Dono do meio-campo, Danilo completa um ano como profissional no Palmeiras

Promovido ainda com Luxemburgo, volante hoje brilha como titular de Abel Ferreira

No dia 6 de setembro de 2020, o jovem meio-campista Danilo fazia sua estreia pelo time profissional do Palmeiras. Um ano depois, ele já se estabeleceu como uma das principais peças da equipe alviverde e é dono da vaga de volante no esquema de Abel Ferreira.

A primeira aparição da Cria da Academia aconteceu ainda sob comando de Vanderlei Luxemburgo. Promovido, o jogador foi relacionado para o banco de reservas do Verdão na partida contra o Red Bull Bragantino, válida pelo Brasileirão. Ao final do jogo, Danilo substituiu seu parceiro de categorias de base Patrick de Paula e pisou em campo pela primeira vez como profissional do Palmeiras.

– Muito feliz em ter feito um ótimo treino, encantado o treinador na época. Fui para o meu primeiro jogo contra o Inter, mas não entrei. Contra o Red Bull, pude fazer minha estreia. Muito feliz por cada minuto, cada segundo que eu tive. Depois disso, foi só felicidade, para mim e para minha família – comentou o meia sobre a ocasião.

Desde então, sua ascensão foi meteórica. Mesmo após a saída de Luxa, o jogador não deixou de ser aproveitado e teve espaço com Andrey ‘Cebola’ e, posteriormente, com Abel. O volante foi um dos pilares do Alviverde na vitoriosa temporada de 2020, presente em inúmeros duelos decisivos.

O camisa 28 esteve em campo durante os mais de 90 minutos da final da Libertadores diante do Santos. Além disso, foi o responsável por lançar para Rony a bola que, depois, seria cruzada na cabeça de Breno Lopes para abrir e selar o placar da decisão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Danilo durante treinamento na Academia de Futebol. (Cesar Greco/Palmeiras)

Durante a atual temporada, o crescimento de Danilo foi ainda maior. Titular nas últimas cinco partidas, ele parece cada vez mais ter vaga fixa nos onze ideais da comissão técnica alviverde.

O jogador revelou ter sua família como principal inspiração dentro de campo e citou, ainda, que se sente realizando um sonho, não apenas dele, mas de todos os familiares.

– Meu irmão ficou comigo em São Paulo nessas últimas semanas, realizou o sonho dele de andar de avião, vir aqui no Palmeiras e falar com o Rony, que ele é fã, com o Deyverson. Tudo que eu faço dentro de campo é por eles, tudo que eles batalharam por mim. Consegui dar uma vida melhor para eles, tudo que eu faço é por amor a eles. Coisa de filho que sempre sonhou em ajudar os pais, ainda mais eu que estou realizando meus sonhos e os deles também

O destaque do jovem de 20 anos fez com que ele cotado para os Jogos Olímpicos de Tóquio e, há pouco tempo, também entrou na mira da Seleção Principal.

Os holofotes na promessa também são direcionados pelo futebol europeu, que segue de olho para tentar uma investida a qualquer momento. No entanto, a diretoria alviverde conseguiu segurar o jogador ao menos durante esta última janela internacional, que se encerrou no fim de agosto.

Com contrato até 2025 e multa de 100 milhões de euros, Danilo soma quatro gols, nove assistências e dois títulos com a camisa do Palmeiras.

Fundamental, o jogador deve ser titular na próxima partida do Verdão contra o Flamengo no Allianz Parque. O confronto válido pela vigésima rodada do Brasileirão está marcado para as 16h (horário oficial de Brasília) do domingo (12).

LEIA MAIS: