Arquivos cat-Frank Fortes - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/cat-frank-fortes/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 29 Aug 2019 11:04:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 De palmeirense de sempre para o Palmeiras de hoje https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/de-palmeirense-de-sempre-para-o-palmeiras-de-hoje/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/de-palmeirense-de-sempre-para-o-palmeiras-de-hoje/#respond Thu, 29 Aug 2019 11:04:09 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/08/29/de-palmeirense-de-sempre-para-o-palmeiras-de-hoje/

Não concordo com tudo que está no texto. Aliás, na grande maioria dos que escrevo também… Mas é difícil discordar de muita coisa que se pode e se deve corrigir. RelacionadasOpinião: ‘Ao Endrick, com carinho’Palmeiras treina, e Luis Guilherme afirma que ‘time chega pronto’ para jogo da LibertadoresMarcos cita ‘família de filme’ para se despedir […]

O post De palmeirense de sempre para o Palmeiras de hoje apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Não concordo com tudo que está no texto. Aliás, na grande maioria dos que escrevo também…

Mas é difícil discordar de muita coisa que se pode e se deve corrigir.

ESCREVE FRANK FORTES.

Palmeiras, vem aqui. Olha para mim.
 
Aqui ó…
 
Dentro dos meus olhos, e deixa eu te dizer umas coisas.
 
Quando eu terminar, com você me olhando diretamente, aí você olhe pra você mesmo. Mas pra dentro de si. Busque nos cantos mais escuros um pouco de luz.
 
Palmeiras, por favor, saia do seu universo paralelo e venha compartilhar com toda gente. Os que te amam e até os que te odeiam. E olha que tem gente te odiando…
 
Não creia, Palmeiras, que vais viver a vida assim, achando que és o centro do universo, que estás por cima da carne seca e que és a peça principal da vitrine.
 
Vem cá vai, tenha a humildade de me ouvir só um pouquinho. Há tempos quero falar, mas sempre acho que aquela conquista de Libertadores ou Copa do Brasil ou até mesmo do Paulistinha vai chegar e me calo.
 
Mas agora não. Preciso falar. Explica aí Palmeiras, pra quem quer que seja, que você não tem dono. Que você é de todos nós: palmeirenses, não palmeirenses (sim), sócios, não sócios, conselheiros, até os que não dão bons conselhos, torcedores… Avisa aí que não é patrocinador, treinador, presidente ou torcedor raivoso que vai tomar conta. Você é todos. E é de todos. E para muitos você é tudo. Palmeiras é patrimônio do futebol. Lembra todo mundo aí, está bem?
 
Veja aí Palmeiras quem anda te declarando amor, "mas se o diretor sair" eu não te amo mais. "Só te amo se for do meu jeito"… Avisa que assim não vale, Palmeiras. Não existe amor com contrapartida.
 
Avisa que amor sincero é o que vem de dentro do coração e que não tem condicional. Amor de verdade não se vende e não se barganha. A gente simplesmente sente e não espera nada em troca. 
 
Se possível, Palmeiras, pede aí pra quem administra o dinheiro, trabalhar melhor, com mais dedicação, com mais atenção… Pede pra observar direito, por favor.
 
Pede pra não trazer desconhecido pelo mesmo valor que o rival contrata o melhor atacante do Brasil. Não é porque tem dinheiro no caixa que pode gastar de qualquer jeito. E pede também pra não fazer filantropia na hora de contratar. “Alô, sou palmeirense, quero jogar aí”. Via 0800 não dá, né Palmeiras? Assim não pode!
 
Me explica uma coisa Palmeiras: por que nos últimos anos você tem se afastado tanto das pessoas que te amam, mas que não estão no seu dia a dia? Já pensou nisso?
 
Pede aí, pra quem cuida dos treinos e acha que o time joga bonito, pra se concentrar apenas em fazer a beleza aparecer. Pede pra deixar os meninos falarem. Pede pra não puxar jogador pelo pescoço durante entrevista. Avisa que isso é feio, P.
 
Sabe por que Palmeiras? Nos momentos de mais amargura, como os da noite passada, o que o torcedor quer é dividir o sentimento com quem correu lá dentro. Quem foi ao estádio, ou roeu a unha no sofá de casa, quer saber se o sofrimento é compartilhado.
 
Mas, nestes momentos você se cala, Palmeiras. Parece que não está nem aí com o pessoal que está ficando desesperançoso. Não entra nessa de “ninguém morreu” e segue o jogo. Faz parte? Faz parte, mas não ache tudo normal. Aprende de uma vez aí… não há conquista se não houver a capacidade de se indignar diante das derrotas. Principalmente essas assim, doloridas.
 
E viu… Puxa a orelha de quem entra em campo, mas ainda não percebeu o tamanho da tua grandeza, Palmeiras. Pede pro Zé bater no peito deles. Faz um PowerPoint e mostra pra turma como raça e personalidade construíram seus maiores ídolos.
 
Não deixe ninguém se acomodar por aí, Palmeiras. Avisa que não pode cochilar em campo, perder a bola no ataque, correr atrás do adversário, cometer falta e receber cartão amarelo por ser vacilão. É vergonha alheia que se fala hoje em dia. Explica que no Palestra não é assim. Que aí a técnica tem que prevalecer.
 
Não deixe ninguém falar em nome de Deus e se ausentar nos momentos decisivos. Toma uma atitude, Palmeiras. Não fica passando a mão na cabeça de ninguém. Quem está aí tem que saber que você está acima de tudo, de todos e todas.
 
Dá uma cutucada em todo mundo aí, Verdão. Pega pesado pra ver se eles se tocam.
 
Apela!
 
Diz que quem tem mais tem dez, mas que neste ano, quem tem mais, tem três. Três eliminações que envergonharam a coletividade.
 
Por fim, amico, só mais uma coisinha: não deixe ninguém brincar contigo. Avisa geral que o Palmeiras não é brincadeira. E que eles tem que mostrar que aprenderam alguma coisa. 
 
Não precisa nem me responder nada. Pela atenção, eu agradeço. Prometo só te incomodar de novo no fim do ano!
 
ESCREVEU FRANK FORTES.

O post De palmeirense de sempre para o Palmeiras de hoje apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/de-palmeirense-de-sempre-para-o-palmeiras-de-hoje/feed/ 0
Ou encoleira o Pitbull ou ele morde o dono https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/ou-encoleira-o-pitbull-ou-ele-morde-o-dono/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/ou-encoleira-o-pitbull-ou-ele-morde-o-dono/#respond Fri, 31 Aug 2018 14:45:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/08/31/ou-encoleira-o-pitbull-ou-ele-morde-o-dono/

(Foto: César Greco/Agência Palmeiras) Felipe Melo é, disparado, o jogador mais indisciplinado do Palmeiras em 2018. O mais frustrante nessa história é que o volante tem futebol suficiente para não ser reconhecido apenas por sua truculência. RelacionadasContratado pelo Palmeiras, Felipe Anderson já tem data de despedida na LazioPalmeiras retorna a Montevidéu pela primeira vez desde […]

O post Ou encoleira o Pitbull ou ele morde o dono apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: César Greco/Agência Palmeiras)

Felipe Melo é, disparado, o jogador mais indisciplinado do Palmeiras em 2018. O mais frustrante nessa história é que o volante tem futebol suficiente para não ser reconhecido apenas por sua truculência.

São 18 cartões amarelos e dois vermelhos. Resumindo a ópera: o Palmeiras não conta com Felipe Melo em momentos decisivos. E ainda: o volante pode colocar tudo a perder por atitudes como a de quinta-feira, quando conseguiu ser expulso com três minutos de jogo contra o Cerro Porteño.

Imagine só, jogo decisivo, mata-mata e o time joga praticamente a partida inteira com 10 jogadores. Todos viram como foi dificultoso. Agora, poderia ser pior caso o Palmeiras não tivesse vencido por dois de diferença, em Assunção. Ou fosse a equipe do Cerro minimamente mais qualificada.

E o Palmeiras não pode se sujeitar mais a esse tipo de postura. O volante é, com certeza, um dos atletas mais caros do elenco. Quando foi afastado pelo técnico Cuca, forçou a barra, acionou a Justiça para voltar aos treinos. Venceu o braço de ferro com o ex-treinador.

Mas, em campo, Felipe Melo não entrega o que dele se espera. Seu custo-benefício só beneficia a si próprio. Ao clube, seu empregador e pagador, ele fica devendo.

Por indisciplina, Melo ficou ou ficará fora de momentos importantes e fundamentais da temporada do clube.

Foi expulso contra o Corinthians no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista e ficou de fora da partida final. Palmeiras perde o jogo, a disputa por pênaltis e o título que não levanta desde 2008.

Em quatro jogos na Copa do Brasil recebeu três cartões amarelos e não enfrentará o Cruzeiro no jogo de ida, dia 12 de setembro, pelas semifinais da competição.

Na Libertadores está suspenso, inicialmente, da partida de ida contra o Colo-Colo, em Santiago. Mas, será julgado e pode pegar um gancho ainda maior.

Sem falar de tudo que aprontou no ano passado, nas partidas contra o Peñarol, a briga no Uruguai e a suspensão imposta pela Conmebol.

Felipe Melo é bom jogador, mas, às vezes, parece que incorpora o personagem que para ele foi criado, o pitbull. Tem pitbull bem mais manso por aí.

Carinho do torcedor ele tem de sobra. É sempre ovacionado quando seu nome é anunciado no Allianz Parque. Mas, paciência tem limite. Inclusive a do torcedor.

O post Ou encoleira o Pitbull ou ele morde o dono apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/ou-encoleira-o-pitbull-ou-ele-morde-o-dono/feed/ 0
Pelo jeito, Andrés quer ser presidente do Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/andres-e-a-preocupacao-com-o-futebol-brasileiro/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/andres-e-a-preocupacao-com-o-futebol-brasileiro/#respond Fri, 27 Apr 2018 20:08:19 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/04/27/andres-e-a-preocupacao-com-o-futebol-brasileiro/

Andrés Sanchez é desses dirigentes que muita gente gosta de entrevistar. Não tem travas na língua e não toma o menor cuidado com o que fala. Gosta de provocar em suas respostas. Ou o entrevistador ou uma situação, figurão, ou clube. O Palmeiras parece ser a bola da vez. Desde de antes de ser eleito […]

O post Pelo jeito, Andrés quer ser presidente do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Andrés Sanchez é desses dirigentes que muita gente gosta de entrevistar. Não tem travas na língua e não toma o menor cuidado com o que fala. Gosta de provocar em suas respostas. Ou o entrevistador ou uma situação, figurão, ou clube.

O Palmeiras parece ser a bola da vez. Desde de antes de ser eleito para mais um mandato como presidente do Corinthians já se mostrava preocupado com Dudu.

“Tem a cara do Timão”, disparou gratuitamente em entrevista à Rádio Transamérica. Nesta sexta-feira, mais uma vez, saiu dando palpites e sugestões na vida de um clube rival.

Tudo bem, tem a questão do Paulista, onde um posicionamento do Corinthians é relevante.

Mas, de forma inadvertida, Andrés falou sobre negociações do Palmeiras e o quanto o clube paga ou deveria pagar para o seu capitão. Tudo supostamente. Imagina se vira fogo contra fogo e os demais “co-irmãos” saem por aí informando salários dos atletas do Corinthians. Muita gente ia descobrir que o salário do Balbuena era bem inferior ao de alguns companheiros. O que, tendo como premissa o pensamento do próprio Sanchez, seria injusto.

O pretexto para trazer à tona assuntos que, na teoria, não lhe dizem respeito, é “inflacionar o mercado”.

Deveria, de fato, o presidente corintiano, se preocupar com as finanças do Corinthians, isso sim. O desvio de foco para o rival vem justamente no dia em que o UOL publica entrevista com o novo diretor financeiro do Corinthians. A matéria mostra que a situação não é das melhores.

Seria, a mudança de foco, incapacidade de responder ou apontar soluções para os próprios problemas? Ou apenas tentativa de tumultuar o ambiente no rival?

Nesse quesito, aliás, Andrés faz escola, já que seu diretor de marketing também parece mais preocupado com o Palmeiras do que com as próprias demandas. E olha que fechar a conta do estádio corintiano não será nada fácil.

Outra possibilidade para explicar tamanha preocupação com o alheio pode ser admiração por Julio Grondona, o falecido cartola argentino que presidiu dois clubes em seu país: Arsenal e Independiente, além da AFA.

Andrés, comanda o Corinthians, mas pelo jeito também deseja estender sua expertise administrativa a Palmeiras e Flamengo, outra vítima do intrometimento alvinegro, e criar uma nova geração de cartolas: o superdirigente

Mais uma alternativa: se Andrés acredita que é um gestor assim tão competente, que se dá o direito de apontar o caminho a seguir pelos rivais, que monte então o próprio curso de gestão esportiva. Nossa, seria o remédio para salvar o combalido e mal gerido futebol brasileiro. #sqn

O post Pelo jeito, Andrés quer ser presidente do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/andres-e-a-preocupacao-com-o-futebol-brasileiro/feed/ 0
Saiba quanto o Palmeiras investiu por dois vices https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/saiba-quanto-o-palmeiras-investiu-por-dois-vices/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/saiba-quanto-o-palmeiras-investiu-por-dois-vices/#respond Sat, 21 Apr 2018 13:26:49 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/04/21/saiba-quanto-o-palmeiras-investiu-por-dois-vices/

Conhecido como novo rico do futebol nacional, e talvez o único, o Palmeiras não tem medido esforços para montar um time campeão. A diretoria, juntamente com o aporte do patrocinador, vasculha o mercado, busca os considerados melhores (quase sempre mais caros) em suas posições. Às vezes se indispõe com os rivais por causa da concorrência, […]

O post Saiba quanto o Palmeiras investiu por dois vices apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Conhecido como novo rico do futebol nacional, e talvez o único, o Palmeiras não tem medido esforços para montar um time campeão.

A diretoria, juntamente com o aporte do patrocinador, vasculha o mercado, busca os considerados melhores (quase sempre mais caros) em suas posições. Às vezes se indispõe com os rivais por causa da concorrência, considerada injusta por quem não tem tantos tostões para investir.

É amigo… dinheiro não é tudo na vida. O ditado popular se enquadra no momento atual do Verdão. Não basta ter o que gastar. É preciso saber como e onde investir seu dinheiro.

No caso do Palmeiras, contando apenas jogadores do atual elenco e Gustavo Scarpa, foram quase 160 milhões em investimentos que valeram “apenas” dois vices: o Brasileiro de 2017 e o Paulistão de 2018.

Não seria nada demais não fosse o Corinthians o vencedor das duas competições em que o alviverde bateu na trave.

Apesar da diretoria do Palmeiras não divulgar valores envolvidos nas negociações, as cifras foram citadas em reportagens de vários veículos durante ou na confirmação dos reforços.

Borja, que chegou no início do ano passado, foi a contratação mais cara da história do clube. O Verdão desembolsou 33 milhões de reais ao Atlético Nacional para ter o jogador de 25 anos. O colombiano passou o primeiro ano de Brasil sob suspeita e menos aproveitado do que se esperava, já que o técnico Cuca optou por deixa-lo no banco.

Cuca, aliás, pediu uma alternativa para o comando do ataque e a diretoria ofereceu 40 milhões para trazer Richarlison do Fluminense. O negócio não vingou. Mas veio Deyverson.

Desconhecido de muita gente no Brasil, o Palmeiras gastou 18,5 milhões de reais, no meio do ano, para trazer o jogador de 26 anos do futebol espanhol. Em 24 jogos com a camisa do Verdão, Deyverson marcou 7 gols. Média de 0,29 por jogo.

Borja, por exemplo, tem 19 em 58 partidas. E uma média de 0,32. Ainda bem abaixo do que se espera dele. O alento é que em 2018 ele é o goleador da equipe se destacando no Paulistão, onde foi artilheiro, e na Libertadores.

No sistema defensivo foram 25,5 milhões investidos em zagueiros… reservas. Juninho e Luan custaram 10 milhões aos cofres do clube cada um. Para ter Emerson Santos, que assinou pré-contrato no meio do ano, a diretoria desembolsou 5,5 milhões entre luvas e comissões.

Só para constar: Henrique chegou ao rival Corinthians com um custo estimado de 7,2 milhões em salários a serem pagos nos dois anos de contrato. O jogador estava no mercado, após ser liberado pelo o Fluminense.

Outro que veio livre de vínculo, mas com investimento pesado foi Lucas Lima: 50 milhões. O valor envolve salários, luvas e comissões. Sobre o desempenho chega a ser desnecessária qualquer ponderação. O torcedor ainda espera.

Aquisição bem mais modesta, Hyoran chegou ao Palmeiras em 2017 como esperança para o futuro da equipe. Futuro distante pelo jeito. A negociação ficou entre 6,5 e 7 milhões, de acordo com fontes ligadas a Chapecoense. Em sete jogos marcou apenas um gol e encabeça a lista dos que podem ser emprestados para ganhar quilometragem.

Goleiro de seleção brasileira, o Palmeiras precisou de dois milhões de reais para liberar Weverton do Atlético Paranaense. Se esperasse até o mês de maio ele viria de graça. Chegou com expectativa de ser titular e virou terceira opção de Roger Machado, atrás de Jaílson e Prass. Neste período fez uma partida com a camisa do clube, contra o Ituano pelo Paulistão, quando o técnico escalou time reserva. Saldo: a diretoria pagou dois milhões de reais por um jogo.

Aliás, quem brilhou diante do time de Itu (vitória 3 x 0) foi Gustavo Scarpa, autor de dois gols. Encheu os olhos do torcedor, da comissão técnica, diretoria e especialistas. Cinco dias depois teve caçada a liminar que o livrou do Fluminense e, por determinação da Justiça, voltou a estar vinculado ao time do Rio.

Tal qual a operação que trouxe Lucas Lima, os valores envolvidos incluíam luvas e comissões e chegava a 23,5 milhões. Provavelmente agora, se quiser o jogador, o custo ficará ainda mais alto. E quantas vezes você ouviu que “o Scarpa fez uma falta no momento decisivo”?

O post Saiba quanto o Palmeiras investiu por dois vices apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/saiba-quanto-o-palmeiras-investiu-por-dois-vices/feed/ 0