Fenômeno das categorias de base, Endrick pode atingir marca histórica no Palmeiras
Atacante soma 155 gols em 156 jogos pela base do Verdão e espera terminar temporada com média superior a um gol por jogo
O Palmeiras bateu o Desportivo Brasil por 4 a 0 na tarde da última terça-feira (10), em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Nike Premier Cup Sub-15, e se classificou às quartas de final do torneio. Os gols foram marcados por Endrick (duas vezes), Rafael Coutinho e Riquelme.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Destaque das categorias de base do Verdão, o atacante Endrick está sendo o grande destaque da equipe na competição. Com dois gols e duas assistências em três partidas, o atacante foi eleito duas vezes o melhor em campo pela organização do campeonato, se juntando a um seleto grupo com mais quatro jogadores que também atingiram o feito.
Nascido em 2006, o jovem vive seus últimos momentos na categoria Sub-15, sendo a Nike Cup a última competição que disputará nessa faixa etária de idade. No Palmeiras desde 2016, quando ainda atuava no Sub-11, Endrick pode encerrar a temporada com uma marca histórica: ter média de gol superior a um tento por jogo com a camisa do Verdão. Isso porque, no total, o atacante possui 155 tentos em 156 jogos pela base do Verdão.
1 jogo, 1 gol
Fenômeno das categorias de base no clube, a promessa, além de atuar no Sub-15 e Sub-17 desde 2020, também foi promovido ao Sub-20 neste ano, passando a jogar em três categorias diferentes. Na equipe, o atacante atuou em nove jogos durante a disputa de Campeonato Brasileiro e Paulista. Foram quatro gols marcados e média de 88 minutos para balançar a rede atuando contra jogadores cinco anos mais velhos. Pelo Sub-17, na atual temporada, foram seis tentos em 12 confrontos.
Chamando atenção aos olhos de quem acompanha o futebol da base, o coordenador do Palmeiras, João Paulo Sampaio, explica que a utilização nas categorias maiores faz parte de uma estratégia de acelerar a maturação de garotos com grande potencial, estimulando o desejo de evoluir continuamente, sem nunca se acomodar.
– A gente não tem como parar a força da natureza […] Fogo morro acima e água morro abaixo são como jogador talentoso. A única coisa que você tem de fazer é desafiá-lo. Foi o que aconteceu com Gabriel Jesus, Veron, Luan Cândido, Vitinho e Artur, entre outros. Quando o menino chama muito a atenção, a gente atropela os processos – disse o coordenador geral do Centro de Formação de Atletas, João Paulo Sampaio ao site do Palmeiras.
Ainda para o diretor, Endrick e Luís Guilherme, também atleta do Sub-15 com passagens pelo Sub-20, podem ser considerados os jogadores mais precoces desde a chegada do coordenador ao clube, em 2015.
– São os atletas mais precoces com quem trabalhei em quase sete anos de Palmeiras. A gente os desafia sempre e a resposta tem sido positiva. É evolução atrás de evolução – completou.
Com Endrick, o Alviverde volta a campo pelas quartas de final da competição, c diante do Vasco da Gama, nesta quinta-feira (11), às 14h (de Brasília). Em jogo único de mata-mata, o Palmeiras luta pelo bicampeonato da Nike Premier Cup, após a conquista em 2017.
LEIA MAIS
- CBF desmembra rodadas finais do Brasileiro e Palmeiras fará jogo às vésperas de viagem ao Uruguai
- EXCLUSIVO: Veiga comenta emoção de igualar marca de Valdivia: ‘Ia ao estádio para vê-lo jogar’
- Palmeiras presta homenagem e Jailson posta foto conversando com Bruninho