Após Choque-Rei, comentaristas de arbitragem falam de lance polêmico; confira a regra

Clássico foi marcado por discussões envolvendo o gol anulado devido ao impedimento de zagueiro são paulino

O Palmeiras manteve a série invicta após empatar com o São Paulo em 0 a 0 na noite deste sábado (31), em um jogo marcado por um lance polêmico no final do segundo tempo. Após cobrança de falta do adversário, Gustavo Gómez acaba mandando contra, mas a arbitragem anula por devido a uma participação indireta de Miranda no lance, mas o experiente zagueiro estava impedido.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Após o jogo, a decisão de Luiz Flávio de Oliveira acabou repercutindo entre os comentaristas de arbitragem. Para Sálvio Spínola e Péricles Bassols, o tento foi bem anulado, já que Miranda interfere na jogada. Enquanto Bassols foi quem recomendou ao árbitro que fosse ao vídeo para checagem, Sálvio, comentarista do Grupo Globo explicou que a jogada era ilegal.

– Mesmo não tocando na bola, ele disputa com o adversário. A regra fala em tocar na bola ou disputar com o adversário. Olhando essa imagem agora, gol corretamente anulado.

Para Renata Ruel, a regra foi bem aplicada, mesmo que haja discordância na aplicação – ela ainda citou um lance parecido, acontecido nas Olimpíadas.

Nas regras utilizadas pela CBF e disponíveis para consulta, consta que o impedimento deverá ser marcado sempre que tenha alguma interferência direta ou indireta na jogada. Confira abaixo a regra na íntegra:

Interferindo em um adversário de uma das seguintes maneiras:
• Impedindo um adversário de jogar ou de poder jogar a bola ao obstruir
claramente sua linha de visão;
• Disputando a bola com o adversário;
• Tentando claramente jogar a bola que se encontre próxima de si e quando
essa ação causar impacto no adversário;
• Praticando uma ação óbvia que tenha impacto claro na possibilidade de o
adversário jogar a bola.

Mesmo com o empate, o Maior Campeão Nacional se mantém na liderança do Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe de Abel Ferreira volta a entrar em campo no próximo sábado (7), diante do Fortaleza.

LEIA MAIS:
Palmeiras empata com São Paulo no Morumbi e mantém sequência invicta
Com Piquerez, Palmeiras evidencia eficiência em ida ao mercado de transferências