Palmeiras segura Rafael Navarro e Merentiel é o primeiro da lista para deixar clube
Avaliação interna é a de que atacantes mais jovens são prioridades, tanto que negociações por Rafael Navarro não evoluíram. Além dele, López e Endrick são as demais opções para 2023
O Palmeiras segue com o planejamento para a temporada de 2023 e o ataque é uma posição que também passa por ajuste. Com quatro atletas para função de camisa 9: Endrick, Rafael Navarro, Flaco López e Merentiel, o último é o que tem chances de deixar o clube no ano que vem.
Contratado do Botafogo no final de 2021, Navarro teve um primeiro ano difícil no Verdão. Foram sete gols marcados, todos na Libertadores, e mais críticas do que boas atuações. Apesar da não aprovação pública, o entendimento interno é de que o jovem de 22 anos evoluiu em vários aspectos e a maturidade natural da idade, aliada ao trabalho feito com a comissão técnica, dão a ele condições de fazer uma temporada em alto nível.
Enquanto Navarro é bem avaliado e com curva de ascensão iminente, Merentiel, de 26 anos, não causou a mesma impressão. Ele chegou mais de dois meses antes da abertura da janela de transferência do meio de ano e, mesmo com tempo para adaptação, não conseguiu mostrar o que era esperado, apesar de gols importantes na campanha do título brasileiro contra Red Bull Bragantino e Santos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Endrick lidera a preferência após ter chegado ao grupo como um fenômeno, tanto que terminou o ano como titular da equipe de Abel Ferreira. A comissão técnica portuguesa tinha expectativas altas quanto ao desempenho, porém o jovem de 16 anos surpreendeu pela capacidade, aumentando a concorrência no setor e deixando os demais para trás.
Rony é outro que aparece como uma das opções de Abel para jogar na função de 9, uma vez que atuou muito desta forma desde a chegada do treinador e sempre correspondeu. Neste momento, inclusive, é o primeiro atrás de Endrick quando a Cria não puder atuar. Com o garoto em campo, o camisa 10 passa a fazer a função pelo lado junto com Dudu.
Flaco López é uma esperança por sua qualidade demonstrada em treinos e a compreensão que seu rendimento vai melhorar após a mudança de um clube pequeno da Argentina para outra realidade no Brasil. López e Navarro têm a mesma idade e, internamente, são vistos como atletas em evolução, o que deixa Merentiel como o último da lista. Rafael Navarro despertou interesse de Internacional, Cruzeiro e Famalicão, de Portugal, porém preferiu pela permanência.
O uruguaio tem recebido sondagem, como a do Coritiba, mas que não evoluiu. O Palmeiras só vai liberar o atacante caso apareça alguma condição de empréstimo que seja vantajosa para todas as partes, mas tem clareza que ele é o último da fila. A saída também alivia a lista de estrangeiros, uma vez que o elenco atual possui seis atletas. Além de Merentiel e López, o grupo conta com Gustavo Gómez, Atuesta, Piquerez e Kuscevic.
LEIA MAIS:
Contrato de Lucas Lima chega ao fim