Análise: Criativo, anúncio de Jailson gerou engajamento ao Palmeiras e aproximou jogador da torcida

Depois de críticas justificadas de torcedores, clube demonstra evolução, ao menos pontual, no marketing

Na última sexta-feira (7) o Palmeiras anunciou o volante Jailson com uma paródia da abertura da série “Um Maluco No Pedaço”, estrelada por Will Smith, que se assemelha fisicamente ao jogador. O vídeo publicado nas redes sociais do clube gerou um grande engajamento e recebeu elogios até mesmo de torcedores rivais.

Em dois dias no ar, a publicação alcançou mais de 41 mil likes, 11 mil retuítes e quase 3 mil comentários no Twitter. Os números superam a maior parte dos posts de comemoração do bicampeonato da Libertadores e também são maiores que os do anúncio da volta de Dudu ao Palmeiras, em maio do ano passado.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O vídeo teve boa repercussão entre os palmeirenses, que destacaram a criatividade do Verdão para divulgar a contratação. Isso ocorreu pouco depois de um série de críticas e brincadeiras de parte da torcida com o marketing do clube pela falta de inovação.

As cobranças podem parecer exageradas, mas um marketing forte e inteligente é cada vez mais fundamental para o crescimento dos times de futebol. Em um mundo dominado pela internet, o engajamento virtual traduz-se em aumento de associados e de consumidores de produtos do clube, por exemplo.

Durante o auge do Avanti, o canal oficial do clube no YouTube, a TV Palmeiras, foi essencial para a difusão do programa entre os torcedores. Neste momento, o Palmeiras conta com 45 mil sócios, uma marca baixa para o tamanho do time, que havia ultrapassou a marca dos 100 mil outrora.

A resposta com o anúncio de Jailson demonstra uma evolução, ao menos pontual, do Alviverde no setor, fato importante pelo momento vivido pelo time. Vitorioso em campo, o Palmeiras precisa valorizar mais o extracampo, como estratégia para atrair torcedores, ampliar a marca e consolidar o domínio no futebol nacional.

Outro aspecto importante da repercussão positiva do vídeo foi a recepção da torcida ao jogador. Sem grande renome, o volante causou desconfiança a alguns palmeirenses quando anunciado o interesse do time em sua contratação. O efeito da publicação, no entanto, fez com que muitos torcedores comprassem a ideia e aceitassem melhor sua chegada.

Essa aproximação facilita a compreensão da torcida com as decisões do clube, que por sua vez, diminui a pressão externa, especialmente durante períodos conturbados como a janela de transferências. Para isso, é necessário valer-se de transparência, diálogo e acessibilidade, além de criatividade, nos materiais publicados pelo clube,

O anúncio de Jailson pelo Palmeiras é um exemplo a ser reproduzido em diversas frentes e não pode ser canonizado como uma peça especial. Desenvolver uma gestão profissional diz respeito a valorizar todos os departamentos do clube e observar aqueles com potencial de exposição da marca. Responsabilidade financeira importa, mas não é tudo.

LEIA MAIS