Análise: Gabriel Veron é subaproveitado pelo lado direito do Palmeiras

Diante do Grêmio, atacante teve seu pior desempenho desde que voltou a atuar pelo Verdão

Gabriel Veron, quando escalado pelo lado esquerdo do ataque, vem colecionando boas atuações e garantindo pontos importantes na busca pelo título Brasileiro. Na partida diante do Grêmio, no entanto, Vanderlei Luxemburgo optou por deslocá-lo para a outra ponta, onde o atleta não desempenhou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Com o intuito de quantificar o desempenho dos jogadores, o SofaScore disponibiliza uma classificação estatística ao final de cada jogo. Para se ter uma ideia, nos três primeiros compromissos de Veron pelo Brasileirão, o atleta, que foi à rede duas vezes e serviu uma assistência, ostentava 7,5 de média. No Rio Grande do Sul, sua pontuação foi de 6,5.

Ainda que não seja possível tirar da equação o fato de que Luxa desenhou a equipe em um esquema no qual “não tinha a necessidade de fazer o segundo gol”, é difícil não atrelar o desempenho aquém do jogador ao seu posicionamento.

Ao analisar o mapa de calor do atacante diante do Red Bull Bragantino, por exemplo, jogo em que Gabriel Veron também teve cerca de 25 minutos em campo, é possível enxergar um posicionamento bastante diferente no setor ofensivo. Aliás, a jogada que culminou na sua assistência para Willian foi justamente pelo lado esquerdo.

Mapa de calor de Gabriel Veron contra o Red Bull Bragantino (esquerda) e Grêmio (direita) – Foto: Reprodução/SofaScore

No penúltimo compromisso do Palmeiras no Brasileirão, contra o Sport, a diferença é ainda mais gritante. Apesar de não ter marcado ou servido assistências, Veron foi responsável por dois passes decisivos e também teve sua atuação mais participativa nesta temporada, com 33 toques na bola.

Mapa de calor do jogador Gabriel Veron diante do Sport, pelo Brasileirão – Foto: Reprodução/SofaScore

É fato que Gabriel Veron se destacou na Seleção Brasileira Sub-17 sendo escalado na ponta-direita. No entanto, diferente da partida com o Grêmio, o atacante tinha liberdade para flutuar e, portanto, se adaptar diante das diferentes situações no momento ofensivo.

Caso seja confirmado na equipe titular na partida desta quarta-feira, contra o Guaraní-PAR, no Defensores del Chaco, Veron pode estrear em nova função. Isso porque, ao lado de Luiz Adriano, o jogador deve compor o ataque alviverde.

LEIA MAIS: