Análise: Endrick é responsável por ‘fórmula do sucesso’ no Palmeiras

Abel Ferreira aposta em formação que conta com camisa 9 como peça fundamental em busca de título brasileiro

O Palmeiras venceu o Athletico por 1 a 0 na Arena Barueri, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol que fez o Verdão alcançar o Botafogo na liderança do torneio, com 59 pontos, foi marcado por Endrick, que “puxa” responsabilidade de “fórmula do sucesso” da equipe na reta final.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Apesar de não poder contar com Murilo e Gustavo Gómez, suspensos, Abel Ferreira manteve o esquema com três zagueiros com Luan, Naves e Marcos Rocha. Essa formação abre espaço para que os meio-campistas possuam liberdade atrás da primeira linha de marcação dos adversários.

Ríos e Veiga giram em cima dos marcadores e encontram mais espaços para que Endrick e Breno Lopes se movimentem para a recepção no ataque. Rocha entrou bem na cobertura de Mayke, que avançava com Piquerez pelas beiradas do campo. O camisa 2 anulou Canobbio e teve destaque por vencer praticamente todos os duelos que disputou no setor — que foi seguro durante todo o jogo.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol de Endrick em vitória do Palmeiras sobre o Athletico

A formação que Abel vem utilizando faz com que o Palmeiras assista todo o jogo de frente, afastando a marcação e encontrando margens para bolas em profundidade. Endrick, inclusive, tem a velocidade explorada, distraindo os adversários com arrancadas e criando chances claras com talento individual.

O camisa 9 tem uma responsabilidade enorme para que o time obtenha sucesso jogando com esse esquema, já que praticamente todo o jogo passa pelos seus pés. São 12 partidas atuando como titular e oito gols marcados no Brasileirão até aqui, empatado com Veiga na artilharia ainda que com menos minutos.

Além dos planos do professor português, a “fórmula ideal” das cinco vitórias consecutivas possui parte especial com o nome do garoto, que sabe se posicionar em campo, que tem recurso, que assumiu a titularidade com méritos para tal e que acumula vitórias em duelos, passes certos e faltas sofridas – que desconcertam marcadores.

Palmeiras ainda possui seis jogos para buscar o título brasileiro, mas fato é que, com Endrick, os caminhos podem ficar mais fáceis de serem encontrados.