O Palmeiras está cada vez mais perto de contratar o meia Eduard Atuesta, do Los Angeles FC (LAFC). O jogador de 24 anos é um dos destaques da equipe e deve chegar ao Verdão para disputar a titularidade no meio-campo. Para entender melhor o estilo de jogo do atleta, o NOSSO PALESTRA conversou com dois jornalistas dos Estados Unidos, que explicaram as características do jogador e suas principais qualidades.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O primeiro foi Gio Garcia, que trabalha na cobertura do LAFC. Para ele, Atuesta é um jogador acima da média, que demonstra boa capacidade no controle do jogo.
– Ele era o segundo melhor jogador jovem do Los Angeles FC. A maioria de nós esperava que ele fosse para a Europa. Ele é muito talentoso. Não é muito chamativo, mas faz o que é necessário. Ele tem uma ótima precisão no passe, apesar de ter tido um ano difícil devido a lesões e ao time do LAFC não ser bom. Ele é um maestro, ama o futebol. Quer ganhar dia e noite – disse.
Outro consultado pelo NP é Tom Bogert. O jornalista explicou que a principal qualidade do meia é seu passe, que quebra linhas e tem ótima precisão.
– Atuesta é um volante que controla o jogo. A capacidade de passe dele é absurda, é sua principal qualidade. Ele quebra linhas com os passes e é um ativo importante em estilos de jogo baseados na posse de bola. Ele também é atlético, e inteligente o suficiente para cumprir funções defensivas. Ele é realmente um jogador completo, mas o Palmeiras está investindo quase 4 milhões de dólares nele por conta da sua capacidade de passe, não pela sua recuperação de bola.
Além disso, Tom falou sobre a passagem de Atuesta pela MLS, destacando a importância do atleta para as boas campanhas do Los Angeles FC.
– Ele era visto como, talvez, o principal jogador do LAFC, até mais que o Carlos Vela. Atuesta era impossível de substituir quando ele perdia um jogo. Ele foi nomeado para o time ideal em 2019 e foi merecido, uma vez que ele ajudou o LAFC a bater recorde de pontos e gols naquele ano. Aquele time jogava o melhor futebol que vi na MLS.
– Atuesta chegou na MLS sem muita reputação. Ele não foi caro e não tinha grife, ninguém esperava que ele se tornasse um dos melhores meias do campeonato. Eu acho que ele teve sorte de chegar ao LAFC, eles se desenvolveram muito sob o comando do técnico Bob Bradley. Além disso, foi um encaixe perfeito com o estilo de jogo do time, então foi mais fácil para ele ser a sua melhor versão.
Por fim, o jornalista falou sobre o que o torcedor do Palmeiras pode esperar de Atuesta.
– Os palmeirenses podem esperar um meio-campista de classe, que vai cumprir um ótimo papel na posse de bola, achando o equilíbrio entre não dar a bola ao adversário, mas também dar passes difíceis e verticais. O LAFC gostava de jogar verticalmente, então este será o instinto dele, imagino. MLS é uma liga física e rápida, então ele deve conseguir acompanhar defensivamente no Brasil e na Libertadores. Acho que o Palmeiras foi inteligente ao contratá-lo, o clube parece um ótimo lugar para ele. Espera-se que assim ele chame a atenção da Seleção Colombiana, é a única coisa que falta para ele.
Eduard Atuesta tem 24 anos e foi um dos destaques do Los Angeles FC nas últimas temporadas.
LEIA MAIS