O lugar de Gabriel Menino é no meio-campo

Apesar da boa atuação como lateral no segundo tempo do último jogo, ele deve jogar centralizado

No segundo tempo da partida contra o Red Bull Bragantino, Mayke foi substituído e Gabriel Menino foi deslocado para a lateral direita. Improvisado no lado do campo, o jovem volante teve boa atuação, fazendo um belo cruzamento para o gol de empate, marcado por Gabriel Verón. Após a partida, muitos torcedores nas redes sociais pediram a efetivação de Menino na lateral.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Apesar dos pedidos, é um desperdício limitar a influência do garoto ao flanco direito. Gabriel Menino se destacou como lateral-direito na última partida porque o Bragantino oferecia muita liberdade para ele empregar suas qualidades, como: capacidade de se associar com os companheiros, conduzir a bola, de atacar espaços e seu passe qualificado, seja ele curto, longo ou um cruzamento. No meio-campo, ele pode estar mais próximo de todas as jogadas e fazer tudo isso em uma área maior do jogo.

Para exemplificar, confira nos vídeos abaixo sua melhor atuação no ano, contra a Ponte Preta na semifinal do Paulistão, quando jogou centralizado:

Agora vamos comparar os números do camisa 25 neste jogo e na vitória por 1 a 0 contra o Guarani de Campinas, quando atuou 90 minutos pela direita.

Gabriel Menino x Ponte Preta. Dados: SofaScore
Gabriel Menino x Guarani. Dados: SofaScore

Foram dois bons jogos do garoto, que obteve estatísticas semelhantes em acertos de passes (91% e 93%) e em desarmes. Contudo, no meio de campo, foi melhor em interceptações, passes decisivos e dribles sofridos, além de chutar mais a gol e de participar do jogo em diversas eras do gramado.

Circunstancialmente, como domingo, Gabriel Menino pode jogar como lateral, posição na qual jogou bem nas oportunidades que teve. De qualquer forma, seu lugar é no meio-campo. Posição na qual chegou à Seleção Brasileira Sub-20 e conquistou tudo na base palestrina, ao lado de Patrick de Paula.

Jogada de Gabriel Menino, centralizado, pela seleção sub-20

LEIA MAIS:
+Boletim do NP: Herrera próximo, Borja de volta e Esteves fora
+Lucas Esteves sofre lesão na coxa e desfalca Palmeiras por até seis semanas
+Palmeiras solicita à CBF explicação do critério utilizado para marcação de pênaltis