Artilheiro do Palmeiras na Copinha, Ruan Ribeiro relembra ‘profecia’ antes da competição

Um mês após conquista do campeonato nacional, atacante do Verdão recordou conversa com Paulo Victor Gomes em treinamento antes da estreia

O atacante Ruan Ribeiro, de 19 anos, foi um dos destaques do Palmeiras no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que completa um mês neste sábado (25). Artilheiro da competição, com nove gols, o jovem vestiu a camisa 9 do Verdão na Copinha e não se intimidou pelo peso do número.

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, Ruan revelou o sonho de vestir a camisa 9 do clube e falou sobre sua inspiração, Gabriel Jesus.

– É uma camisa com bastante peso, não é para qualquer jogador. Tivemos grandes jogadores usando, como o Endrick, Gabriel Jesus, que é um ídolo que me inspiro muito desde que cheguei ao Palmeiras. Vestir a camisa 9 é uma camisa que me idêntico bastante, e usá-la no Verdão será sempre motivo de muito orgulho – revelou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Gol de Ruan Ribeiro que abriu o placar diante do América-MG na final da Copinha (Vídeo: Reprodução / SporTV)

O bom desempenho no principal campeonato de categorias de base do Brasil já havia sido antecipado por Paulo Victor Gomes, treinador do Palmeiras. Em conversa durante a pré-temporada, o comandante avisou o atacante que vestiria a camisa número 9 e profetizou ao jogador a artilharia do certame nacional.

– Na pré-temporada a gente teve uma conversa e ele falou que eu faria uma grande Copinha e seria o artilheiro. A gente teve uma conversa muito legal entre eu, ele (Paulo Victor Gomes) e o auxiliar Gilmey Aimberê (…) Eles falaram que confiam em mim e no meu trabalho, que era para ter confiança e que tinha tudo para dar certo. Mentalizei tudo o que eles falaram, coloquei em prática e deu certo, a gente foi campeão e eu artilheiro, como ele profetizou – contou.

Além da artilharia da Copinha, o atacante também quebrou recordes com a camisa do Verdão. O jovem se tornou o maior artilheiro do clube na história do torneio, com nove gols, igualando a marca de Edmilson, atacante vice-campeão em 2003 e que disputou três edições da competição.

Em uma mesma edição, no entanto, ninguém marcou mais do que Ruan. As nove bolas na rede superaram a marca de Christopher em 2015, que fez sete tentos no torneio.

– É uma sensação inexplicável, demorou para a ficha cair. Recordes com a camisa do Palmeiras eu sempre irei buscar, independente da competição vou sempre buscar o meu melhor. A artilharia foi consequência do que o grupo construiu durante a competição – analisou ao NP.

No Palmeiras desde 2016, a jovem promessa palmeirense pode atuar em todas as funções do ataque, mas tem sido escalado como centroavante. Com passagem pela Seleção Brasileira Sub-17, o atleta de 19 anos já conquistou o Paulista Sub-15, a Copa do Brasil Sub-17 e o Mundial de Clubes Sub-17 pelo clube alviverde.

Em 2022, Ruan fez 38 jogos pelas categorias de base do Palmeiras e anotou 10 gols, média de 0,38 por partida. Pela Copinha, em 2023, foram oito jogos e nove gols marcados. O contrato do Cria da Academia é válido até abril de 2024.

CONFIRA OUTROS PONTOS DESTACADOS POR RUAN RIBEIRO EM SUA ENTREVISTA AO NOSSO PALESTRA:

 EMPRÉSTIMO AO IBRACHINA

Sem espaço em 2021, ano que estreou pelo Sub-20, o jovem foi cedido ao Ibrachina durante três meses, e disputou a Copa São Paulo pelo clube paulistano em 2022. Destaque na competição – que terminou com título ao Palmeiras- jovem foi reintegrado ao grupo palestrino em abril de 2022.

– Foi uma mudança fundamental essa ida ao Ibrachina para conseguir chegar nesse nível de protagonismo que cheguei. Foram três meses de muito trabalho lá para voltar e assumir esse papel, voltar focado no que eu tinha que fazer – analisou.

– Essa ida ao Ibrachina me deu muita confiança. Eu vinha de um ano com algumas lesões que me prejudicaram. Fiz uma grande Copinha lá e me ajudou muito. Consegui voltar com mais confiança, ganhar títulos, artilharias e conquistar coisas grandes com o Palmeiras – concluiu.

IMPORTÂNCIA DA COMISSÃO TÉCNICA E DIREOTORIA NO DIA-DIA DO CLUBE

Outro tema mencionado pelo jovem foi a importância do staff palmeirense nas atividades na Academia de Futebol, em São Paulo. Além da comissão técnica de Paulo Victor Gomes, membros da diretoria e do núcleo de saúde são presentes no dia-dia do elenco. Ruan mencionou a importância de João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base, e da Carolina de Campos, uma das psicólogas do clube.

– O João Paulo Sampaio passa muita confiança para a gente. Está sempre ali nos apoiando, falando o que devemos fazer, nos apoiando no dia-dia. Frequentemente ele assiste nossos treinos, ele incentiva muito. Ele é um cara que sempre acreditou em mim, sou muito grato a ele e ao Paulo Victor Gomes.

– Tem a nossa psicóloga também, a Carol, não posso deixar de falar dela. Está sempre lá e é fundamental para a gente. Sempre que acontece algo ela está lá para deixar a gente confiante e tranquilo – acrescentou.

SONHOS PARA O FUTURO

Com contrato até 2024, o jovem foi cauteloso ao falar sobre o futuro no Verdão. Buscando pensar somente no presente, disse que Abel Ferreira acompanha de perto as categorias de base, mas que busca pensar somente no Campeonato Brasileiro Sub-20, que começa nesta terça-feira (28).

– Eu tenho um ano todo pela frente no Sub-20. Procuro não pensar lá na frente, focar no agora. Tem o Campeonato Brasileiro Sub-20, muito foco é total na competição – ponderou.

A comissão do Abel Ferreira está sempre de olho nas categorias de base, e acredito que no momento certo eles vão dar oportunidade para quem estiver merecendo. Minha meta é fechar o último ano com chave de ouro – finalizou.

ABAIXO, CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

LEIA MAIS
VÍDEO | Confira revisão de lance de não expulsão de Rony contra o Red Bull Bragantino
Palmeiras treina, e Raphael Veiga destaca bom começo de temporada: ‘Me preparei para isso’
Palmeiras desiste da contratação de Andrey