+9: Os recordes do animal, Zé Roberto

Zé Roberto chegou ao Palmeiras em janeiro de 2015. Após enfrentar um ano de 2014 conturbado e muito traumático, o Palmeiras precisava se reinventar. O elenco foi totalmente reformulado. Antes da estreia do campeonato Paulista diante do Audax, Zé Roberto pediu a palavra e fez um discurso que emocionou a todos. “O Palmeiras é grande”, repetia ele incessantemente.

Desde então, o clube mudou de patamar. O camisa 11 foi importantíssimo nas duas conquistas nacionais que estavam por vir e viu o seu sonho se tornar realidade: hoje o Allianz Parque pulsa aos gritos de “au-au-au, Zé Roberto é um animal” quando ele começa entre os 11.

Como homenagem a este exemplo de atleta, o Nosso Palestra reuniu nove recordes que o ‘garoto’ Zé Roberto bateu com a camisa do Palmeiras. Neste sábado, diante do Santos no Allianz Parque, o camisa 11 será titular mais uma vez, no auge dos seus 43 anos. Será difícil alguém bater os recordes do gigante José Roberto da Silva Júnior.

1 – Jogador mais velho a atuar profissionalmente pelo Palmeiras

No dia do seu discurso, ou seja, no primeiro jogo oficial de Zé Roberto com a camisa do Verdão, ele já bateu o primeiro recorde com a nossa camisa. Com 40 anos, Zé ultrapassou Gato Fernandez e se tornou o jogador mais velho a jogar pelo Palmeiras, diante do Audax na estréia do Campeonato Paulista 2015.

2 – Jogador mais velho do Palmeiras a fazer um gol no Campeonato Brasileiro

Zé Roberto teve uma grande importância na conquista do Eneacampeonato Brasileiro. Atuou diversas vezes como lateral e meio campo, e fez diversos gols importantes. Na partida contra o Santa Cruz, com 42 anos, fez um golaço por cobertura e entrou para a história do clube na competição nacional.

3 – Jogador mais velho do Palmeiras a fazer um gol contra o Corinthians

O Palmeiras derrotou o Corinthians por 2 a 0 em Itaquera, pelo 1° turno do Brasileiro de 2015. Rafael Marques abriu o placar, e Zé aumentou a vantagem dando números finais a partida. Com o gol, Zé ultrapassou Marcos Assunção que era o detentor do recorde.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uEwseV0FdM0]

4 – O Brasileiro mais velho a ter jogado a  Libertadores

Zé Roberto entrou em campo na Libertadores deste ano e ultrapassou o ex-goleiro Rogério Ceni. Agora o camisa 11 é o brasileiro mais velho a ter disputado a competição intercontinental.

5 – O jogador mais velho (independentemente da nacionalidade) a marcar um gol em Libertadores

Contra o Atlético Tucumán, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores 2017, Zé Roberto marcou o terceiro gol do Palmeiras em um lindo sem pulo e se tornou o jogador mais velho a marcar um gol pela ´La Copa.´

6 – Jogador mais velho a levantar uma taça da Copa do Brasil

O Palmeiras conquistou a Copa do Brasil em 2015 de maneira épica, ao derrotar o Santos nos pênaltis. Zé Roberto, naquela época capitão da equipe com 41 anos, levantou a taça e se tornou o jogador mais velho a realizar tal feito.

(Foto: César Greco/Ag. Palmeiras/ Divulgação)

7 – Jogador mais velho a salvar uma bola em cima da linha com o peito. 

Este foi um dos lances mais emblemáticos do ano de 2016 para o palmeirense. Duelo diante do Cruzeiro em Araraquara pelas últimas rodadas do Brasileirão, e Zé Roberto salvou um gol em cima da linha, com o peito, garantindo o importante empate para o líder Palmeiras naquela ocasião. Esse recorde vai ser praticamente impossível de ser quebrado.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3NSnoWEN7M0]

8 – Jogador mais velho a ganhar um prêmio de gol mais bonito do Brasileirão

Ano passado, Zé Roberto ganhou o prêmio da CBF de gol mais bonito do campeonato Brasileiro. O toque de cobertura sobre o Santa Cruz também é uma das imagens inesquecíveis da campanha do enea.

//platform.twitter.com/widgets.js

9 – Jogador com mais número de jogos em atividade no MUNDO

Zé Roberto possui 1.077 jogos oficiais em sua carreira. O jogador em atividade que chega mais perto desse número é o goleiro da Juventus da Itália, Gianliugi Buffon, que neste ano completou a sua partida número 1.000.

A hora do adeus está chegando, mas com certeza ele estará para sempre na história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Foto: Click Palestra