27 anos depois, César Sampaio relembra gol antológico no Morumbi: ‘Maior jogo da carreira’

Eterno capitão do Palmeiras na década de 90, Sampaio fez fila e marcou um golaço diante do São Paulo, em 1993

A tarde de sábado daquele 4 de dezembro de 1993 nunca mais sairá da mente de César Sampaio. Bicampeão brasileiro e o capitão da única Libertadores conquistada pelo Palmeiras, o eterno camisa 5 do Verdão celebra o aniversário de 27 anos de um dos gols mais bonitos da história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Hoje auxiliar técnico de Tite na Seleção Brasileira, Sampaio relembra com muito carinho daquele Choque-Rei disputado no Morumbi:

– Foi um golaço mesmo. Hoje como auxiliar eu percebo que aquele foi um dos melhores jogos da minha carreira. Contra um São Paulo fortíssimo, a fila de títulos pesava. A rivalidade na época contra o São Paulo era maior que contra o Corinthians. Eu tive a percepção de antever a jogada, acabei interceptando o Leonardo quando ele tentou me dar um chapéu, e arranquei para dentro do gol – disse Sampaio.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no 
Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

 Sampaio que fez boa jogada individual e deu assistência para Edmundo abrir o marcador naquela tarde, celebrou o fato de ter contribuído para os dois gols daquela que é até hoje uma das maiores vitórias do Palmeiras no Choque-Rei:

– Geralmente o meio-campista, o jogador que tem mais funções defensivas, ele busca a melhor opção para finalizar. Geralmente ele é o arco, a flecha que faz o gol é o 7, o 9 ou o 11. E eu pude nesse dia ser o coadjuvante e o protagonista da partida – contou César Sampaio.

Um dos maiores ídolos do Palmeiras, Sampaio acredita que ajudou a mudar a visão que muitos brasileiros tem sobre os volantes:

– Hoje na Seleção eu vejo a importância dessa estruturação em uma ação ofensiva. Quem desarma, quem arma e quem finaliza. Muitas vezes não valorizamos quem desarma e arma, e só valorizamos quem faz o gol. No gol do Edmundo eu faço duas funções dentro dessa estrutura de construção para a finalização. Eu desarmo, tabelo, e faço o passe pro Edmundo. Com certeza foi um dos melhroes jogos da minha carreira – finalizou Sampaio.

Com a camisa do Palmeiras, somadas as duas passagens, (entre 1991 e 1994 e 1999 e 2000), César Sampaio fez 307 partidas e conquistou sete títulos. Já como dirigente, o ex-volante foi importante na campanha vitoriosa do Palmeiras na Copa do Brasil de 2012.

Relembre o épico gol de César Sampaio diante do São Paulo na voz de Luciano do Valle:

LEIA MAIS
Passeio no Allianz! Veja os melhores momentos de Palmeiras 5 a 0 Delfín-EQU
Abel Ferreira se encanta com Veron e afirma: ‘Não pode vendê-lo por menos que o Neymar’
Patrick de Paula deixa o campo chorando e aumenta lista de desfalques no meio-campo
Crias da Academia participam de 42% dos gols do Palmeiras em 2020