Coordenador científico do Palmeiras explica por que Felipe Melo ficou fora da final da Libertadores

Daniel Gonçalves disse que o volante tem condições físicas de cumprir uma temporada completa, mas no calendário europeu

Peça importante do Palmeiras tanto dentro como fora de campo em 2021, Felipe Melo não apresentou condições físicas para atuar como titular na final da Libertadores contra o Flamengo, no último dia 27, em Montevidéu. O volante entrou nos minutos finais da prorrogação para ajudar a segurar o resultado e, no fim, levantar mais um troféu como capitão do Verdão.

O coordenador científico do Palmeiras, Daniel Gonçalves, explicou em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA como aconteceu a preparação para a final e como o camisa 30 poderia ser utilizado na decisão.

– Algumas semanas (antes da final) já planejávamos. O Núcleo de Saúde e Performance tem um papel de assessorar a comissão técnica. A gente já tinha uma proposta, algumas situações de controle de carga. A palavra final é sempre do Abel. A gente queria contar com o Felipe, mas ele apresentou uma inflamação, tivemos que correr contra o tempo – explicou Daniel.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

– Ele tem um espírito de luta, o positivismo, sempre se colocando pronto. Mas contra o Fluminense ele acabou sentindo muita dor, foi substituído. Tivemos que mudar o planejamento, adaptar o processo de treinamento. A gente teria ele na final por 25 minutos, no máximo, e como sabíamos da possibilidade de prorrogação, o Abel fez a opção de o colocar na prorrogação – completou.

Daniel também fez uma análise de cenário sobre como Felipe Melo pode se comportar fisicamente mesmo aos 38 anos de idade, apontando que o jogador tem plenas condições de cumprir uma temporada completa, se o calendário fosse parecido com o da Europa.

– Ele tem 38 anos, é um atleta longevo. Teremos cada vez mais jogadores de 40 anos. Ele tem totais condições, mas claro que terá desgastes, traumas e exigências articulares. Se seguir submetido ao que vinha fazendo, com tantos jogos e tanta exigência, talvez tenha que se planejar para ele jogar menos. Mas se fosse um calendário do estilo europeu, ele estaria pronto para jogar toda uma temporada – analisou.

Após receber homenagens do Palmeiras e dos torcedores, Felipe Melo assinou com o Fluminense pelos próximos dois anos, sendo anunciado como reforço nesta segunda-feira (13). Pelo Verdão, o volante fez 225 partidas, somando 13 gols. Conquistou os títulos do Brasileirão (2018), Paulistão (2020), Copa do Brasil (2020) e Libertadores (2020 e 2021).

ASSISTA AO TRECHO DA ENTREVISTA DO NOSSO PALESTRA COM DANIEL GONÇALVES

LEIA MAIS