Ex-Palmeiras, Ricardo Goulart vive momento de indefinição na China

Atacante, hoje naturalizado chinês, teve curta passagem pelo Verdão no início de 2019

Em colaboração com Leonardo Barbieri

O atacante Ricardo Goulart, ex-jogador do Palmeiras, vive momento de dúvida a respeito de sua carreira na China. Isso acontece por dois motivos: primeiro, porque o Campeonato Chinês está paralisado e, segundo, porque o Guangzhou FC, time pelo qual ele atua, corre o risco de falir.

A explicação da paralisação da liga nacional, que ocorreu no dia 6 de agosto, se dá em decorrência das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Para evitar prejuízo às equipes com jogadores convocados, a competição não terá jogos até o o início de dezembro, quando se encerram as seis primeiras rodadas das classificatórias para o mundial.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A crise no clube, por sua vez, está relacionada com a empresa que controla a maior parte das ações do Guangzhou, a Evergrande. Neste momento, a poderosa incorporadora deve aproximadamente U$ 300 bilhões e não apresenta condições financeiras de arcar com a quantia.

Entretanto, o problema do time chinês vai além. Afinal, a imprensa local calcula que o balanço do clube apresenta um déficit de até U$ 310 milhões (R$ 1.6 bilhão na cotação atual) ao ano. A fim de frear o fechamento, a perspectiva é concluir a temporada e aguardar o apoio de empresas estatais.

O time de Ricardo Goulart não é o primeiro a apresentar dificuldades financeiras. O clube em que o zagueiro Miranda estava jogando antes de retornar ao São Paulo, por exemplo, teve de fechar as portas no início de 2021. Outras agremiações tem lidado com imbróglios judiciais por não falta de compromisso com questões salariais.

Em meio a este cenário, o atacante, que chegou a se naturalizar chinês, está em compasso de espera e pode retornar ao Brasil caso não consiga seguir sua carreira no país. Em sua terra natal, Goulart brilhou com a camisa do Cruzeiro entre 2013 e 2014, conquistando o bicampeonato brasileiro.

Enquanto isso, sua passagem no Palmeiras em 2019 foi consideravelmente curta e de pouco sucesso, apesar dos bons números. O jogador contabilizou quatro gols e três assistências em doze partidas. No entanto, amargou uma eliminação para o São Paulo na semifinal do Paulistão no principal jogo em que esteve em campo.

Contratado por empréstimo em janeiro, Goulart deixou o clube em maio do mesmo ano após ser chamado de volta pelo Guangzhou. Com o futuro em aberto, o jogador pode, quem sabe, retornar ao Maior Campeão Nacional e dar continuidade à história com a camisa alviverde.

LEIA MAIS
Mauro Beting: ‘Willian do Toninho’
Bastidores: Abel incomodado sobre possível saída