Projeto Giovani: Palmeiras faz trabalho especial para Cria se firmar no profissional

Comissão técnica e Núcleo de Saúde e Performance têm plano específico com atacante de 18 anos durante atividades na Academia de Futebol. Jogador é um dos destaques da nova geração

O Palmeiras tem desfalques no elenco profissional e Abel Ferreira tem levado, gradativamente, garotos das categorias de base para compor o banco de reservas durante a maratona de jogos entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Um dos nomes mais esperados pela torcida neste momento é o de Giovani, Cria da Academia e presente no atual processo de transição.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A ausência do atacante entre os relacionados para a partida contra a Juazeirense, na última quarta-feira (11) em Londrina, gerou uma série de questionamentos por parte da torcida e uma hora antes do confronto começar, o Palmeiras confirmou que o garoto de 18 anos ficou fora em razão de uma entorse no tornozelo direito.

Apesar de parecer que Giovani está fora da rota de escolhas de Abel, o NOSSO PALESTRA apurou que o Palmeiras tem tido um cuidado mais do que especial com Giovani. Um trabalho realizado em conjunto entre comissão técnica e o Núcleo de Saúde e Performance têm dado atenção extra a um dos destaques do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistado em janeiro.

Um processo de ganho de massa muscular, treinamentos de força e potência, além de trabalhos específicos como aprimorar a parte técnica do pé não-dominante têm sido frequentes nas atividades de Giovani na Academia de Futebol. Abel e todos os envolvidos têm tomado todas as precauções para gerir as etapas e fazer com que o atacante suba para a equipe de cima o mais pronto possível e, assim, conseguir ter uma sequência entre os profissionais.

O fato de exemplos recentes como Gabriel Veron e Gabriel Silva, mostram o quanto é necessário ter um cuidado especial com Giovani. Veron subiu para os profissionais no final de 2019, ainda com Mano Menezes, mas sofreu com lesões e só conseguiu ter uma sequência justamente com Abel na atual temporada, tanto que estava na condição de titular até se lesionar na goleada por 5 a 0 sobre o Independiente Petrolero, na Bolívia. Ele teve um edema na coxa esquerda, porém tem feito trabalho de transição física e o retorno está próximo.

O Palmeiras, a pedido da comissão, recusou uma oferta com valores bastante altos vinda do futebol holandês por Giovani por acreditar que há para ele um projeto de carreira maior e mais robusto do que uma saída precoce poderia proporcionar. O jogador tem ciência do momento que vive e dos processos pelos quais tem passado nessa busca de estruturar sua ascensão ao time de cima.

O sucesso de Danilo, que foi promovido ao time profissional com idade um pouco mais avançada que alguns colegas, e seu sucesso já muito grande aos 21, mostram e dão exemplo ao clube como a maturidade física é fundamental para que as Crias sigam tendo histórias de sucesso. O retorno de Veron ao time titular é outro exemplo que pesa nas decisões sobre jovem atacante e demais nomes das categorias de base.

A presença de Giovani no banco de reservas faz parte do processo de transição como tem acontecido, porém o Palmeiras só decidirá tornar constante a presença dele no time de cima quando todas as etapas do trabalho especial forem concluídas, ainda mais porque a atual gestão técnica entende que pode aguardar por ele sem queimar etapas ou precipitar o movimento de promoção.

LEIA MAIS
Abel alcança marca de 20 classificações em mata-mata