Herói da Copinha, Patrick relembra vida de superação e busca pelo sucesso no Palmeiras

Volante marcou gol que garantiu o título do Verdão na principal competição Sub-20 do Brasil e conversou com o NOSSO PALESTRA

O volante Patrick, de 19 anos, teve sua vida mudada no dia 25 de janeiro de 2023. Autor do gol que garantiu a vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o América-MG na final da Copinha, o jovem passou de coadjuvante a protagonista no Verdão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

– Feliz demais pelo título. Vai ficar marcado. Sou muito grato pelo apoio e o carinho dos torcedores. Somente com o trabalho e dedicação e, claro, com bons resultados em campo, essa identificação com a torcida vai sendo construída – destacou.

Contratação recente das categorias de base do Verdão, o volante foi negociado pela Ferroviária em agosto de 2022. Com apenas três partidas disputadas na última temporada, foi inscrito na Copinha e entrou em campo em oito das nove partidas da equipe na competição.

– Conquistei o espaço com bastante dedicação, que trouxe a evolução e isso foi possível, somente, com a ajuda da comissão técnica. Foram importantes demais neste processo – analisou.

Em sete das oito partidas disputadas, o jovem entrou já com a bola rolando, vindo do banco de suplentes. Na grande decisão, contra o América-MG, a substituição ocorreu no intervalo da partida, com o jogador atuando no lugar do também volante Léo – que havia cometido um pênalti e já estava pendurado no jogo.

Ao NP, Patrick afirmou que conversou com treinador Paulo Victor Gomes antes da entrada, recebendo palavras de incentivo e confiança. Questionado se pensou em marcar quando pisou no gramado do Canindé, o volante ressaltou estar vivendo um sonho.

– O Paulo Victor me motivou bastante, me passou total confiança e sempre deixou claro que eu era importante para o grupo, mesmo no banco. Sempre confiei no que ele me passou e o resultado está aí.

– Confesso que, em alguns momentos, passou pela minha cabeça que eu poderia ter uma oportunidade de fazer o gol, mas não da forma que aconteceu. Não exatamente o decisivo e no final do jogo. Estou vivendo um sonho – concluiu.

Patrick com a taça da Copa São Paulo e o troféu de melhor em campo na final (Foto: Fabio Menotti)

VIDA DIFÍCIL E VONTADE DE DESISTIR

A epopeia vivida na Copinha não esconde as dificuldades que Patrick viveu ao longo da carreira. De origem humilde no interior de Minas Gerais, o jovem é mais um adolescente que saiu de casa cedo em busca de realizar o sonho de seguir carreira no futebol. Hoje, como destaque do Palmeiras, olha para o passado como aprendizado.  

– Tenho uma história de vida bem difícil, de superação e ela me motiva a seguir em frente. Hoje em dia, olho para trás e vejo tudo que passei e todas as dificuldades que já superei e uso isso é combustível para continuar lutando pelos meus sonhos – disse.

Muitas vezes, as dificuldades da vida fizeram a promessa pensar em abrir mão do futebol. Enquanto defendia o Volta Redonda e o Cruzeiro, entre os 13 e 17 anos, a palavra ‘desistência’ fez parte do vocabulário do volante. Hoje, afirma que aprendeu com cada situação na carreira.  

– O que me levou a pensar em desistir foi não saber lidar com algumas divergências, não esperar o momento certo para que as coisas acontecessem e a imaturidade. Reconheço e tenho crescido a cada obstáculo.

Para levantar a cabeça e continuar, o jovem teve a figura materna como espelho. Ao assistir os sacrifícios que a família faz para possibilitar sua carreira, o sentimento cessava. Após a conquista da Copinha, Patrick afirmou que a família ficou “cheia de orgulho”.

– O que me motivou a seguir em frente foi ver todo o sacrifício que minha mãe fez por mim, para poder chegar até aqui. Acho que caminhei, apesar de tudo, um bom trecho da estrada. Tenho certeza de que esta conquista, por um clube com a grandeza do Palmeiras, pelo peso, já encheu minha família de orgulho. Quero dar motivos para que eles continuem com este sentimento – revelou ao NP.

INSCRITO NO PAULISTÃO E SONHO EM CONTINUAR NO PALMEIRAS

Após o gol heroico e as férias de duas semanas, Patrick se reapresentou no Palmeiras para o início da temporada das categorias de base em 2023. No entanto, além de frequentar o time Sub-20, foi inscrito por Abel Ferreira no Campeonato Paulista e treinou durante a última semana com o elenco principal na Academia de Futebol, em São Paulo.

Patrick em ação pelo Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

Ao lado de David Kauã, meia também destaque na Copinha, Patrick está na Lista A da equipe para a disputa do estadual, ou seja, na relação de atletas que não necessariamente são fruto das categorias de base do clube. Para o jovem, o gol na final, há cerca de um mês, abriu portas para ambições grandes dentro do Maior Campeão Nacional.

– O gol foi o momento mais especial de toda minha carreira como atleta e isso está me motivando de uma forma surpreendente, aumentando minha ambição em poder estar vivendo muitos momentos como esse – afirmou.

– Havia defendido, por quatro anos, um outro grande clube e a dispensa, aos 15 anos, também me fez amadurecer. O Palmeiras me abriu as portas e me recebeu muito bem. Foi o clube que confiou no meu potencial e minha meta é chegar ao profissional e retribuir com mais e mais momentos de alegria, como o do gol que nos ajudou a conquistar a Copinha. Eu estava ali, mas o grupo é incrível, a comissão também e o mérito é de todos nós – concluiu.

No Palmeiras desde 2022, Patrick acertou contrato profissional e definitivo com o Verdão válido por três temporadas – até setembro de 2025. Destaque da Ferroviária no Campeonato Paulista Sub-17 em 2021 e Sub-20 em 2022, atuou também no Volta Redonda e Cruzeiro.

LEIA MAIS:
Palmeiras pode repetir feito diante do Corinthians após 15 anos; entenda essa história
Diante do Corinthians, Abel pode conquistar sua centésima vitória pelo Palmeiras
Abel Ferreira tem aproveitamento superior aos 70% contra Corinthians