Abel demonstra preocupação com calendário e viagens longas na Libertadores

Treinador reafirmou que terá de rodar elenco para amenizar desgaste do time nos diversos campeonatos

O treinador Abel Ferreira concedeu entrevista ao podcast 90+3, da Conmebol, na última segunda-feira (28) e comentou a respeito do calendário do Palmeiras nos próximos meses. Após a final do Paulistão, o time estreia na fase de grupos da Libertadores, no Brasileirão e, por fim, na Copa do Brasil.

Em relação ao tema repetidamente discutido pelo português, ele reafirmou a necessidade de rodagem do elenco para amenizar o desgaste físico do time e manter a competitividade nos campeonatos.

– Vai chegar (o desgaste físico). Com o jeito como o calendário foi feito, não temos uma semana limpa. É impossível estar a jogar sempre com a mesma equipe. Sabemos que alguns jogadores têm mais influência no desempenho coletivo que outros. Você tem que encarar essas competições com pouco descanso, longas viagens. Só há uma forma, que é teres dois elencos. E ainda assim esperar para que mais tarde não paguemos a fatura com lesões. Ficamos sem o Danilo, como o Bragantino ficou sem o Artur.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Além disso, outra dificuldade encontrada por Abel no calendário é a logística de vigem do Verdão na Libertadores. Por conta dos adversários presentes no Grupo A, a delegação alviverde terá de atravessar longas distâncias durante a fase inicial da copa continental.

– Ainda estamos em uma competição, que é o Paulistão. Não verificamos a fundo os nossos adversários na Libertadores. Mas há algo que não podemos desassociar. As viagens são muito longas. Não sei como vamos conseguir emendar o calendário do futebol brasileiro com os jogos da Libertadores. É duro, mas o que não nos mata nos deixa mais forte – declarou.

Por fim, o treinador comparou o cenário vivido pelos clubes brasileiros à realidade do futebol europeu.

– Para quem assiste, o espetáculo será melhor se tivermos todos os jogadores disponíveis. Isso só é possível se o calendário nos der esse tempo de recuperação. Na Europa fazes no máximo seis jogos por mês, aqui fazes oito, dez, onze. Isso depois paga-se mais tarde – alertou.

Antes de dar início à maratona de competições, o Maior Campeão Nacional disputa a final do Paulistão, contra o São Paulo. A partida de ida do clássico acontece nesta quarta-feira (30) às 21h40 (de Brasília) no Morumbi, enquanto a volta será disputada no domingo (3) às 18h30 (de Brasília) no Allianz Parque.

Acesse o Flashscore e acompanhe resultados ao vivo do Palmeiras, próximos jogos e estatísticas das partidas.

LEIA MAIS