Arquivos Palmeiras planejamento - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/palmeiras-planejamento/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Fri, 06 Oct 2023 19:37:37 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Opinião: ‘Feliz ano novo, Palmeiras!’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-feliz-ano-novo-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-feliz-ano-novo-palmeiras/#respond Sat, 07 Oct 2023 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=137329

Agora é aquela velha máxima: recolher os 'cacos', entender o que não funcionou e projetar 2024

O post Opinião: ‘Feliz ano novo, Palmeiras!’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras deu adeus à chance do tetracampeonato da Libertadores e agora tem 13 jogos até o fim do ano. Com os líderes do Campeonato Brasileiro cada vez mais distantes, o Verdão já pode vestir branco, pular as ‘sete ondinhas’ e pensar em 2024.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jornalistas argentinos são acusados de racismo após eliminação do Palmeiras

Há ainda aqueles que acreditam em uma arrancada no Brasileirão em busca do 12º título do torneio. Creio que será muito difícil. O baque emocional após a eliminação contra o Boca Juniors nos pênaltis foi muito grande e não consigo imaginar esse time se motivando nessa reta final. Espero estar redondamente errado.

Desde o fim de 2022, torcedores, imprensa e Abel Ferreira levantaram a bandeira de que o time precisava se reforçar para continuar como protagonista. Porém, as únicas contratações para esta temporada foram as chegadas de Richard Rios, para o lugar de Atuesta, machucado, e Artur vindo do Red Bull Bragantino. O Palmeiras sofreu no mercado de transferências e recebeu ‘não’ atrás de ‘não’ de possíveis reforços.

Com a lesão de Dudu, Abel e sua comissão têm apenas 23 atletas de linha à disposição, sendo nove deles formados nas categorias de base do Palmeiras. Como um time quer brigar por todos os títulos com um elenco tão enxuto e repleto de jovens em formação? Muito difícil.

Só em comparação, eu disputo um campeonato amador de futebol society, onde jogam apenas sete em campo, e temos no elenco 25 atletas inscritos. Como a diretoria do Maior Campeão do Brasil imaginou que seria possível? Confiaram no plano de Abel Ferreira, que desta vez não deu certo.

Claro que Abel tem sua parcela de culpa na eliminação. Nos mais de 180 minutos dos jogos contra o Boca, o português foi teimoso e entrou com o mesmo time, que não vinha tendo boas atuações, em três tempos nas semifinais. O Palmeiras agudo, incisivo e ofensivo como estamos acostumados, só vimos nos 45 minutos finais do confronto quando as Crias deram mais volume e por pouco não conseguiram classificar o Verdão para sua 7ª final de Libertadores.

O clube precisa se reforçar urgentemente. Não dá para contar com milagres de Abel Ferreira e com adolescentes que sequer completaram a maioridade. Perguntado sobre o planejamento para 2024, o diretor de futebol, Anderson Barros, falou que o Palmeiras buscará manter e renovar com atletas da ‘espinha dorsal vencedora’ e está de olho em possíveis nomes, como Bruno Henrique, que está no fim de contrato com o Flamengo.

Agora é aquela velha máxima: recolher os ‘cacos’, entender o que não funcionou e projetar 2024. O Natal nem chegou e o Palmeiras já está no réveillon. Feliz ano novo…

O post Opinião: ‘Feliz ano novo, Palmeiras!’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-feliz-ano-novo-palmeiras/feed/ 0 Opinião: 'Feliz ano novo, Palmeiras!' Agora é aquela velha máxima: recolher os 'cacos', entender o que não funcionou e projetar a temporada de 2024 Abel Ferreira,Alviverde,Anderson Barros Palmeiras,colunas,Libertadores,Nosso Palestra,Opinião,Palmeiras,Palmeiras planejamento,projeção 2024,Verdão,palmeiras Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil Palmeiras hoje: Verdão empata Choque-Rei no Morumbis
Guilherme Paladino: O que vier é lucro para o Palmeiras em 2021 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-opiniao-o-que-vier-lucro-palmeiras-2021/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-opiniao-o-que-vier-lucro-palmeiras-2021/#respond Mon, 23 Aug 2021 16:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=43478

A decisão de quem cabia decidir já foi tomada há meses e não há nada que possamos fazer

O post Guilherme Paladino: O que vier é lucro para o Palmeiras em 2021 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Leia a coluna de opinião de Guilherme Paladino para o NP: O que vier é lucro para o Palmeiras em 2021

A dolorida derrota por 2 a 0 para o Cuiabá na 17ª rodada do Brasileirão, em pleno Allianz Parque, veio cinco dias após uma das vitórias mais épicas da história do Palmeiras na Libertadores: um 3 a 0 contra o rival São Paulo pela volta das quartas de final. Essa reviravolta de emoções em cinco dias, que só o futebol sabe proporcionar muito bem, serviu para fazer o palmeirense racional lembrar do verdadeiro objetivo para a temporada de 2021: um grande ‘o que vier é lucro’.

Conquistar títulos não é tarefa fácil e não há qualquer garantia de que um clube vá obter êxito em todas as temporadas possíveis. Em 2020, o Alviverde conseguiu um feito histórico: conquistou três dos quatro grandes títulos possíveis em uma mesma temporada, algo raríssimo no futebol brasileiro. Dado este cenário, duas reações possíveis poderiam surgir no clube para o ano subsequente, que seria eleitoral, ou seja, marcado pela transição política: a ambição aumentaria e os gestores fariam de tudo para ver as glórias se repetindo, ou ‘a barriga já estaria cheia’ e só ligariam o piloto automático até que o mandato terminasse.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Deixando a situação ainda mais espinhosa, a pandemia continuou avançando em 2021 e a economia passou longe de voltar ao normal, inclusive no esporte. Para reforçar o elenco neste contexto, seria necessária muita vontade e, principalmente, habilidade no mercado para encontrar soluções boas (achar jogadores livres, se livrar de jogadores caros para abrir espaço na folha de pagamento ou buscar soluções criativas com outros clubes). Vendo tudo isso, a gestão palmeirense optou pela inércia; em outras palavras, por abdicar de fazer questão de competir. Ela somente confiou no elenco que já tinha dado excelentes resultados na temporada passada, mesmo com o treinador pedindo reforços.

Se esta estratégia dará certo, só o tempo dirá. O clube perdeu a Recopa, Supercopa, Campeonato Paulista e foi eliminado da Copa do Brasil logo na primeira fase em que entrou, mas, em compensação, está em segundo lugar no Brasileirão e na semifinal da Libertadores. Entretanto, independentemente do resultado final, vale lembrar à torcida que o que vier é lucro. Isso porque o Palmeiras não se planejou para uma temporada de sucessos: entre tomar decisões importantes de reformulação de elenco ou manter tudo como estava, a opção foi por manter tudo como estava. “Presidente, o senhor vai renovar com o Felipe Melo e Jailson?” A resposta: “Não sei, quem sabe é a próxima gestão.” “Mas, presidente, o senhor vai manter Anderson Barros no comando do departamento de futebol?” A resposta: “Não sei, quem sabe é a próxima gestão.”

Em relação aos jogadores caros e pouco utilizados do elenco, nada foi feito, embora os salários deles estejam impedindo o clube de contratar bons (e, também, caros) jogadores. Em relação às lacunas do plantel, novamente, nada foi feito, mesmo com Abel Ferreira implorando por um centroavante desde o início do ano. Então, racionalmente, não dá para esperar que algum título venha, porque nada foi feito para isso. As contratações da temporada somente surgiram para repor eventuais perdas, como a saída de Matías Viña ou a provável venda de alguma das Crias da Academia que atua como volante. Nenhuma surgiu com o intuito de elevar a qualidade do elenco para competir.

Jorge e Joaquín Piquerez foram as últimas contratações do Palmeiras; ambos repõem Matías Viña (Foto: Cesar Greco)

E, enquanto isso, os rivais diretos estão criando uma distância considerável no nível técnico do plantel. O Flamengo, que já era absurdamente forte com Gabigol, Pedro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e companhia, está contratando Andreas Pereira e Kenedy. O Atlético-MG está se tornando uma superpotência com Hulk, Diego Costa, Nacho Fernández, Zaracho, Savarino, Guilherme Arana e etc.

E, apesar de parecer, não há qualquer tipo de juízo de valor neste texto. Somente foram expostos fatos: o Palmeiras não contratou para elevar a qualidade de seu plantel, enquanto outros o fizeram. Há boas justificativas dos dois lados: o Alviverde conquistou títulos históricos na temporada passada e, agora, pensa em uma maior segurança financeira, dado o contexto delicadíssimo da economia global. Seus rivais, por outro lado, enxergam a situação de outra forma e viram neste momento de dificuldade uma oportunidade para abrir distância em relação ao restante dos adversários.

Por tudo isso, torcida alviverde, o que vier é lucro. Se não der certo, pelo menos a memória das conquistas ainda está bem fresca (e foi reforçada com a maravilhosa partida contra o São Paulo da última terça-feira) e, querendo ou não, o time terá um equilíbrio econômico interessante para o próximo ano; se der certo, mesmo com essa concorrência forte, será ainda mais maravilhoso. Desfrutemos mais e estressemo-nos menos, a decisão de quem cabia decidir já foi tomada há meses e não há nada que possamos fazer.

LEIA MAIS:

O post Guilherme Paladino: O que vier é lucro para o Palmeiras em 2021 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-opiniao-o-que-vier-lucro-palmeiras-2021/feed/ 0 E79ij50XMAgEA71 Jorge e Piquerez foram contratados para a vaga de Matías Viña (Foto: Cesar Greco)