‘Nem todo mundo se sente representado por ela’, afirma pré-candidato à eleição no Palmeiras sobre Leila

Savério Orlandi reconheceu o favoritismo da oponente, mas revelou problemas que podem dificultar a vitória da empresária no pleito

O conselheiro vitalício do Palmeiras Savério Orlandi, postulante à vaga de candidato da oposição nas eleições presidenciais do clube, criticou a oponente, Leila Pereira, em entrevista ao UOL. Em sua opinião, a postura desagradável da empresária dentro do clube é um dos motivos de ela não se estabelecer como unanimidade.

– Nem todo mundo se sente representado por ela. Ela é antipática, não gosta de ser contrariada, é intempestiva. Pode escorregar em uma casca. Ela também tem usado muito o clube para eventos dela, e o associado que vai lá aos fins de semana não quer necessariamente lidar com isso – declarou.

– (O patrocínio da Crefisa) é um motivo de orgulho. Mas desde a chegada dela, eu a vi nesse processo de cooptação e de minar lideranças no clube, ameaçando com processos judiciais. Há um inconformismo dentro do clube com relação a essa postura dela. Assustou essas pessoas, que passaram a ter receio de sofrerem retaliações ao se oporem a ela – completou

Ainda sem ter protocolado a candidatura, o advogado espera fazer isso nos próximos dias, uma vez que sua adversária já iniciou a campanha para o pleito. Savério alega ainda que, embora só tenha sido confirmado no dia 16 deste mês, a campanha estava em andamento há certo tempo.

– Ela pode até ter oficializado a candidatura há uma semana, mas já apertou o botão da campanha há muito tempo. E a eleição é daqui a três meses, e eu não comecei ainda. Preciso poder ir no clube, fazer o corpo, apresentar minhas ideias – afirmou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Favorita ao cargo, Leila conta com o apoio de um forte setor no Alviverde e tem a situação ao seu lado. Para o ex-diretor, no entendo, a falta de homogeneidade no grupo político a qual a dona da Crefisa faz parte pode prejudicar sua candidatura no futuro.

– Hoje, ela não tem resistências. Mas vai chegar uma hora em que ela vai precisar compor uma chapa, por exemplo. E pessoas que achavam que teriam destaque ao lado dela podem ficar sem espaço. O grupo dela é muito heterogêneo, e esse tipo de desacordo pode minar a candidatura dela – explicou.

Por sua vez, ele destacou que tem grande capacidade de diálogo com todas as partes do clube, o que pode pesar decisivamente a seu favor. Apesar de não apresentar o mesmo potencial eleitoral da oponente, ressaltou também que a disputa está em aberto até o final.

– Eu sei que não tenho a popularidade dela ou do Paulo Nobre, mas tenho meu capital político. Não sou o favorito do Mustafá e de outras lideranças, mas tenho diálogo com todas as correntes. Os conselheiros não são os sócios, que vão eleger o presidente. Mas são um termômetro.

Confira outros trechos da entrevista.

Conflito de interesses de Leila Pereira

– A antecipação da renovação contratual é uma excelente medida para mitigação de um dos conflitos específicos da candidata, que é a possível mandatária e também seria patrocinadora. É a materialização do conceito que sempre defendi muitas vezes, desde a chegada dela em 2015: o relacionamento da Crefisa com o Palmeiras é pautado por um jogo de ganha ganha, o que dá segurança e interesse a ela, além de certeza de permanecer no negócio mesmo que não seja vencedora do eleição.

Parceria com a Crefisa

– É claro que o palmeirense se sente amparado pelo patrocínio da Crefisa, mas às vezes de um modo que beira a mendicância”, diz. “Como se ela estivesse fazendo um favor ao patrocinar o Palmeiras. Não tem qualquer benevolência no acordo. As empresas que ela tem são sólidas, é claro. Mas a Crefisa se beneficiou bastante do Palmeiras. E a FAM, que era modesta, tem hoje o tamanho da Uninove, por exemplo. E é claro que o Palmeiras teve importância nisso.

– O contrato de patrocínio dela com o Palmeiras é diferente de todos os contratos, prevê inclusive uso da imagem dos jogadores. Ela paga R$ 81 milhões, mas porque ela comprou todas as propriedades de patrocínio. O Palmeiras não pode negociar nenhum pedaço de seu uniforme com outra empresa” “A empresa que suceder a Crefisa na camisa do Palmeiras vai se beneficiar de um canhão de luz de exposição, imagine. Certamente haverá interessados.

Leila Pereira anunciou, no dia 16 deste mês, sua candidatura à presidência do Palmeiras. A oposição do clube, por sua vez, ainda não decidiu quem concorrerá com a empresária.

LEIA MAIS