Sem jogadores oriundos das categorias de base na equipe titular, o Palmeiras empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG no Allianz Parque, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Com o resultado, o Verdão pode jogar por um empate com gols para se classificar à final em função da regra do gol qualificado.
Com média de idade de 30 anos, a equipe inicial de Abel Ferreira foi escalada com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Luiz Adriano. No banco de suplentes, seis dos 12 atletas disponíveis eram Crias da Academia, sendo que quatro deles (Danilo, Gabriel Veron, Wesley e Patrick) entraram no decorrer da partida.
Essa foi a primeira vez na temporada em que a equipe do treinador português atuou sem jovens criados nas categorias de base do clube na escalação inicial. Em todas as outras 51 partidas que o Verdão realizou durante o atual ano esportivo, pelo menos um atleta jovem estava em campo desde o apito inicial.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A situação havia ocorrido somente uma vez desde que Abel Ferreira assumiu o comando Alviverde, no empate por 1 a 1 diante do Grêmio, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro 2020. Embora o duelo foi disputado em janeiro de 2021, o confronto ainda era válido pela temporada do ano anterior.
O duelo diante do Tricolor Gaúcho não foi somente a primeira vez em que Abel escolheu uma equipe sem Crias da base, como também a única vez que isso ocorreu em toda a temporada passada no Palmeiras. Ao todo, contanto também as participações de Vanderlei Luxemburgo e Andrey Lopes, os jovens estiveram em 78 dos 79 confrontos da temporada mais vitoriosa da história do clube.
Consequentemente, o Verdão teve pelo menos um prata da casa em campo em todas as partidas das caminhadas rumo a Tríplice Coroa, ao longo das campanhas da Libertadores, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista em 2020.
Com 61% da lista de inscritos do Palmeiras na Libertadores sendo composta por jogadores que desde cedo frequentam a Academia de Futebol, foi justamente com Abel Ferreira que a equipe quebrou recordes de utilização das categorias de base em uma mesma partida. No duelo do Verdão diante o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista de 2021, foram a campo oito jogadores formados dentro do Verdão entre os 11 titulares.
Já na coletiva de imprensa após o empate, Abel esclareceu que a ação não foi planejada através da idade e que escolheu os jogadores apropriados para o estilo de jogo proposto no confronto diante do Galo.
– Eu olho para o que fazem nos treinos e jogos. Não tenho contrato nem com os mais experientes, nem com mais os jovens. Jogo quem eu entendo. Me pagam para tomar decisões. Vezes bem, vezes mal. A cobrança é igual para todos – analisou o treinador.
O jogo de volta entre Palmeiras e Atlético-MG está marcado para a próxima terça-feira (28), no Mineirão. Antes do duelo, o Maior Campeão Nacional ainda vai a campo contra o Corinthians no sábado (25) às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela vigésima segunda rodada do Brasileirão.
LEIA MAIS