O Derby

Eu fiz um texto motivacional a pedido do Palmeiras, em 2015. Na semifinal do Paulista, em Itaquera. Eduardo Semerjian narrou para o time. A edição foi do pessoal do clube. Foi preleção para o elenco naquele jogo que “acabou, Petros”, nas mãos de Prass, nos pênaltis.

Eu não vou fazer texto motivacional para domingo. Para eles, para vocês, para nós. Então era necessário. Domingo, bastam 100 anos de Derby. O primeiro dos 3 a 0 de Izzo em 1917 a isso que vivemos em Itaquera em 2015. 2000 Marcos históricos. 1999 santo, 1974 Divino, 1986 justo, 1993 da paixão palmeirense. 1993 misto no Rio-São Paulo, leite da Parmalat para nos alimentar no Brasileiro de 1994. 8 x 0 em 5 de novembro de 1933. O mesmo dia da volta em 2017. Como em 2016 a vitória no turno do enea foi no 12 de junho.

Só vive de passado quem tem história. Nós temos. Eles têm essa sina de dar errado com a gente. Nos grandes clássicos, quase sempre, quem precisa se superar são eles. Mesmo quando têm mais time (e tinham no Rio-São Paulo de 1993, e em 1999, 2000 e 2015), não levaram. Ou só a lavada com nosso jeito. E a jato.

Não sei quem tem mais time no domingo. Até sabia em janeiro. Depois desconfiei. Não acreditei no que não fomos e no que eles foram até setembro. Mas, nos últimos quatro jogos, fomos melhores. Estamos melhor. Mas ainda atrás. Ainda dependemos deles. O que não é de todo ruim.

Péssimo seria chegar na Arena Corinthians e achar que o campeão voltou, que sentimos cheirinho de deca, que já somos o que, em 2016, só gritamos a sete minutos do titulo de fato. E não com mais de dez rodadas antes do final do campeonato, como alguns torcedores do rival.

O BR-17 estava perdido. Estava decidido. Foi reaberto pelo que deixaram de jogar, pelo que passamos a jogar. Pode ainda não dar em nada. É o mais provável. Mas só de ainda poder mostrar o poder do futebol já vale um Derby. Façamos como quase sempre. Responder pela bola, não pela boca. Não se perder pela celebração de vitória cantada antes. Só o porco do gol de Viola em 1993 morre de véspera.

Vamos a Itaquera como Palmeiras. Para ganhar o Derby. O que vier depois não será lucro. Será o que vem antes mesmo do jogo. Ainda mais Palmeiras x Corinthians.

PS: o texto da preleção da semifinal de 2015 é o que segue abaixo:

“Sabe quem a imprensa achava que era favorito em 2000, na Libertadores? Perguntem pro São Marcos o que ele fez com nosso maior rival.

Um ano antes, sabem quem era o favorito pra todo mundo na Libertadores de 1999? O Marcão também lembra muito bem.

Sabe quem iria ganhar o Rio-São Paulo de 1993 com o time titular do Corinthians? Pergunte ao Edmundo, que acabou com o favoritismo deles liderando o nosso time misto.

Sabe quem a imprensa dizia que iria deixar o nosso time na fila, lá em 1993? O Evair soltou a voz naquele dia. Pergunte a ele quem foi campeão.

Em 1974 tinham 100 mil corintianos no Morumbi para ver o fim da fila de 20 anos sem títulos deles. Sabe quem ganhou mais um Paulista? O Ademir da Guia sabe. O Divino sabia tudo.

Sabe quem ganhou o primeiro clássico em 1917? Sabe quem tem mais vitórias no Derby?

Sabe quem pra sempre será lembrado por eliminar o time de melhor campanha em 2015?

São vocês! O Palmeiras! O Alviverde inteiro!!!

Toda essa história que é só nossa foram aqueles campeões que vestiram a nossa camisa que conquistaram e venceram.

São os palmeirenses como vocês. Eles que fizeram história. Os que venceram o maior rival. Ou melhor: os que ganharam dos favoritos. Os rivais que eram mais badalados e bajulados.

O Palmeiras é grande, já falou na estreia o nosso Zé Roberto. E o Verdão é enorme porque monstros como vocês fizeram o Palmeiras do tamanho da nossa paixão.

Vocês são campeões porque vocês são Palmeiras. E vocês vão ser ainda mais Palmeiras porque vocês serão campeões hoje e nas finais.

Muitos de vocês chegaram agora ao clube. Aqui no Palmeiras todos foram recebidos de braços e coração aberto. Parece até que vocês nasceram aqui. Por que vocês merecem esse carinho. Vocês têm mostrado pra todos que vocês dariam até a vida pelo nosso time.

Todas essas conquistas que eu contei são históricas. A de hoje será heróica!!!

Vocês são os caras do Palmeiras! Vocês são a alma do Verdão!

Vão pra campo agora! É só voltem para cá como vocês são! Campeões!!!

Só voltem a este vestiário ainda maiores do que vocês já são!!!

Quando vocês chegarem de volta saibam que não apenas conquistaram um lugar na final do campeonato! Vocês todos ganharam um lugar na história centenária do Palmeiras!

Vamos lá dentro ser Palmeiras!

Vamos Palmeiras! ”

 

 

E eles foram.