Arquivos SP-08 - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/sp-08/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Mon, 23 Dec 2019 23:11:12 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Os melhores presentes de Natal https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-melhores-presentes-de-natal/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-melhores-presentes-de-natal/#respond Mon, 23 Dec 2019 23:11:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/12/23/os-melhores-presentes-de-natal/

Gol do Ananias. Sport 1 x 0 Palmeiras no Dia da Bandeira do Brasil em 2014. Aquela no peito do Verdão na final da Copa Rio. Bandeira carregada pelo Palestra que morreu líder para o Palmeiras nascer campeão em 1942. Brasil que foi o Palmeiras na inauguração do Mineirão em 1965. Brasil cujo maior campeão […]

O post Os melhores presentes de Natal apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Gol do Ananias. Sport 1 x 0 Palmeiras no Dia da Bandeira do Brasil em 2014. Aquela no peito do Verdão na final da Copa Rio. Bandeira carregada pelo Palestra que morreu líder para o Palmeiras nascer campeão em 1942. Brasil que foi o Palmeiras na inauguração do Mineirão em 1965. Brasil cujo maior campeão é o Verdão.

Gol do Sport. Gol do Ananias. Sete anos depois de o Sport ter vencido o Palmeiras pelo BR-07. O último jogo do pai do nosso Guilherme Cimatti no velho Palestra. Um mês depois ele partiu.

Gol do Sport. Gol do Ananias. Dois anos antes dele e mais 70 partirem no voo da Chapecoense que ainda leva tanta gente junto.

Amanhã é véspera de Natal. Dia de terminar a listinha do Papai Noel. Quando os maiores presentes seriam os ausentes com a gente. O Ananias. Os outros 70 de Medellín. O pai do Cimatti. Meu pai. A irmã da minha mulher. Quem você quiser escalar.

O último passeio do meu pai com os netos foi na véspera do Dia dos Pais de 2012, nas obras da arena que ainda não era Allianz Parque. Mas sempre foi o nosso lar.

Eu queria que ele tivesse visto ao meu lado o meu primeiro documentário que estreou no primeiro evento oficial do estádio. Queria que ele estivesse na arquibancada com minha família quando fui o mestre de cerimônia na inauguração do Allianz Parque. Quando depois o Ananias…

Eu queria tanto. Como eu queria ver com ele a final do SP-76 que não conseguimos ir. Na da Libertadores que ele não pôde ir. Na do SP-08 que ele não quis ir – mas meu mais velho estava. Como meus dois estiveram na Copa do Brasil-15. Como a minha mãe, a minha mulher, meu caçula e nossa filhota foram ver o abraço de Jailson e Prass contra a Chape em 2016.

Como tudo isso e os gols do XV de Jaú em 1985 debaixo de chuva. Os gols que não saíram contra o Braga em 1990. Os pênaltis do Boca, do Barcelona, do Corinthians e do São Paulo. Tudo aquilo que não deu certo em casa. Mas por ser lá sempre acaba dando certo. Até quando acaba.

Natal é para celebrar a família. Nada pra mim a celebra mais do que o Palmeiras.

Natal é pro pai do Cimatti e o meu pai seguirem sempre presentes onde a gente mais lembra deles. Porque nada me conecta mais com ele do que o Palmeiras.

Não tem manchete de jornal, análise de futebol, título justo ou derrota digna que vença esse amor incondicional de pai pra filho. De Palestra pra Palmeiras

O post Os melhores presentes de Natal apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-melhores-presentes-de-natal/feed/ 0
É Choque-Rei. É PaulistÃO! É Palmeiras! Tem que respeitar! https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/#respond Fri, 29 Mar 2019 21:29:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/29/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/

O São Paulo começou a se perder como desde então não mais se achou desde que juvenalizou o “Soberano” e foi juvenil por questões políticas e pessoais ao menosprezar o Paulista que sempre será mais Ão e jamais Inha. O Palmeiras pode até não ganhar o SP-19. Mas que não se perca na arrogância por […]

O post É Choque-Rei. É PaulistÃO! É Palmeiras! Tem que respeitar! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O São Paulo começou a se perder como desde então não mais se achou desde que juvenalizou o “Soberano” e foi juvenil por questões políticas e pessoais ao menosprezar o Paulista que sempre será mais Ão e jamais Inha.
O Palmeiras pode até não ganhar o SP-19. Mas que não se perca na arrogância por si só já derrotada. E mantenha os pés no chão e a cabeça no lugar quanto ao apito. Corações ao alto e fé nos pés.
Sem contar pontos corridos e quadrangulares decisivos (quando a vantagem é bem verde no Choque-Rei), ela é toda tricolor no mata-mata ou no jogo único decisivo. Depois do primeiro confronto no Laudo Natel de 1972, quando deu Palmeiras nos pênaltis no torneio que tinha o nome do governador da ditadura (e ex-presidente tricolor), só foi dar Verdão no jogo único do Ramón de Carranza de 1993, e nos mata-matas do BR-00 e SP-08. Só neste último o Palmeiras de Luxemburgo era favorito. Ou tinha mais gás que o rival que teve uma mãozinha extra de Adriano no Morumbi, na ida.
O brilhante pesquisador Alexandre Giesbrecht fez as contas. Nos outros confrontos diretos, só São Paulo: semifinal do SP-77 (chorei demais naquele sábado derrotado quando éramos favoritos); semifinal do SP-78 (outro favorito derrubado e mais um choro pelo gol maluco como Chulapa); a lógica na semifinal do SP-87 e na final de 1992 (a única entre eles); a raiva de 1994 na Libertadores quando poderíamos ter goleado na ida não fosse Zetti, e perdemos a volta por não termos tido presidente pra evitar a excursão pela Ásia antes.
Rio-São Paulo de 1998 éramos favoritos e perdemos. No SP-98 deu a lógica e saímos. Na Copa do Brasil de 2000 tínhamos acabado de perder a Libertadores. Normal. Anormal foi em 2002 ser eliminado pelos cartões amarelos mesmo com melhor campanha no Rio-São Paulo… A derrota no Supercampeonato Paulista-02 foi no embalo.
Na Libertadores-05 não tinha o que fazer. Na de 2006 dava para endurecer não fosse a arbitragem.
Em nenhum desses confrontos o Palmeiras (que não perde Choque-Rei desde 2009 pelo Paulista, encerrou em 2018 tabu sem vitórias no Morumbi desde 2002, e desde 2015 ganhou os sete clássicos no Allianz Parque, no placar agregado de 21 x 4) não chegava com tamanho favoritismo.
Por melhor que o São Paulo tenha se mostrado mudado e mais consistente com a garotada contra o Ituano, o Palmeiras também foi bem contra o Novorizontino. E irá melhor se esquecer o árbitro. E lembrar que Paulistão merece o mesmo respeito que qualquer rival. Ainda mais este com o retrospecto que tem contra a gente de verde.

O post É Choque-Rei. É PaulistÃO! É Palmeiras! Tem que respeitar! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/feed/ 0
O âmago, Valdivia https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-amago-valdivia/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-amago-valdivia/#respond Thu, 20 Sep 2018 17:59:11 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/09/20/o-amago-valdivia/

Hoje pode ter Lei do Ex com Barrios, de grande prestação na Copa do Brasil-15. E só. Mas eu fico olhando para o vácuo e os chutes nele, coloco a mão na boca pra recriminar os rivais que reclamam, ou imito que estou chorando contra o chororô alheio. .. E ainda não sei se o […]

O post O âmago, Valdivia apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Hoje pode ter Lei do Ex com Barrios, de grande prestação na Copa do Brasil-15. E só. Mas eu fico olhando para o vácuo e os chutes nele, coloco a mão na boca pra recriminar os rivais que reclamam, ou imito que estou chorando contra o chororô alheio. .. E ainda não sei se o Mago é nosso ídolo.
Quem deve mesmo saber quem é ou não é ídolo é o torcedor. Idolatria é pessoal e subjetiva. Mas, no futebol, tem um quê de coletiva. Nem todo ídolo é craque. Nem todo craque é ídolo.

E tem o Valdivia. “Ídolo e craque” em período de vacas magras e porcos esquálidos. Essencial no SP-08 e na Copa do Brasil-12. Fundamental na manutenção na série A em 2014. Ainda assim um cara que amamos odiar e odiamos amar por tudo que nem sempre jogou, pôde jogar, ou parecia não estar nem aqui e muito menos lá na recuperação que mereceu bombar.
Na história do clube não conheço caso igual. Em outros clubes, também não.
De 2010 a 2015 ele só esteve disponível (não necessariamente disposto) em 44% dos jogos. Ausências por lesões infelizes e cartões ainda mais tristes. “Chinelo chileno” era maldade. Tanto quanto dizer que o jogo de despedida dele foi o da reestreia. Ele não merece. O Palmeiras, também não.
Muitas vezes foi um cara que quis jogo, mas o corpo não ajudou. Como, algumas vezes, ele não ajudou o corpo. E muito menos a alma.
O “âmago”, caro mago caríssimo.
Eu já desconfiei, amei, odiei, admirei o que fez, o que virou. Quis sua presença, desejei sua ausência, sonhei com a volta, tive pesadelo com meu pensamento. Queria ver suas partidas eternas, queria ver a sua partida definitiva do clube. Já quis ver Valdivia com a 10 nas costas, já quis ver Valdivia pelas costas, já dei de ombros, de costas.

Boa parte da torcida ainda está com ele, ainda que algumas vezes ele pareça não estar nem aí com a gente.
Valdivia é um cara diferente que não tem como ser indiferente. Ele cria e se cria. Cricri. Mas se for para tê-lo em campo, pode até não ser do nosso lado. Mas que não seja do outro.

O post O âmago, Valdivia apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-amago-valdivia/feed/ 0