Palmeiras se prepara para Libertadores e goleiros treinam com gás hélio: ‘Adaptação para altitude’

Verdão encara o Independiente Petrolero na próxima terça-feira (3), às 21h30 (de Brasília)

O Palmeiras iniciou, neste domingo (1), a preparação para a partida diante do Independiente Petrolero, pela Libertadores. Os atletas que participaram do confronto diante da Juazeirense, pela Copa do Brasil, fizeram recovery, enquanto o restante do elenco trabalhou no campo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Os goleiros, no entanto, realizaram um treino diferente. Pensando na altitude que será enfrentada pelo Verdão, os preparadores utilizaram gás hélio nas bolas, pois este é mais leve que o habitual.

– O gás hélio é mais leve que o gás colocado na bola normalmente e dá um pouco mais de velocidade e trocas de direções. É uma adaptação para aquilo que a gente vai encontrar lá na altitude. A primeira etapa foi aqui e vamos concluir no treino pré-jogo todas essas situações diferentes – disse Rogerião.

Além disso, Daniel Gonçalves, responsável pelo Núcleo de Saúde e Performance, explicou outros cuidados tomados pelo Maior Campeão Nacional já visando o embate pelo torneio internacional.

– As medidas em relação à altitude são para minimizar os efeitos negativos, já que eles ocorrerão sob o ponto de vista fisiológico, e também potencializar situações físicas como o aumento da velocidade dos corpos e da bola. Por conta da menor densidade do ar há uma diminuição na pressão de oxigênio, e então, os atletas tendem a ter dificuldades respiratórias, mas, por outro lado, a bola muda sua trajetória e sua velocidade. Quanto mais rapidamente nos adaptarmos a essas questões, sobretudo mental (de o atleta saber o quanto o seu corpo vai sofrer), melhor será a performance no jogo.

– As medidas já estão em prática há algumas semanas, como o monitoramento bioquímico e do sangue dos atletas, pois sabemos que o transporte de oxigênio dentro do corpo tem relação com as hemácias e com o ferro. Sendo assim, já tentamos corrigir isso por alimentação e medicamentos específicos. Implementamos também a hidratação fracionada ao longo do dia, já que a altitude aumenta a frequência respiratória e, por consequência, o ressecamento das vias aéreas e, com isso, uma desidratação maior

O Palmeiras viaja ainda neste domingo (1) e entra em campo na próxima terça-feira (3), às 21h30 (de Brasília), diante do Independiente Petrolero.

LEIA MAIS
Marcus Vinnicius destaca início no Palmeiras Sub-15: ‘Espero continuar ajudando’
Estêvão ‘Messinho’ brilha e Palmeiras vence no Paulista Sub-15 e Sub-17
Em boa fase, Marcos Rocha chega a 200 jogos com a camisa do Palmeiras