#AcabouPetros completa 5 anos; relembre como foi a épica classificação alviverde em Itaquera

Foto: César Greco/Ag. Palmeiras

19 de abril é mais conhecido como Dia do Índio aqui no Brasil. Porém a cinco anos atrás, a data marcou um dos maiores jogos do Palmeiras nesse século. A classificação alviverde diante do maior rival no seu novo estádio, marcou o início de uma retomada de um clube que vivia frustrado e cabisbaixo.

Eliminar o Corinthians em Itaquera não significou somente a passagem para a final do Paulista daquele ano. Também foi a prova de que o Palmeiras estaria logo logo de volta ao protagonismo do futebol brasileiro. Foi apenas um aperitivo de como aquele ano terminaria. E claro que o protagonista maior não poderia ser outro: Fernando Buttenbender Prass.

16585211203_9c8c31626e_c

O goleiro que chegou ao Palmeiras para a disputa da série B de 2013, viveu naquele 19 de abril de 2015 o seu primeiro grande momento com a camisa 1 do Verdão. Após um empate emocionante por 2 a 2 no tempo normal, tudo levava a crer que o Palmeiras seria eliminado mais uma vez para o maior rival em uma disputa de pênaltis no estadual, assim como aconteceu no Pacaembu em 2011.

Bastava somente Elias converter o seu pênalti, já que o palmeirense Robinho havia desperdiçado a primeira cobrança. Com o espírito de São Marcos incorporado, Prass parou o corinthiano, e já nas disputas alternadas, pegou o pênalti de Petros, fazendo os mais de 2 mil palmeirenses presentes na Arena Corinthians explodirem de alegria.

‘Pesou muito mais (a cobrança do Elias) porque era o quinto pênalti. Se o Corinthians faz, acaba e elimina. Tu está na adrenalina, com a vitória na mão, e aí tu dá chance de o adversário ressurgir. Essa questão de quase estar chegando ao objetivo, em um clássico do tamanho que é Palmeiras e Corinthians, e perder a chance pode dar um pouco de desequilíbrio emocional. Nos pênaltis, o emocional conta muito’, disse Prass em entrevista ao Globo Esporte.com.

O vestiário do Palmeiras viveu momentos épicos após a classificação. Valdívia e Gabriel Jesus, recém promovido ao profissional do Verdão, eram os mais exaltados. O vídeo da celebração está até hoje no instagram do jovem que é um dos jogadores mais valiosos do mundo.

Relembre como foi o jogo: