Esquecida nos últimos anos, base do Palmeiras é utilizada no profissional neste início de temporada

Fotos: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O Palmeiras ao lado do Fortaleza foi o clube que menos utilizou jovens com menos de 23 anos no último Brasileirão. Isso porque Gabriel Verón ganhou chances nas rodadas finais da competição, após ser o melhor jogador do Mundial Sub-17. Caso contrário o alviverde passaria toda a competição nacional sem usar ninguém de sua multicampeã base.

Após demitir o técnico Mano Menezes, o presidente Maurício Galiotte falou firme em coletiva que em 2020, a utilização e as oportunidades para os garotos seria uma política do clube.

Luxemburgo chegou com o seu gosto de botar a garotada pra jogar. Já em sua apresentação disse que iria sim dar chances para as crias da Academia durante essa temporada. Luxa cumpriu o que disse e nestes primeiros doze jogos da temporada deu diversas chances para os garotos demonstrarem o seu potencial.

Todas as partidas do Verdão em 2020, contando com as duas da Florida Cup, tiveram jogadores da base em campo. Somente em dois deles, Luxa não utilizou ninguém da base no time titular.

49392870841_32a9cd3b3d_c

No ranking de minutagem, Gabriel Menino lidera com 528 minutos em campo, seguido de Gabriel Veron com 370 e Patrick de Paula com 297 minutos. Wesley, que despontou como uma grande aposta no início do ano, mas depois perdeu espaço no time completa o ranking com 80 minutos jogados.

A prova de que a política do clube mudou é de que nesta última semana, o Verdão renovou o contrato de quatro atletas que nasceram em sua canteira. Gabriel Menino, Esteves, Wesley e Alan ficarão pelo menos até 2023 no clube, enquanto o contrato de Patrick de Paula também deve ser renovado para o final de 2024.

Apesar de nenhum jovem ter se firmado ainda como titular da equipe de Luxemburgo, muitos torcedores já pedem alguns deles nos 11 iniciais do Verdão. Principalmente no meio campo, onde Gabriel Menino e ‘PK’ disputam vaga com Ramires e Bruno Henrique.

Outro jovem que pode ganhar mais chances no Verdão é o atacante Luan Silva, apesar da pouca idade o camisa 9 é revelado no Vitória e chegou no Palmeiras pronto para jogar, pena que as lesões têm dificultado a sua adaptação.

Ivan Angulo, outra jovem promessa da base do clube, foi emprestado para o Cruzeiro e só deve voltar a receber chances com a camisa alviverde em 2021.