Notícias Palmeiras

Palmeiras repete marca do início do século com eliminação na Libertadores

Assim como no triênio de 1999 a 2001, Verdão chegou em duas finais consecutivas e foi eliminado na semifinal posteriormente

Partida entre SE Palmeiras e Athlético-PR, válida pela semifinal (volta) da CONMEBOL Libertadores, no Allianz Parque, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)
Partida entre SE Palmeiras e Athlético-PR, válida pela semifinal (volta) da CONMEBOL Libertadores, no Allianz Parque, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras foi eliminado pelo Athletico-PR na semifinal da Libertadores de 2022. Após derrota por 1 a 0 em Curitiba, a equipe de Abel Ferreira lutou com um jogador a menos, mas sofreu o empate por 2 a 2 já nos minutos finais. O resultado, após duas finais consecutivas, iguala uma marca registrada no final da década de 90 e início dos anos 2000.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Campeão da competição continental em 1999, o Verdão repetiu a dose em 2000 e foi novamente à decisão após eliminar o Corinthians na semifinal do certame nacional. A terceira final consecutiva, no entanto, foi freada pelo Boca Juniors, que despachou, nos pênaltis, o time palestrino na semifinal de 2001, em jogo marcado pelas polêmicas de arbitragem.

A eliminação no Allianz Parque para o Athletico-PR faz com que a sequência de fases seja repetida. A grande diferença ficou pelo número de títulos conquistados. No primeiro triênio, o clube faturou somente em 1999 a copa continental, perdendo para o Boca Juniors em 2000. Já entre 2020 e 2022, o esquadrão de Abel Ferreira foi ao posto mais alto do pódio nas duas primeiras temporadas, batendo Santos e Flamengo respectivamente.

Em ambas as oportunidades o Palestra poderia igualar um feito único na história do futebol brasileiro. Somente o São Paulo conseguiu chegar a três decisões de maneira consecutiva, batendo a marca entre 1992 e 1994. No continente, Peñarol, Boca Juniors, América de Cali e Olimpia alcançaram a marca, enquanto Estudiantes e Independiente são os recordistas gerais com quatro finais seguidas.

O revés na eliminatória também cessou outra marca palestrina. O Verdão buscava a 11ª classificação seguida em mata-mata de Libertadores, o que ampliaria o recorde do clube na competição. No total, o Verdão disputou 45 confrontos eliminatórios na história da Libertadores, levando a melhor em 30 e sendo eliminado ou ficando com o vice 15 vezes.

Agora, o Palmeiras vira a chave para o Campeonato Brasileiro, competição na qual é líder com 51 pontos somados, sete a frente do segundo colocado, o Flamengo. A equipe de Abel Ferreira entra em campo já neste sábado às 21 horas (de Brasília) para enfrentar o Juventude, novamente no Allianz Parque.

LEIA MAIS:
Apesar de eliminação, temporada não acaba para Palmeiras, que busca título inédito com Abel
Opinião: Palmeiras não cansa de sofrer com arbitragem, e diretoria se mantém omissa
Gustavo Gómez balança as redes e se aproxima de marca histórica no Palmeiras

Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Na história: confira marcas de Weverton no Palmeiras Palmeiras hoje: Crias envolvidas em negociação por Paulinho, do Atlético-MG Saiba quem são os goleiros com mais jogos pelo Palmeiras Palmeiras hoje: Verdão tenta contratação de Paulinho, do Atlético-MG