CAMBISMO

Palmeiras: Polícia deflagra operação contra cambismo digital após pedido de Leila Pereira

Ação da Polícia Civil de São Paulo cumpriu 15 mandados de busca e apreensão; investigação apura uso de robôs para compra em massa e revenda ilegal de ingressos do Verdão

A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou, nesta terça-feira (13), uma operação de combate ao cambismo digital envolvendo a venda ilegal de ingressos para partidas do Palmeiras como mandante. A investigação teve início após um pedido de instauração de inquérito policial feito pela presidente do clube, Leila Pereira.

A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), vinculada ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), com colaboração do departamento de Auditoria Interna do Verdão.

Investigação identificou uso de robôs na compra de ingressos

No início deste ano, uma apuração interna do Palmeiras identificou a atuação de um grupo suspeito de utilizar ferramentas tecnológicas, incluindo robôs automatizados (bots), para adquirir ingressos em grande quantidade.

A prática dificultava o acesso dos torcedores às entradas disponibilizadas pelo canal oficial de vendas do clube, o ingressospalmeiras.com.br.

A partir das informações levantadas pelo clube, foi instaurado um inquérito policial para investigar o esquema e identificar os responsáveis pela comercialização irregular dos ingressos.

Ingressos eram revendidos por valores superiores

A investigação da Polícia Civil, conduzida pelo delegado Cesar Saad com a colaboração do Palmeiras, apontou indícios de utilização indevida de cadastros de torcedores.

Segundo a apuração, os ingressos adquiridos por meio do esquema eram posteriormente revendidos em canais não oficiais, com cobrança de valores superiores aos originalmente praticados.

A investigação busca esclarecer como os envolvidos utilizavam os dados dos torcedores para viabilizar a compra em massa e a posterior revenda das entradas.

Operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão

Na manhã desta terça-feira, foram cumpridos 15 mandados judiciais de busca e apreensão na capital paulista, em municípios do interior e na Região Metropolitana de São Paulo.

Durante a operação, os agentes localizaram e apreenderam materiais considerados relevantes para o andamento das investigações, entre eles:

  • Aparelhos celulares;
  • Notebooks;
  • Documentos com anotações;
  • Cadastros de torcedores relacionados ao sistema de reconhecimento facial.

O material recolhido será submetido à análise para auxiliar na identificação dos suspeitos e no esclarecimento da dinâmica do esquema.

Arma com numeração suprimida foi encontrada

Durante as buscas, os policiais também encontraram, na residência de um dos investigados, uma arma de fogo calibre .22 com numeração suprimida.

No local, foram apreendidas ainda munições de diferentes calibres, incluindo 9 mm e de fuzil.

A descoberta levou à adoção das providências de polícia judiciária para a lavratura de auto de prisão em flagrante.

Investigações continuam

A Polícia Civil dará continuidade à análise dos materiais apreendidos para identificar todos os envolvidos, dimensionar a extensão do esquema criminoso e apurar as responsabilidades individuais.

O trabalho conta com a colaboração do Palmeiras, que identificou os indícios iniciais de irregularidades por meio de sua Auditoria Interna e solicitou a abertura da investigação policial.