Arquivos tag-12 de junho de 1993 - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-12-de-junho-de-1993/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Fri, 02 Jun 2023 17:33:43 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 César Sampaio recorda título do Palmeiras e fala de Evair: ‘Quem estiver com medo nem sobe’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cesar-sampaio-recorda-titulo-do-palmeiras-e-fala-de-evair-quem-estiver-com-medo-nem-sobe/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cesar-sampaio-recorda-titulo-do-palmeiras-e-fala-de-evair-quem-estiver-com-medo-nem-sobe/#respond Fri, 02 Jun 2023 15:50:37 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=122240

Capitão da conquista de 1993, volante relembrou recado do atacante para o grupo antes da partida decisiva contra Corinthians. Conquista completa 30 anos no próximo dia 12

O post César Sampaio recorda título do Palmeiras e fala de Evair: ‘Quem estiver com medo nem sobe’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Em entrevista para o Programa Resenha ESPN, que vai ao ar nesta sexta-feira (2), às 22h (de Brasília), o capitão do título de 1993, César Sampaio, relembrou os momentos marcantes do “Dia da Paixão Palmeirense”. Verdão goleou o Corinthians por 4 a 0 na final, saiu da fila de quase 17 anos e conquistou a taça do estadual no Estádio do Morumbi.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA:
Conheça o novo estúdio do Palmeiras Cast

Na oportunidade, o Palmeiras se sagrou campeão com 26 vitórias em 38 jogos, além de seis empates e seis derrotas. Com 72 gols marcados, o Esquadrão Imortal também garantiu o melhor ataque da competição.

Capitão e camisa 8, César Sampaio comentou como foi a concentração da equipe para a a decisão e relembrou uma fala marcante do artilheiro Evair.

– Na subida da escada para o campo, o Evair era todo contido. E ele disse: ‘Quando eu descer aqui, eu vou descer com a faixa. Quem não acreditar nem sobe. Quem estiver com medo nem sobe. Não me atrapalha – contou César Sampaio

Sampaio também contou um atrito envolvendo ele e Paulo Sérgio, jogador do Corinthians. Apesar de serem amigos, o duelo cercado de rivalidade não permitiu uma relação amistosa dentro de campo.

– Eu e o Paulo Sérgio, a gente congregava juntos na mesma igreja. E eu dei uma chegada, uma voadora nele. Ele falou: ‘O que é isso, irmão?’ (risos) – completou.

O programa ainda contará com a participação de Zinho e Sérgio, outros dois titulares na campanha de um dos títulos mais importantes da história do Palmeiras. O Resenha ESPN vai ao ar na sexta-feira (2) às 22h (de Brasília) nos canais Disney e na plataforma de streaming Star+.

O post César Sampaio recorda título do Palmeiras e fala de Evair: ‘Quem estiver com medo nem sobe’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cesar-sampaio-recorda-titulo-do-palmeiras-e-fala-de-evair-quem-estiver-com-medo-nem-sobe/feed/ 0 César Sampaio recorda título do Palmeiras e fala de Evair Capitão da conquista de 1993, volante relembrou recado do atacante para o grupo antes da partida decisiva contra Corinthians 1993,Alviverde,César Sampaio,dia da paixão palmeirense,Nosso Palestra,Palmeiras,tag-12 de junho de 1993,palmeiras Palmeiras hoje: Concorrência por atacante uruguaio e apoio ao Rio Grande do Sul Palmeiras hoje: Torcedor do Verdão, Vintage Culture pede Allianz Parque para show beneficente Top 10: Veja ranking de jogadores que mais atuaram pelo Palmeiras no século Palmeiras hoje: Verdão bate Cuiabá e encerra jejum de vitórias no Brasileirão Atuações NP: Cuiabá x Palmeiras – confira notas dos jogadores
12 de junho: o dia de abraçar à distância de tão perto https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/12-de-junho-o-dia-de-abracar-a-distancia-de-tao-perto/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/12-de-junho-o-dia-de-abracar-a-distancia-de-tao-perto/#respond Fri, 12 Jun 2020 10:36:40 +0000 https://nossopalestra.com.br/2020/06/12/12-de-junho-o-dia-de-abracar-a-distancia-de-tao-perto/

Quando Evair saiu pra esse abraço que há 16 anos não nos dávamos, ele abraçou todos nós. Mesmo que à distância de tão perto depois de tudo tão longe. Hoje, 27 anos depois, não podemos abraçar o Evair como precisamos. Como queremos abraçar tantos que a distância nos proíbe. RelacionadasOpinião: ‘Querida Copa, estava com saudades’Finalmente […]

O post 12 de junho: o dia de abraçar à distância de tão perto apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Quando Evair saiu pra esse abraço que há 16 anos não nos dávamos, ele abraçou todos nós. Mesmo que à distância de tão perto depois de tudo tão longe.

Hoje, 27 anos depois, não podemos abraçar o Evair como precisamos. Como queremos abraçar tantos que a distância nos proíbe.

Parecia o fim do mundo até então.
Tem sido o fim de vidas há meses.

Não se compara o que estou comparando.

Mas o amor incondicional é igual.
A superação pode inspirar.
A paixão desse Dia 12 e da nossa Academia de 1993 acaba com a desesperança destes e daqueles dias.

Não podemos sair para o abraço com tantos que amamos.

Mas podemos como fazemos há 27 anos dar um gigantesco abraço virtual e à distância no Matador que nos deu a vida e a toda a nossa vida que é o Palmeiras.

Vamos abraçar quem podemos como se fosse o que é hoje.

Vamos abraçar quem não podemos hoje à distância como Evair nos trouxe de volta a ser o que somos.

Não apenas campeões. Apenas Palmeiras.

O post 12 de junho: o dia de abraçar à distância de tão perto apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/12-de-junho-o-dia-de-abracar-a-distancia-de-tao-perto/feed/ 0
Fim do jejum: Band vai reprisar final de 1993 entre Palmeiras e Corinthians https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/final-de-1993-entre-palmeiras-e-corinthians/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/final-de-1993-entre-palmeiras-e-corinthians/#respond Mon, 06 Apr 2020 18:15:56 +0000 https://nossopalestra.com.br/2020/04/06/final-de-1993-entre-palmeiras-e-corinthians/

(Foto: Divulgação/Palmeiras) Em tempos de quarentena, as emissoras de TV estão reexibindo jogos históricos. Desta forma, a Rede Bandeirantes decidiu reprisar alguns duelos importantes na história do futebol. RelacionadasPalmeiras repete período do Palestra Italia e conquista tricampeonato consecutivoTite reencontra Palmeiras no Allianz Parque oito anos após último jogoPalmeiras busca repetir tricampeonato estadual após 90 anos […]

O post Fim do jejum: Band vai reprisar final de 1993 entre Palmeiras e Corinthians apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Divulgação/Palmeiras)

Em tempos de quarentena, as emissoras de TV estão reexibindo jogos históricos. Desta forma, a Rede Bandeirantes decidiu reprisar alguns duelos importantes na história do futebol.

Com o título de "Você Torceu na Band", a emissora marcará a estreia do programa com a transmissão de um Dérbi paulista.

É o jogo entre Palmeiras e Corinthians, que decidiu o Campeonato Paulista de 1993 em 12 de junho e marcou o fim do jejum de títulos do Verdão com a vitória por 4 a 0, na prorrogação. A apresentação irá ao ar das 14h às 16h.

O clássico será transmitido com narração de Ulisses Costa, e comentários de Neto e Edílson, que, inclusive, estavam em campo pelas equipes naquele 12 de junho de 1993.

O post Fim do jejum: Band vai reprisar final de 1993 entre Palmeiras e Corinthians apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/final-de-1993-entre-palmeiras-e-corinthians/feed/ 0
O primeiro grito de Palmeiras no Allianz Parque: 27/9/2014 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-primeiro-grito-de-palmeiras-no-allianz-parque-2791994/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-primeiro-grito-de-palmeiras-no-allianz-parque-2791994/#respond Thu, 28 Sep 2017 15:43:32 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/09/28/o-primeiro-grito-de-palmeiras-no-allianz-parque-2791994/

https://www.youtube.com/watch?v=biTLDisRgp4 RelacionadasMontagem de show impede Palmeiras de atuar no Allianz Parque contra Athletico-PRPalmeiras tem Allianz Parque como trunfo para buscar título do Paulistão contra SantosWeverton comenta empate entre Palmeiras e Flamengo: ‘Jogo de detalhe’https://www.youtube.com/watch?v=t51-mbxpDK8 Ha 115 anos foi construído o Parque Antarctica. Então o maior de São Paulo. Com uma área para a prática do […]

O post O primeiro grito de Palmeiras no Allianz Parque: 27/9/2014 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

https://www.youtube.com/watch?v=biTLDisRgp4

https://www.youtube.com/watch?v=t51-mbxpDK8

Ha 115 anos foi construído o Parque Antarctica. Então o maior de São Paulo. Com uma área para a prática do esporte que começava a ganhar os campos de Piratininga: o futebol.

Há 97 anos, com o dinheiro do clube e de parceiros, o Palestra Italia comprou a área, na chamada “loucura do século”.

Há 84 anos, o clube inaugurou o Stadium Palestra Italia, com recursos de torcedores e parceiros.

Há 75 anos, o Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão. Dois nomes, a mesma paixão, os mesmos ideais. Mais uma parceira eterna.

Há 53 anos, o clube ergueu o Jardim Suspenso pra elevar o nível do gramado à altura das duas Academias de futebol que nasciam.

Há 43 anos, meu pai me trouxe pela primeira vez ao Palestra.

Há cinco anos, na véspera do dia dos pais, seu Joelmir veio com os netos pela última vez à nossa casa. Foi o último passeio dele com os meus Luca e Gabriel antes de ele ficar doente.

Desde a noite de sábado de 27 de setembro de 2014, os nossos filhos, netos, bisnetos e tataranetos terão orgulho e inveja de nós termos pela primeira vez passado pelas catracas do Allianz Parque.

Daqui a 100 anos, eles dirão que nós estávamos presentes na inauguração da nossa novíssima casa.

Quando estivermos celebrando os 200 anos do Palmeiras. E o bicampeonato do campeão do século.

E por que não?

Começamos a ganhar o século XX a partir do primeiro título estadual, em 1920. Não por acaso no ano da compra do Parque da Antarctica.

Difícil era comprar e refazer um estádio, ganhar tudo que vencemos, e refazer uma arena.

Fizemos.

Refizemos.

Com o time unido. Com a torcida que canta e vibra por um alviverde inteiro. Com parcerias. Com Palmeiras. Com a Sociedade. Esportiva. Com todos juntos no lar onde tantas vezes nos desentendemos como palmeirense. Onde tantas vezes nos entendemos como gente.

Aqui é Palestra. Aqui é Palmeiras. Aqui começa o Allianz Parque. Um espetáculo à parte.

Nesta noite de 27 de setembro, com todos nós fazendo parte do show. Palmeiras que é coisa de cinema. Hoje é oficial. Uma história de amor no Dia dos Namorados que parece ficção. Mas é tudo verdade. É tudo Palmeiras!

“12 de Junho de 1993 – O Dia da Paixão Palmeirense.”

Vai começar o filme de nossas vidas.

A nossa vida é você, Palmeiras.

A nossa casa é o Allianz Parque.

(E foi mais ou menos isso que falei como apresentador na inauguração do novo estádio, naquela noite de sábado, já adaptando as datas, três anos depois).

Os 51 anos como palmeirense me levaram a ser jornalista esportivo há 27.

Jamais imaginei que poderia escrever 16 livros. Nove deles do Palmeiras. Um deles, o oficial do centenário.

Jamais sonhei fazer documentários.

Muito menos um longa para cinema.

Ainda menos um filme oficial do clube para o 12 de junho de 1993. E ainda o do centenário, lançado em 2016.

E o que dizer de apresentar a festa de inauguração do estádio?

E o que falar de, nesse evento, a atração principal ser o meu filme e o de Jaime Queiroz, montado por Abner Palma, produzido por Kim Teixeira e todo o timaço da Canal Azul, do meu amigo de infância Ricardo Aidar?

Meu pai tinha uma frase no vestiário do Palestra.

Falava de que como era impossível descrever para quem é Palmeiras. Como não dá para falar para quem não é.

Não consigo explicar para meus Luca e Gabriel o que foi puxar o primeiro grito de “Palmeiras” para os 3 mil presentes no primeiro evento na arquibancada que não existia à frente das piscinas.

Não consigo dizer para a minha Silvana o que foi olhar para aquela tribuna cheia e sentir o primeiro grito do estádio puxado por mim.

Não consigo falar para a minha mãe, meu irmão, cunhada e filhos o que foi chamar para o palco Evair. Levantando os braços e gritando e, o, e, o, Evair é um terror. Autor também do primeiro gol “celebrado” no novo estádio. Quando ele soltou o pé no pênalti de 12 de junho, e José Silvério soltou a voz na nova arquibancada, o Allianz Parque veio acima.

Evair foi o primeiro nome próprio entoado no nosso novo naming right: Allianz Parque.

Aliança que cantou o hino ao final da festa. Com o Calabar e a filha do mesmo 3 de setembro que um dia foi de Kita e Tato, em 2008. Pra sempre será de Luca e Luna. Com o Erich e a Ra. Com o Cecchini e a Carol. Com o Braga. Com o Paulo Sapo. Com tantos amigos de credo e de verde que estiveram em tantos jogos do Palestra. Agora estarão para sempre na partida do Allianz Parque.

Quando o amigo Marcelo pegou o microfone no final da exibição do filme e puxou o hino do maestro Totó. Cantado pela que vibra e que tinha se emocionado com o nosso filme. Com a superação da fila. Com o encanto da Via Láctea de Parmalat. Com o gol do Zinho. O pênalti do Evair celebrado como se fosse um eterno 12 de junho. Uma eterna Arrancada Heróica de 20 de setembro. Um 27 de setembro de 2014 agora inesquecível.

Jamais poderia sonhar com tudo isso. E imaginar quantas novas histórias teremos a celebrar na nossa casa. A contar para os nossos como se fosse ficção.

Mas é tudo realidade.

É tudo Palmeiras.

Mal dormi de alegria no sábado.

Mal dormi também no domingo.

Tive pesadelos nos dias e semanas seguintes do primeiro evento, com aquele que foi o pior time que vi do Palmeiras. Quase rebaixado no segundo jogo no estádio, em 2014.

Mas foi só um pesadelo depois de um dia de magia e alegria.

Escrevi, então, no blog que eu tinha no LANCE:

“Já sofremos tanto e demos a volta por cima. Vamos virar esse jogo.

Não sei como. Nem com quem.

Mas sei que se podemos erguer e reerguer nossa casa, com tantos problemas que criamos ou não resolvemos, se enfim vamos voltar para o lugar que é nosso, e só nosso, com nosso dinheiro e de parceiros nossos, por que não conseguiremos ao menos ficar entre os nossos, no lugar que é nosso como maior campeão nacional?

O nosso lugar é o velho Palestra. O nosso lugar é ser um time sempre de primeira.

Mãos e pés à obra.”

Em 2015, Copa do Brasil.

Em 2016, Brasileiro.

Em 2017, trabalhando.

E sempre sonhando

O post O primeiro grito de Palmeiras no Allianz Parque: 27/9/2014 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-primeiro-grito-de-palmeiras-no-allianz-parque-2791994/feed/ 0