Palmeiras R$ 20 milhões à frente do Flamengo. Confira o ranking dos maiores patrocínios do Brasil em 2020

Verdão ficou no topo entre os clubes que mais receberam dinheiro no ano passado

O crescimento de um time de futebol em geral não está limitado somente ao desempenho dentro de campo, mas também fora dele. E o ano de 2020 deixou em evidência muitas das dificuldades que os clubes brasileiros de futebol têm em gerar receitas através de patrocínios. Segundo um relatório de Amir Somoggi, da Sports Value, 2020 foi o pior período financeiro para as equipes brasileiras nos últimos anos.

O Palmeiras foi quem se saiu melhor, ao angariar uma receita de R$ 115 milhões em patrocínios, sendo seguida não tão de perto pelo Flamengo, que conseguiu R$ 95 milhões – um pouco mais atrás está o Corinthians, com R$ 71 milhões. No total, em 2020 as equipes da elite do futebol nacional somaram R$ 535 milhões em patrocínios, sendo este o pior resultado desde 2009, quando o faturamento ficou na casa dos R$ 405 milhões.

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Indo na contramão do futebol do Velho Continente, os clubes brasileiros estão faturando cada vez menos com marketing, mesmo que muitos deles tenham passado a receber o patrocínio de site de apostas online que são cada vez mais populares no país, sendo o Campeonato Brasileiro o torneio de grande expressão com mais clubes patrocinados por empresas desse setor. Ainda assim, os valores arrecadados por aqui são menores que em países como Portugal, Dinamarca e Bélgica.

A título de comparação, a liga mais competitiva do planeta, a Premier League consegue angariar US$1,9 bilhão com seus parceiros, enquanto no Campeonato Alemão, com suas 18 equipes da primeira divisão, esse valor chega aos US$1,6 bilhão. Os números no Brasil continuam em decréscimo, mesmo se incluirmos a CBF,  já que a seleção brasileira consegue “apenas” R$365 milhões de patrocínio. Se somado à quantia conseguida pelos clubes, o montante não chega nem ao R$1 bilhão, totalizando R$900 milhões. Talvez a crise sanitária que vem assolando o país seja a justificativa para tal decréscimo, associada a economia que não consegue se equilibrar há anos, o que acaba sendo refletido em todos os setores da sociedade, inclusive no esporte.

Veja abaixo o ranking dos 20 times brasileiros em receitas de patrocínios no ano de 2020:

1) Palmeiras – R$ 115 milhões11) São Paulo – R$ 16 milhões
2) Flamengo – R$ 95 milhões12) Athletico-PR – R$ 14 milhões
3) Corinthians – R$ 71 milhões13) Fluminense – R$ 10 milhões
4) Cruzeiro – R$ 33 milhões14) Ceará – R$ 8 milhões
5) Grêmio – R$ 33 milhões15) Fortaleza – R$ 7 milhões
6) Internacional – R$ 32 milhões16) Botafogo – R$ 6 milhões
7) Santos – R$ 24 milhões17) Coritiba – R$ 6 milhões
8) Atlético-MG – R$ 21 milhões18) Goiás – R$ 4 milhões
9) Bahia – R$ 18 milhões19) Atlético-GO – R$ 4 milhões
10) Vasco – R$ 17 milhões20) América-MG – R$ 2 milhões

Times brasileiros querem liga independente

Os clubes que disputam a série A do Campeonato Brasileiro apresentaram à CBF na terça-feira (15) a intenção de criar uma liga independente para organizar o torneio.  Dezenove equipes concordaram com a medida, e somente o Sport ficou de fora – pois estava sem um presidente no momento, e não por desacordo com a decisão. Segundo o comunicado, a decisão foi tomada com o intuito de criar uma liga de futebol no país que será fundada imediatamente para organizar e desenvolver economicamente o Campeonato Brasileiro. E os clubes das séries A e B estão convidados a integrar esta liga.

O anúncio também deixa claro que a decisão de formar essa liga é irreversível, e que a CBF ainda continuará tendo um papel fundamental na organização de todas as outras competições – somente o Campeonato Brasileiro não ficará mais sob a sua tutela.

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