provável escalação do Ceará: Everson; Luiz Otávio, Tiago Alves, Rafael Pereira; Pio, Richardson, Fabinho, Ricardinho e João Lucas (Romário); Felipe Azevedo e Arthur.

Técnico: Lisca – Desfalques: Samuel Xavier, Valdo, Juninho e Wescley – Pendurados: Richardson

O post Transmissão, desfalques, provável escalação… tudo sobre Ceará x Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/transmissao-desfalques-provavel-escalacao-tudo-sobre-ceara-x-palmeiras/feed/ 0
A conquista de ser paciente https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-conquista-de-ser-paciente/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-conquista-de-ser-paciente/#respond Thu, 07 Jun 2018 15:33:52 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/07/a-conquista-de-ser-paciente/

É, por mais que tenhamos analisado logo de cara que a vitória gigantesca de ontem tenha se notado muito pelo arrojo e pela agressividade de jogar em plena arena do campeão da América, o dia depois traz à lembrança alguns momentos ímpares que revelam uma estratégia que aconteceu o tempo quase todo e foi um […]

O post A conquista de ser paciente apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

É, por mais que tenhamos analisado logo de cara que a vitória gigantesca de ontem tenha se notado muito pelo arrojo e pela agressividade de jogar em plena arena do campeão da América, o dia depois traz à lembrança alguns momentos ímpares que revelam uma estratégia que aconteceu o tempo quase todo e foi um todo super eficaz: a paciência de ter a bola.

Eram poucos minutos de uma primeira etapa frenética que já carregava nos melhores momentos dois lindos chutes de Willian na trave de Grohe e uma grande blitz inicial, mas um zero a zero que ia ao encontro das palavras de Roger, outrora: “manter o zero no placar é o primeiro passo pra vencer”. Parece óbvio e de fato é, mas foi preponderante para que o melhor visitante do ano fosse o verde.

Aí nos recordamos de um outro dia desses, o pós clássico da última segunda-feira quando Moisés dizia: “precisamos voltar a fazer o gol no começo dos jogos para minimizar a pressão e ter o comando”. Não foi apenas discurso, foi a lembrança de um time que venceu esse mesmo campeonato uns meses atrás com a filosofia do sufocamento rival. Ontem, muitos discursos se encontraram em uma prática que culminou na melhor atuação desse time em jogos nacionais.

Início avassalador que assustou o poderoso Grêmio e por mais que não houvesse acontecido o gol, o recado que havia uma equipe pronta pra responder às proposições fez com que nem todos os atletas gremistas se desprendessem e fizessem o avanço em blocos que é característica do time gaúcho. O primeiro passo para vencer, de forma prática, estava dado.

Em excelente lance do ligeiro Evérton, um contragolpe, o Palmeiras retomou a posse em velocidade e poderia lançar Hyoran no duelo pessoal, mas houve uma cena que explica o segundo passo: a retenção. Moisés e Dudu gesticulam veementemente para que o passe não fosse feito, que a equipe rodasse a bola e isso culmina em quase um minuto de cuidado com a bola nos pés, com as posições preenchidas, com um ar a mais no pulmão e uma finalização de Willian, em condições reais. Esfriar a trocação com o Grêmio foi um ato pensado de quem sabe o poder de fogo do rival.

Não se tem controle sobre todas as ações em um jogo de futebol, mas se minimizam as possibildades de imprevistos negativos ocorrerem. Foi assim que o Palmeiras retomou o segundo tempo em que o Grêmio perdera Maicon, seu ritmista, o cara que comanda com que velocidade a bola vai andar. Como fazer? Cuidar da bola como se fosse a última vez, afinal, quem a tem, não sofre com ela. Irrita o adversário, sua torcida e contamina o ambiente. Hora do bote.

Com algum descontrole já evidente, os espaços são mais constantes e na individualidade de quem não precisou correr feito louco e teve gás pro duelo pessoal, Dudu achou Willian que achou o gol. Não há autocontrole e boa técnica que resistam a tamanho golpe chamado gol.

Naturalmente, os gaúchos iniciariam dez, quinze minutos de puro esforço físico e muita correria. Três passos para trás para três pontos pra casa. Todos defendem sem maiores constrangimentos porque sabem que o empate só sairia naqueles minutos, a intensidade empregada não poderia se manter por tanto tempo.

Não tardou para o clima se amainar e o Palmeiras voltar a ter mais tempo com a bola nos pés até achar o contragolpe perfeito no mesmo bigode que havia feito barba e cabelo. A vitória de quem foi estrategicamente perfeito na prancheta e muito, mas muito focado dentro das quatro linhas. A bola, sempre a bola, tê-la é fundamental.

O post A conquista de ser paciente apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-conquista-de-ser-paciente/feed/ 0
Palmeiras acaba com as duas maiores séries invictas da Série A em cinco dias https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-acaba-com-as-duas-maiores-series-invictas-da-serie-a-em-cinco-dias/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-acaba-com-as-duas-maiores-series-invictas-da-serie-a-em-cinco-dias/#respond Thu, 07 Jun 2018 10:34:24 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/07/palmeiras-acaba-com-as-duas-maiores-series-invictas-da-serie-a-em-cinco-dias/

São Paulo 11 jogos sem perder e Grêmio com uma série de dez. As duas maiores sequências de invencibilidade entre os clubes da Série A foram quebradas pelo Palmeiras em cinco dias. No sábado (2), o Alviverde bateu o rival, de virada, por 3 a 1, no Allianz Parque. Foi o oitavo triunfo em oito […]

O post Palmeiras acaba com as duas maiores séries invictas da Série A em cinco dias apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

São Paulo 11 jogos sem perder e Grêmio com uma série de dez. As duas maiores sequências de invencibilidade entre os clubes da Série A foram quebradas pelo Palmeiras em cinco dias.

No sábado (2), o Alviverde bateu o rival, de virada, por 3 a 1, no Allianz Parque. Foi o oitavo triunfo em oito encontros entre os clubes no Allianz e o São Paulo era o único invicto do Campeonato Brasileiro, além de estar 11 jogos consecutivos sem perder.

Na noite desta quarta-feira (6), foi a vez do Grêmio ver a série de dez partidas invictas ser findada graças aos gols de William em Porto Alegre na vitória por 2 a 0.

Agora, as maiores sequências invictas em andamento atualmente entre clubes da elite pertencem à Internacional e Flamengo, com seis jogos. O time carioca entra em campo nesta quinta-feira (7) contra o Fluminense, em Brasília, e será adversário do Palmeiras na quarta-feira (13) na última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo.

O post Palmeiras acaba com as duas maiores séries invictas da Série A em cinco dias apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-acaba-com-as-duas-maiores-series-invictas-da-serie-a-em-cinco-dias/feed/ 0
A estratégia do Palmeiras para vencer o Grêmio pode ser a estratégia para ganhar o ano https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-estrategia-do-palmeiras-para-vencer-o-gremio-pode-ser-a-estrategia-para-ganhar-o-ano/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-estrategia-do-palmeiras-para-vencer-o-gremio-pode-ser-a-estrategia-para-ganhar-o-ano/#respond Thu, 07 Jun 2018 00:29:59 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/07/a-estrategia-do-palmeiras-para-vencer-o-gremio-pode-ser-a-estrategia-para-ganhar-o-ano/

O técnico Roger Machado definiu assim a estratégia do Palmeiras para vencer o Grêmio por 2 a 0 na Arena: Pra mim, o principaL pilar dessa equipe do Renato é a construção dos volantes, que conseguem lidar muito bem com a bola e achar soluções. Era importante não permitir que esses jogadores tivessem conforto. E […]

O post A estratégia do Palmeiras para vencer o Grêmio pode ser a estratégia para ganhar o ano apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O técnico Roger Machado definiu assim a estratégia do Palmeiras para vencer o Grêmio por 2 a 0 na Arena:

Pra mim, o principaL pilar dessa equipe do Renato é a construção dos volantes, que conseguem lidar muito bem com a bola e achar soluções. Era importante não permitir que esses jogadores tivessem conforto. E não no nosso campo de defesa, porque senão seríamos empurrados para a nossa área. Sempre que possível precisávamos empurrar o Grêmio pro seu campo de defesa.

Taticamente, Roger definiu bem o que aconteceu no jogo. Popularmente, ele poderia dizer que o Palmeiras optou por jogar com a bola. Dividir a posse com o Grêmio. Tanto que os números finais resultaram em 50% de posse de bola para cada equipe. Por jogar com a bola, o Palmeiras mostrou o mesmo poder de criação apresentado na segunda etapa do clássico contra o São Paulo ao desenvolver o chamado jogo assistido mais uma vez.

Ao assistir os melhores momentos da partida, é perceptível a participação de Hyoran na construção dos ataques pela direita, de Dudu nos ataques pela esquerda e, principalmente, de Willian jogando na intermediária ofensiva para ser uma das opções de passe de Moisés, Bruno Henrique ou Felipe Melo. Com o meio povoado, as opções aparecem para confundir o sistema defensivo adversário e os espaços surgem naturalmente.

Quando não joga como jogou contra o Grêmio, o Palmeiras recebe críticas, independente do resultado. Apresentar todas as ferramentas técnicas que a equipe tem passa a ser o melhor caminho para ampliar as chances de vencer. Jogar como jogou contra o Cruzeiro, por exemplo, diminui as chances de uma equipe com suficiente qualidade para incomodar o adversário.

Jogar como tem jogado os últimos três tempos em que entrou em campo elimina grande parte das críticas do torcedor, independente do resultado, tendo em vista que a equipe certamente apresentará todo o seu potencial criativo e apenas perderá pontos para adversários que demonstrem potencial criativo e de finalização igual ou melhor do que o Palmeiras. A estratégia funcionou no segundo tempo diante do São Paulo e em toda a partida contra o Grêmio. Certamente tem potencial para funcionar contra qualquer outro adversário.

O post A estratégia do Palmeiras para vencer o Grêmio pode ser a estratégia para ganhar o ano apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-estrategia-do-palmeiras-para-vencer-o-gremio-pode-ser-a-estrategia-para-ganhar-o-ano/feed/ 0
O melhor desde 2016: Grêmio 0 x 2 Palmeiras #NãoVaiTerCopa https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-melhor-desde-2016-gremio-0-x-2-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-melhor-desde-2016-gremio-0-x-2-palmeiras/#respond Thu, 07 Jun 2018 00:05:33 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/07/o-melhor-desde-2016-gremio-0-x-2-palmeiras/

Há uma semana, não sobrava pedra sobre Roger no Palmeiras depois de mais uma atuação decepcionante na derrota bovina contra o Cruzeiro. No intervalo do Choque-Rei depois de nenhuma chance criada no Allianz Parque e a derrota parcial para o São Paulo no sábado, já se especulava quem poderia assumir o bipolar Palmeiras que virou […]

O post O melhor desde 2016: Grêmio 0 x 2 Palmeiras #NãoVaiTerCopa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Há uma semana, não sobrava pedra sobre Roger no Palmeiras depois de mais uma atuação decepcionante na derrota bovina contra o Cruzeiro. No intervalo do Choque-Rei depois de nenhuma chance criada no Allianz Parque e a derrota parcial para o São Paulo no sábado, já se especulava quem poderia assumir o bipolar Palmeiras que virou o clássico em ótimo segundo tempo. E que viraria a fase (até prova e Porco em contrário) com os melhores 90 minutos em 2018 contra o tricampeão da América na casa dele.

O Grêmio que desde a quarta rodada não levava gols sentiu demais a ausência de Maicon depois do intervalo de um ótimo primeiro tempo. Ramiro também era ausência sensível na primeira etapa em que o Palmeiras, em 2 minutos, mandou bola na trave e fez mais do que em 180 minutos contra Sport e Cruzeiro. A qualidade tricolor na troca de bola com as aproximações de Arthur e Maicon e na movimentação de Luan depois de impôs. Controlou mais o jogo. Mas os lances mais perigosos foram do Palmeiras com Moisés dando um pé aos dois volantes que jogaram muito, dando sustentação à zaga reserva. E ainda articulando com Hyoran mais uma vez bem, e Dudu de volta á ativa.

Mas foi mesmo Willian quem fez a diferença. Além de mais uma bola no travessão aos 37, ele fez um belo gol de canhota aos 21 do segundo tempo, quando o Grêmio também mandara a dele no travessão, e só não abriu o placar porque Jailson foi muito bem. Só não foi melhor que o Bigode que abriu o placar e que o fechou aos 41, em passe lindo de Hyoran (bonito como o de Dudu no primeiro) para Willian mostrar que não pode sair desse time. Ainda que esse time não se sabe até onde vai por ir do inferno ao inverno sem escalas. Do inverso ao adverso como é o futebol.

O Grêmio segue muito bem e muito forte. Mas o Palmeiras mostrou que, quando quer, pode. Foi a melhor partida da equipe em 2018. Pra não dizer desde 2016.

O post O melhor desde 2016: Grêmio 0 x 2 Palmeiras #NãoVaiTerCopa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-melhor-desde-2016-gremio-0-x-2-palmeiras/feed/ 0