Arquivos Copa do Brasil-19 - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/copa-do-brasil-19/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Sat, 20 Jul 2019 04:11:36 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Cornetas do aporcalipse https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cornetas-do-aporcalipse/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cornetas-do-aporcalipse/#respond Sat, 20 Jul 2019 04:11:36 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/20/cornetas-do-aporcalipse/

Felipão tem toda a razão que não teve durante a derrota e eliminação para o Inter para dizer que não se deve morrer por mais uma decepção em mata-mata (mas não “obrigação” de classificação). O manifesto da Mancha Alvi Verde depois da queda dolorida na Copa do Brasil-19 nos pênaltis (como foi a penalidade máxima […]

O post Cornetas do aporcalipse apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão tem toda a razão que não teve durante a derrota e eliminação para o Inter para dizer que não se deve morrer por mais uma decepção em mata-mata (mas não “obrigação” de classificação).

O manifesto da Mancha Alvi Verde depois da queda dolorida na Copa do Brasil-19 nos pênaltis (como foi a penalidade máxima também no SP-19, SP-18, SP-16, SP-15 e Libertadores-17), mais uma eliminação em mata-mata por pontos no confronto direto (como foi na Copa do Brasil-18 e 2016, e Libertadores-18), no saldo de gols (no SP-17) ou no critério de gols fora (Copa do Brasil-17) também tem suas razões e motivos mais equilibrados do que alguns dos textos da torcida que, anteriormente, não deixavam pedra sobre jogador e lápide sobre elenco que era dizimado a cada fracasso ou insucesso. Justificável ou não.

O manifesto no Facebook cobra mais futebol de Deyverson e mais fibra de Lucas Lima. A Mancha, a torcida, eles dois, e, acredite, e acredito, o próprio treinador, concordam com a corneta.

Também se quer, se pede e se pode ter uma postura menos ácida de Felipão, que por vezes parece de saco cheio de tudo e de todos.

Tem razão a Mancha quando fala que quem não suporta a pressão não pode ser profissional do Palmeiras.

Mas quando fala contra quem “ameaça” sair e não sai, perde a que tem. Porque ameaça e mordaça.

Um dos problemas do Palmeiras e de alguns torcedores organizados, amadores, profissionais, remunerados ou gratuitos é exatamente a pressão absurda. A que vai além da natural do ofício. A que sofrem atletas e familiares nas redes antissociais. Casos de polícia. De pocilga. De podres.

Felipão é turrão quando insiste demais em Lucas Lima e, vá lá, Deyverson. Todo treinador precisa de suas teimas e teimosias. Claro. Como o “turrão” precisa de Turra, Paulo, para equilibrar o jogo e o time.

Mas o crédito do paizão da nossa paixão é enorme. Porém não ilimitado. Pode e deve ser criticado quando erra ou, vá lá, quando as coisas dão errado.

O problema é que os dois lados andam muito sensíveis. Qualquer chuteira pegada vira “campanha”. Mimimi de todo lado. Qualquer derrota vira fracasso. Chororô de quem acha que tudo é vergonha x quem se acha às vezes na várzea.

Nem tanto ao Divino e nem tanto ao Darinta.

Paz aos palmeirenses de boa vontade. Pás de cal nas tretas despropositadas.

Não e hora de achar que é “obrigação” ganhar tudo. Nunca foi nem com as Academias, não será agora. Não é hora de se achar acima de tudo e de todos.

Tem como melhorar. Tem quanto melhorar. Tem quando melhorar.

Mas um pouco de equilíbrio dos dois lados é essencial. O diálogo que Mattos e alguns atletas tentaram ter com alguns torcedores que atiraram pipocas e atritaram na entrada do hotel em Fortaleza na véspera do jogo contra o Ceará é uma das saídas.

A outra é sair com tudo. Sair de todas. Algo que alguns bestas e cornetas do aporcalipse parecem querer.

O post Cornetas do aporcalipse apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cornetas-do-aporcalipse/feed/ 0
Não deu. De novo. Mas sem se perder de novo. https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-deu-de-novo-mas-sem-se-perder-de-novo/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-deu-de-novo-mas-sem-se-perder-de-novo/#respond Thu, 18 Jul 2019 19:43:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/18/nao-deu-de-novo-mas-sem-se-perder-de-novo/

Weverton não merecia perder. Mas o Inter mereceu vencer o jogo e se classificar. É um time forte. Bem armado e treinado. Boas opções de banco. Um Beira-Rio que joga junto e que faz falta quando o time não está em casa. Como o Palmeiras que não perde no Brasileirão há quase um ano, está […]

O post Não deu. De novo. Mas sem se perder de novo. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Weverton não merecia perder. Mas o Inter mereceu vencer o jogo e se classificar. É um time forte. Bem armado e treinado. Boas opções de banco. Um Beira-Rio que joga junto e que faz falta quando o time não está em casa.
Como o Palmeiras que não perde no Brasileirão há quase um ano, está invicto há 33 jogos (17 deles clássicos, e 16 com times mistos), mas parece ser de outra galáxia e não tem se achado desde 2016 em mata-mata.
É normal perder para o Inter no Beira-Rio. Usual na história do clássico.
Mas não perder jogando pouco. Por uma bola. Uma casquinha. Um cruzamento. Um pênalti. E vários ataques alheios. Varias escolhas infelizes em campo e fora dele. Ataques e contragolpes desperdiçados a esmo pelo mesmo.
O torneio “perdível” para o Palmeiras se foi. Que time e torcida não percam a direção. Que a direção não perca o foco.
E que o time faça fogo dessas faíscas. Dessas pedras que não pegam. Dessas perdas que nos pregam. Claro que tem perdão. Mas cansa esse padrão de não ser o mesmo time em jogo eliminatório.

O post Não deu. De novo. Mas sem se perder de novo. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-deu-de-novo-mas-sem-se-perder-de-novo/feed/ 0
Penalidade mínima. Internacional 1 x 0 Palmeiras (5 x 4 nos pênaltis) https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/penalidade-minima-internacional-1-x-0-palmeiras-5-x-4-nos-penaltis/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/penalidade-minima-internacional-1-x-0-palmeiras-5-x-4-nos-penaltis/#respond Thu, 18 Jul 2019 04:01:25 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/18/penalidade-minima-internacional-1-x-0-palmeiras-5-x-4-nos-penaltis/

25 anos depois do tetra vencido nos pênaltis, duas decisões ao mesmo tempo no Maracanã e no Beira-Rio. E a classificação do bravo visitante athleticano no Rio, e a do bravíssimo mandante em Porto Alegre. Inter que foi bem melhor do que o Palmeiras na primeira etapa, foi melhor também na segunda mais equilibrada, e […]

O post Penalidade mínima. Internacional 1 x 0 Palmeiras (5 x 4 nos pênaltis) apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

25 anos depois do tetra vencido nos pênaltis, duas decisões ao mesmo tempo no Maracanã e no Beira-Rio. E a classificação do bravo visitante athleticano no Rio, e a do bravíssimo mandante em Porto Alegre.

Inter que foi bem melhor do que o Palmeiras na primeira etapa, foi melhor também na segunda mais equilibrada, e mais feliz nos pênaltis. Gómez bateu no meio do gol mais um pênalti decisivo bem defendido por Lomba com os pés; Weverton defendeu bem o chute mal cobrado pelo ótimo Patrick, e Moisés mandou no travessão o que acabaria decidindo a parada a favor do time da sede e com mais sede.

Inter que começou em cima do Palmeiras, com D’Alessandro mandando em campo e no apito. O time de Felipão muito amuado, com Deyverson isolado, perdendo os lances, e sem companhia para puxar os contragolpes que tanto desperdiçou na ida. Nico bem pelos lados, Guerrero sempre perigoso, Edenilson e Patrick chegando à frente com qualidade e intensidade. Como no lance do gol, aos 40, quando o Colorado de sangue e fibras foi ganhando todas as divididas até o gol que desviou em Luan.

Felipão tirou Lucas Lima que mais uma vez não entrou (também porque o tipo de jogo não o favorece). Era mais pra Scarpa do que para Moisés, que não entrou bem. Demorou para entrar Willian. Mas era para sair Deyverson que só sairia depois. O Inter só mexeu no time nos últimos minutos. E sempre buscando mais o ataque. Com Edenilson e Patrick recuados para as laterais para deixar o time mais ofensivo no segundo tempo mais nervoso.

Também pelo VAR que entrou em campo para redefinir o jogo. Aos 37, Felipe Melo irrompeu na área e caiu. Na hora, pênalti. Nos replays, não vi o toque de Edenilson no volante verde. Não teria marcado o lance discutível.

Mais 10 minutos, Cuesta subiu sozinho e marcou o gol da classificação. Até o VAR ver o empurrão nas costas de Felipe Melo. Na hora, não teria marcado falta. Depois… Tem como discutir muito e também marcar a infração. Lance ainda mais polêmico.

Seria o gol da classificação. E seria justa como foi nos pênaltis para um Inter muito forte. Que precisa ser assim também fora de Beira-Rio. E tem muito potencial para isso. Tem camisa, time, elenco, trabalho de treinador, e sangue para focar e afogar o rival.

Como o Palmeiras nos mata-matas, pelo treinador que tem, pelo elenco que tem, decepciona. Pode e deve aprender com isso. Mas não pode se perder por nada disso.

O post Penalidade mínima. Internacional 1 x 0 Palmeiras (5 x 4 nos pênaltis) apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/penalidade-minima-internacional-1-x-0-palmeiras-5-x-4-nos-penaltis/feed/ 0
Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/#respond Thu, 11 Jul 2019 04:13:34 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/11/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/

Há quem diga que a pausa para a Copa América poderia fazer bem para alguns times e afetar o bom ritmo de outros. No caso do Palmeiras, quem assistiu ao confronto diante do Internacional teve a sensação de que não houve pausa, tamanha semelhança de característica e ritmo apresentados nessa quarta-feira com o que fazia […]

O post Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Há quem diga que a pausa para a Copa América poderia fazer bem para alguns times e afetar o bom ritmo de outros. No caso do Palmeiras, quem assistiu ao confronto diante do Internacional teve a sensação de que não houve pausa, tamanha semelhança de característica e ritmo apresentados nessa quarta-feira com o que fazia a equipe alviverde nas primeiras nove rodadas do Brasileirão.

No primeiro tempo, o Palmeiras buscou construir suas jogadas pelas laterais, já que o meio parecia congestionado, e variou entre cruzamentos aéreos, rasteiros e finalizações na diagonal. Na segunda etapa, o time de Felipão foi mais reativo e passou a tentar ampliar o placar por meio de contra-ataques. Pecou em últimos passes algumas vezes e nas finalizações em outras, fechando o jogo com a vantagem mínima no placar e sem sofrer sustos. Para assistir a esses dois "diferentes" Palmeiras entre as etapas, confira o vídeo que preparei abaixo com os lances da partida, em imagens do Esporte Interativo, mostrando os dois comportamentos!

O post Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/feed/ 0
A história se repete. Palmeiras 1 x 0 Internacional https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/#respond Thu, 11 Jul 2019 03:07:19 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/11/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/

Como era de se esperar, logo depois da Copa América, Palmeiras x Inter não foi a Segunda Academia de Ademir da Guia x o Inter tricampeão de Falcão nos anos 70 (como prometiam muitos dos treinados, mais do que os treinadores…). Foi mais um jogo mais marcado e mascado do que bem jogado. O Palmeiras […]

O post A história se repete. Palmeiras 1 x 0 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Como era de se esperar, logo depois da Copa América, Palmeiras x Inter não foi a Segunda Academia de Ademir da Guia x o Inter tricampeão de Falcão nos anos 70 (como prometiam muitos dos treinados, mais do que os treinadores…).

Foi mais um jogo mais marcado e mascado do que bem jogado. O Palmeiras errando muitos passes também pela pressão inicial colorada. Até Bruno Henrique colocar na cabeça de Zé Rafael (o melhor com e sem a bola no clássico), aos 19. Depois o Palmeiras criou mais 6 chances. O Inter, 3. Poderiam ser mais se Deyverson não errasse tantos passes nos contragolpes que não saíram. Como o Inter teve dificuldades sem Zeca na direita, e sem Iago, negociado.

Na frente, Nico López jogou menos do muito que vinha jogando pela direita. Depois foi pro outro lado no lugar do discreto Nonato pela esquerda, com D’Alessandro pelo outro lado, e também caindo por dentro. Mas pouco produzindo contra o Palmeiras que mereceu a vitória como Willian Bigode a ovação ao enfim estrear em 2019.

Jogador de técnica, tática, fibra e caráter essenciais para o Palmeiras até hoje. E ainda mais até o final do ano.

Para garantir ao meu primo-sobrinho Gustavo novas alegrias. Ou uma noite tão inesquecível como essa primeira dele no estádio. A primeira também entrando no campo antes do jogo. Antes de Luan e Gómez superarem o recorde de invencibilidade de zagueiros de Marcio e Bacharel em 1987

Batizado com vitória justa. Com gol do ponta-esquerda contra o ótimo time gaúcho. Como eu fui com o avô dele na primeira vitória que vi em campo. No Pacaembu. Em novembro de 1973. Gol de Nei. Nosso ponta-esquerda então. Como tem sido Zé Rafael no 4-2-3-1 de Felipão.

A história se repete como festa. Quem vive de passado é quem tem história.

O post A história se repete. Palmeiras 1 x 0 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/feed/ 0
Titulares e reservas. Sampaio Correa 0 x 1 Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/titulares-e-reservas-sampaio-correa-0/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/titulares-e-reservas-sampaio-correa-0/#respond Thu, 23 May 2019 14:47:37 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/05/23/titulares-e-reservas-sampaio-correa-0/

Em 2014, partida de ida na Copa do Brasil, Henrique Ceifador fez 1 a 0 em jogo que não merecia gol em São Luís. Mas, na sequência, mesmo depois de grandes defesas do goleiro Fábio, o Sampaio Correa virou para 2 a 1. Na volta a São Paulo, o Palmeiras demitiu Gilson Kleina. RelacionadasConheça ‘Rüdiger […]

O post Titulares e reservas. Sampaio Correa 0 x 1 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Em 2014, partida de ida na Copa do Brasil, Henrique Ceifador fez 1 a 0 em jogo que não merecia gol em São Luís. Mas, na sequência, mesmo depois de grandes defesas do goleiro Fábio, o Sampaio Correa virou para 2 a 1.

Na volta a São Paulo, o Palmeiras demitiu Gilson Kleina.

Treinador que não tinha como fazer muito mais com um time com Renato, Josimar, Wesley e Mendieta no meio-campo.

Era quase o time titular naquele pavoroso 2014. Cinco anos depois, Felipão voltou a usar reservas no Maranhão. Como havia feita no pálido empate com o CSA em Maceió. O desempenho foi sofrível. Apenas quatro chances do rival, vice-líder da Série C, e quatro do líder da A, em grande fase. A última das oportunidades foi cortesia do bom goleiro Andrey, que largou no fim chute longo e venenoso de Moisés. Talvez pelo corte na cabeça na trombada com Carlos Eduardo, que abriu sua testa, o fez cair em campo minutos depois, e talvez tenha feito o goleiro falhar miseravelmente no gol do jogo chocho.

Era o Palmeiras reserva. Mas com 11 jogadores que foram a campo que seria titulares em 2014. Os 11.

Ou melhor. Leandro jogaria no lugar de Carlos Eduardo. E qualquer um dos 11 jogava com mais intensidade que Lucas Lima.

Opa. Exagero. Wesley, não.

E Lucas não é o Deus da Raça de 2014. Nem pode ser aquele dos últimos 6 meses no Santos. O dos últimos meses no Palmeiras. A bola que enfiou para Carlos Eduardo perder mais uma chance, na primeira etapa, é de quem sabe. E LL sabe.

Mas precisa suar. Precisa se entregar mais.

Se o time reserva perde ritmo de jogo, não tem o entrosamento necessário, a mecânica e dinâmica da equipe que joga junto mais vezes, ao menos tem que mostrar mais. Parecer mais disposto. Disponível.
Lucas Lima foi o jogo em São Luís. E não pode ser só isso.

Mas ainda foi melhor do que a chegada do VAR ao estádio.

O post Titulares e reservas. Sampaio Correa 0 x 1 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/titulares-e-reservas-sampaio-correa-0/feed/ 0