Opinião: ‘Piquerez é ponto de equilíbrio do Palmeiras em 2023’

Lateral-esquerdo faz temporada com melhores estatísticas desde quando se profissionalizou, em 2017

O Palmeiras venceu o América-MG por 4 a 0 na última quarta-feira (29) e deu um grande passo para conquistar o Campeonato Brasileiro de 2023. O lateral-esquerdo Piquerez, um dos grandes destaques do Verdão na temporada, foi novamente um dos melhores em campo e colaborou com assistência para o terceiro gol palestrino, marcado por ‘Flaco’ López.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Flaco López comenta boas atuações e celebra ascensão do Palmeiras

Titular indiscutível da equipe de Abel Ferreira, o uruguaio viveu temporada de consolidação. Artilheiro e garçom, se tornou não somente peça-chave para o Verdão, mas também se firmou como titular da Seleção Uruguaia. Nesta edição de Campeonato Brasileiro, Joaco é, entre todos os laterais, quem mais obteve participação em gols, com oito, o líder em assistências, com cinco, e o segundo em gols, com três – atras apenas de Yago Pikachu, do Fortaleza, com seis.  

Ao todo, na temporada, são oito gols e sete assistências em 57 partidas disputadas – ano com mais jogos pelo Verdão. Aos 25 anos, o 2023 do lateral já é a mais participativa desde quando se tornou atleta profissional, em 2017. As15 participações em gols superam 2024, com quatro, e 2019, com três.

O ano mais artilheiro havia sido em 2019, quando defendeu as cores do River Plate, do Uruguai, com três bolas na rede. No Penãrol, também do Uruguai, viveu o ano mais garçom, com três passes para gol em 2021. No Verdão, fez, durante 2021 e 2022 quatro assistências e um gol, em 2022.

Desde a chegada ao Maior Campeão do Brasil, o uruguaio atuou em 125 partidas com nove gols. O lateral foi o autor de importantes gols em 2023. Apesar da eliminação na semifinal da CONMEBOL Libertadores, o uruguaio fez o gol do empate por 1 a 1 no tempo normal no Allianz Parque. Nas penalidades, a equipe alviverde acabou sendo eliminada.

Piquerez chegou ao Palmeiras em 2021 para substituir o compatriota Matías Viña. O atleta rapidamente ganhou a posição no 11 inicial de Abel Ferreira e, atualmente, é considerado titular indiscutível na lateral esquerda. O uruguaio soma seis títulos com a camisa do Verdão – Libertadores (2021), Paulistão (2022 e 2023), Recopa Sul-Americana (2022), Brasileirão (2022) e Supercopa do Brasil (2023).