Cumprindo discurso de ‘juntar títulos’, Abel Ferreira completa 6 meses no Palmeiras

Comandante português foi apresentado oficialmente em 4 de novembro de 2020 e, desde então, conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores. Confira números gerais e marcas pessoais do técnico pelo Verdão

Há exatos 6 meses, no dia 4 de novembro de 2020, Abel Ferreira era apresentado oficialmente no Palmeiras e concedia sua primeira entrevista coletiva como técnico alviverde. Em seu discurso, o treinador afirmava que, com o clube, desejava ‘juntar títulos na carreira‘, e conseguiu: mesmo com pouco tempo de trabalho, conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil.

Este feito garantiu a Abel o posto de único técnico do Verdão no século XXI que conquistou dois títulos na mesma temporada. Além disso, apenas ele e Vanderlei Luxemburgo foram campeões mais de uma vez no ano de estreia pelo clube. Não obstante, o português se tornou o primeiro treinador estrangeiro desde Filpo Nuñez, em 1965, a erguer um troféu comandando o Alviverde Imponente. O argentino, à época, conquistou o Rio-São Paulo e o Torneio Internacional IV Centenário do Rio de Janeiro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

Fora as duas taças, os números gerais de Abel Ferreira no Palmeiras também evidenciam a solidez do trabalho. Ao todo, em sua passagem, acumula 58% de aproveitamento com 51 jogos, 25 vitórias, 14 empates, 12 derrotas, 79 gols marcados e 40 gols sofridos.

A força de toda a comissão técnica também se mostrou presente durante estes 6 meses. Em oito das 51 partidas, devido à Covid-19 ou por suspensões, Abel não pôde estar com a equipe. Desta forma, o time ficou nas mãos dos auxiliares João Martins e Vitor Castanheira, que conseguiram ‘manter o trem nos trilhos’ e nunca foram derrotados. Com João foram 7 jogos, 3 vitórias, 4 empates, 13 gols marcados e 5 gols sofridos. Já Castanheira liderou o Verdão no empate por 2 a 2 contra o Ceará, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil 2020, carimbando a classificação às semifinais.

Da esquerda para a direita: o analista de desempenho Tiago Costa, o auxiliar técnico Carlos Martinho, o preparador físico João Martins e o auxiliar técnico Vitor Castanheira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Em busca de pavimentar o caminho para mais uma conquista, Abel Ferreira comanda o Palmeiras nesta terça-feira (4), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores 2021, diante do Defensa y Justicia, no Estádio “Tito” Tomaghello, em Buenos Aires. Com duas vitórias nos dois primeiros jogos, o Alviverde lidera o grupo A da competição, com 6 pontos.

LEIA MAIS: