Palmeiras vence São Paulo no Morumbi e garante classificação no Paulistão

Em bom primeiro tempo, Rony marcou o gol do Verdão; equipe de Abel Ferreira suportou pressão na segunda etapa

O Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi e garantiu a classificação às quartas de final do Paulistão. Rony marcou o gol da vitória aos 10 minutos do primeiro tempo. Foi a primeira vitória sobre o rival no estádio desde 2018 e fez o Verdão seguir como líder geral e único invicto do torneio, tendo sofrido apenas um gol em nove partidas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

PRIMEIRO TEMPO

O Palmeiras começou melhor o Choque-Rei, ganhando as divididas e tomando conta da posse de bola no Morumbi. Foram três grandes chances criadas contra nenhuma do São Paulo na etapa inicial.

Logo aos 7 minutos, Piquerez cruzou da esquerda e Veiga finalizou forte de primeira, mas foi bloqueado. No rebote, Wesley acertou a trave do goleiro Tiago Volpi. Menos de três minutos depois, Marcos Rocha fez o cruzamento do outro lado, Rony antecipou a marcação de Arboleda e cabeceou novamente na trave, mas a bola bateu nas costas do goleiro adversário e entrou. Vantagem merecida pelo Verdão, que tinha quase 80% de posse de bola até então.

À frente no placar e confortável em campo, a equipe de Abel Ferreira recuou a marcação, atraiu o São Paulo e preparou o contra-ataque. Embora a jogada não tenha chegado a acontecer com sucesso, o Alviverde criou mais uma chance de perigo aos 26 minutos. Dudu deu lindo passe de calcanhar e deixou Rony cara a cara com Volpi. O camisa 10 estufou a rede, mas estava em posição de impedimento.

Nervoso e errando muitos passes, o time da casa passou a ficar mais com a bola (56 a 44% na posse), mas só conseguiu incomodar Weverton no último lance do primeiro tempo. Igor Gomes chutou de longe e o goleiro palestrino fez boa defesa.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa seguiu a mesma toada do final da primeira. O São Paulo com a bola sem conseguir criar chances claras e o Palmeiras se defendendo, no aguardo do contra-ataque fatal. Chutes de longe assustavam, mas Weverton estava seguro. No entanto, o adversário tomou conta das ações.

O primeiro contra-ataque do Verdão veio aos 10 minutos. Rony arrancou pela esquerda, inverteu para Dudu e entrou na área para finalizar, mas o passe do camisa 7 acabou interceptado no último instante. Aos 19, o rival levou perigo quando Weverton espalmou cobrança de falta para o meio da área, mas se recuperou fazendo grande defesa no rebote.

Rogério Ceni já havia feito quatro alterações quando Abel resolveu mexer no Palmeiras, aos 23 minutos, colocando Jailson, Gabriel Veron e Breno Lopes nos lugares de Zé Rafael, Wesley e Dudu, respectivamente.

Aos 30, Marquinhos arriscou novo chute de longa distância e foi a vez do Verdão ser salvo pela trave. Acuado, Abel tirou Raphael Veiga para a entrada de Atuesta. Pouco a pouco, o Alviverde passou a tentar ganhar tempo e ver a bola rodar de um lado para o outro em sua grande área. Nas raras escapadas, o sistema ofensivo errava o último passe.

Aos 35 minutos, o lateral Rafinha recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso por pé alto em Rony, gerando a ira dos torcedores e dos jogadores do São Paulo. Com um a menos, a pressão perdeu intensidade.

O Palmeiras resistiu até o fim e frustou os mais de 45 mil torcedores rivais no Morumbi. Abel Ferreira venceu Rogério Ceni pela primeira vez desde que chegou ao Maior Campeão Nacional. O resultado leva o Verdão aos 23 pontos, agora classificado, líder garantido do Grupo C e também com vantagem na primeira posição geral.

LEIA MAIS