Corinthians consulta Palmeiras antes de encaminhar acerto com Vanderlei Luxemburgo

Diretorias conversaram no último sábado (29), antes do clássico pelo Campeonato Brasileiro; trabalho de Roger Machado foi criticado pela cúpula do Verdão

Ídolo do Palmeiras, o treinador Vanderlei Luxemburgo, de 70 anos, está próximo de ser o novo técnico do Corinthians. Segundo o publicado pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho, do UOL, a diretoria alvinegra escutou conselho da diretoria palestrina antes de fechar com o profissional.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O contato ocorreu no último sábado (29), durante o triunfo do Verdão por 2 a 1 sobre o Corinthians no Allianz Parque. Segundo PVC, diretores palestrinos teceram diversos elogios ao trabalho de Vanderlei, que comandou o time entre janeiro e outubro de 2020, período que antecedeu a chegada de Abel Ferreira ao clube. Durante o período, o time foi campeão do Campeonato Paulista, justamente sobre o rival.

Na mesma conversa entre os dirigentes, os diretores do Verdão criticaram o treinador Roger Machado, outro técnico que estava na mira dos corinthianos e chegou até mesmo abrir conversas para dirigir o time. Com passagem no Palmeiras em 2018, o gaúcho participou de parte da campanha que culminou no título do Campeonato Brasileiro de 2018, e antecedeu o retorno de Luiz Felipe Scolari ao clube.

Apesar de muito contestado, o trabalho de Luxemburgo no Palmeiras em 2020 foi vitorioso. Em 36 jogos foram somente cinco derrotas, sendo três delas consecutivas – quando perdeu o Gustavo Gomez para a seleção do Paraguai. A sequência de três revesses culminaram com a sua demissão. Além dos números, Vanderlei foi peça fundamental na transição de jovens das categorias de base para o elenco profissional, bem como na reinvenção de alguns atletas, caso de Zé Rafael, que se transformou volante com o treinador.

O último trabalho como técnico de Luxemburgo foi pelo Cruzeiro, em 2021, durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Após a chegada de Ronaldo Fenômeno como gestor do clube, foi trocado por Paulo Pezzolano, campeão da segunda divisão com time celeste.

No Palmeiras, Luxemburgo é, ao lado de Abel Ferreira, o segundo maior campeão entre todos os treinadores da história do clube, com oito conquistas – ambos perdem somente para Osvaldo Brandão, com dez. O comandante foi campeão do Campeonato Brasileiro (1993 e 1994), do Campeonato Paulista (1993, 1994, 1996, 2008 e 2020) e do Rio-São Paulo (1993).

Considerando também torneios de menor expressão, Luxemburgo soma 18 conquistas, que incluem cinco torneios amistosos (Copa Brasil-Itália 1994, na Itália; Torneio Lev Yashin 1994, na Rússia; Copa Euro América 1996, em Fortaleza-CE; Copa da China 1996, na China; e a mais recente, a Florida Cup 2020, nos Estados Unidos) e outros cinco troféus de jogos únicos (Taça Reggiana 1993, na Itália; Taça Nagoya 1994, no Japão; e as Taça Jihan, Taça Xangai e Taça Pequim, todas em 1996, na China).

LEIA MAIS:
Barcelona de Guayaquil-EQU x Palmeiras: saiba como assistir à partida pela Copa Libertadores
Palmeiras treina, e Veiga relembra Dérbi: ‘Ser decisivo em jogo grande é muito importante’
Palmeiras busca vitória contra Barcelona para ganhar tranquilidade inédita nesta Libertadores