Hoje volante do Palmeiras, Danilo chegou ao clube como atacante nas categorias de base

O volante recordou a história da adaptação à posição revelada pelo auxiliar técnico do Sub-20

Danilo é, hoje, uma das principais peças do meio-campo do Palmeiras e vem disputando a titularidade como um dos volantes do time na temporada. O jogador, no entanto, chegou ao clube em outra posição. Ainda nas categorias de base do Verdão, o garoto, de apenas 18 anos à época, surgiu como opção no ataque dos juniores da equipe.

Há dois anos, em julho de 2019, o Palmeiras viajou para a Europa com o Sub-20 para participar de dois torneios internacionais. A Cria da Academia, que hoje brilha no meio de campo alviverde, fazia parte do plantel como atacante reserva. Quem conta a história é Gilmey Aymberê, auxiliar técnico da categoria.

– Em 2019, fomos para duas competições na Europa: uma na República Tcheca e outra na Suíça. Na preparação, o Danilo era reserva. Ele estava em seu primeiro ano de Sub-20, assim como a maioria dos convocados, e jogava como meia, atacante e até como lateral-esquerdo. No primeiro jogo, contra o Burnley-ING, estava uma partida amarrada, com o time deles fazendo transições rápidas, e olhei para o banco e resolvi colocar o Danilo na posição de 5. Ele nunca havia atuado assim, foi muito bem e acabamos vencendo por 3 a 0, com dois passes dele, e ele acabou eleito como o melhor em campo. Ficamos muito felizes com a atuação – revelou o auxiliar.

Destacado por ser um jogador dinâmico, Danilo é dito como um volante muito adaptado ao estilo de jogo intenso proposto pelo futebol moderno. Depois de sua estreia na posição pelo Sub-20, o treinador Wesley Carvalho percebeu essas características e, segundo Gilmey, foi a partir daí que ele desenvolveu sua autonomia em campo.

– Na sequência, ele virou titular e acabamos campeões mais uma vez. Depois, na Suíça, ele foi destaque novamente junto do atacante Fabrício. Na volta, o Wesley, técnico do Sub-20, impressionou-se com ele, no 1 contra 1 dele, nas bolas longas, com os passes de ruptura e ele passou a andar com as próprias pernas – declarou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

O camisa 28 subiu ao profissional do Palmeiras na última temporada ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Encantado pelo que viu em treinos do jogador, que ainda estava na base, com o elenco principal, Luxa decidiu dar uma chance ao garoto de estrear no final de uma partida entre Palmeiras e Red Bull Bragantino pelo Brasileirão. Cerca de 15 dias depois, ele faria sua primeira partida como titular do Verdão diante do Grêmio, em Porto Alegre.

– Teve um treino aqui na Academia no começo de 2020 com jogadores que não vinham sendo muito aproveitados, e o Danilo, que vinha de recuperação de uma lesão no Sub-20, participou. A comissão técnica, na época do Vanderlei Luxemburgo, colocou os olhos nele de cara, e no segundo tempo ele treinou entre os profissionais. Depois, já foi relacionado para o jogo e estreou contra o Red Bull Bragantino. Não voltou mais para o Sub-20 e foi conquistando espaço e títulos na equipe de cima – contou Gilmey Aymberê.

Com Abel Ferreira, Danilo ganhou a titularidade após a lesão de Felipe Melo e foi fundamental para as duas conquistas do time na temporada vitoriosa de 2020. A ascensão do jovem na elite do futebol nacional fez com que ele atraísse a atenção de clubes do exterior, em especial, um interesse por parte do Watford, da Inglaterra.

A prata da casa do Verdão recordou sobre o processo de transição para a posição de volante, destacando que se adaptou bem, e agradeceu a comissão técnica do Sub-20 pela confiança e percepção naquele momento.

– Estou vivendo, desde o começo de 2020, um momento de muita felicidade, tanto para mim quanto para minha família e para as pessoas que acreditaram em mim. O Gil tem total importância nisto tudo, pois foi o primeiro a me colocar de volante. Quando fui entrar, ele disse “não é para driblar, são só dois toques na bola”. No primeiro, eu tentei driblar e ele já me gritou (risos). Graças a Deus pude me adaptar bem à posição, o Wesley (Carvalho) também me ajudou muito. Eu sou um cara que prefere escutar do que falar, e acho que isso é uma sabedoria – afirmou.

Recuperado de lesão na coxa, Danilo voltou a ser escalado como titular na última partida do Palmeiras contra o Bahia. Apesar disso, a falta de ritmo de jogo fez com que ele fosse substituído no início do segundo tempo por Zé Rafael.

O volante está, novamente, a disposição de Abel Ferreira para o próximo confronto do Alviverde diante do Internacional nesta quarta-feira (30) às 19h (horário oficial de Brasília) no Beira Rio, pela oitava rodada do Brasileirão.

LEIA MAIS