Opinião: ‘Palmeiras Sub-20 tem Campeonato Paulista para salvar semestre da categoria’

Desde julho,Verdão foi eliminado precocemente da CONMEBOL Libertadores e perdeu final do Campeonato Brasileiro

O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo normal nesta quinta-feira (07) e ficou com o vice-campeonato do Brasileirão Sub-20. Com a derrota, a equipe segue viva somente no Campeonato Paulista Sub-20, que passa a ser a grande missão contra o fracasso da categoria no segundo semestre de 2023.

Desde quando Lucas Andrade assumiu o time, em junho, após a saída de Paulo Victor Gomes, que foi ao México ser auxiliar técnico do América-MEX, o Sub-20 foi precocemente eliminado na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores e perdeu a grande decisão do Campeonato Brasileiro. Vivo no estadual, a equipe está na terceira fase, última antes do mata-mata, e pode fazer 12 jogos até o fim da competição e, consequentemente, o final da temporada.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A atual fase, que reúne 16 equipes em quatro chaves, colocou o Alviverde no ‘grupo da morte’. Os Crias da Academia duelam contra o Corinthians, arquirrival e reedição da semifinal do Campeonato Brasileiro, Portuguesa, algoz palestrino e responsável por eliminar a equipe na edição de 2022, e com o Água Santa, uma das sensações do torneio.

Desde o início da competição, o Palmeiras já disputou 16 partidas, somando 14 vitórias, um empate e uma derrota, com 54 gols marcados e 11 sofridos – os artilheiros do Alviverde no Paulista são o meio-campista Pedro Lima e os atacantes Daniel e Juninho, com seis tentos cada.

A Portuguesa, primeiro adversário na atual fase, vem de quatro jogos sem vencer, e faz campanha de altos e baixos. Em 2022, a Lusa foi responsável por eliminar os palestrinos nas quartas de final, após empate em 1 a 1 no Canindé e vitória por 3 a 2 no Allianz Parque, após os lusitanos abrirem 3 a 0 nos 45 minutos inicias.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jogador do Palmeiras tenta paradinha e tem pênalti anulado em final do Brasileirão Sub-20

O Água Santa, por sua vez, perdeu somente duas vezes em 16 jogos no estadual, após 12 partidas de invencibilidade. Na estreia da terceira fase, o time de Diadema venceu o Corinthians por 3 a 1. Na Copinha, em janeiro, o time já havia sido destaque ao eliminar o Atlético-MG e parar somente nas oitavas de final.

Já o com o Corinthians, o Palmeiras vai reeditar o confronto da semifinal do Campeonato Brasileiro, disputado em agosto, e vencido pelos palestrinos com placar agregado em 6 a 1, após vitórias por 5 a 1 e 1 a 0. O Verdão não perde para o rival em partidas oficiais do Sub-20 desde 2019 – são seis jogos de invencibilidade.

Ao todo, desde quando Lucas Andrade assumiu o comando da equipe, são 14 jogos, com oito vitórias, cinco empates e uma derrota, com aproveitamento de 69% dos pontos conquistados. Desde a mudança de comissão técnica, a equipe marcou 35 gols no período (média de 2.5 por partida) e sofreu 16 (1.1 a cada 90 minutos).

O próximo compromisso do Verdão pelo Campeonato Paulista é contra a Portuguesa, neste domingo (10), às 15h (de Brasília), no Estádio do Canindé, em São Paulo. O duelo é válido pela primeira rodada da terceira fase do estadual.