San Lorenzo pede desculpas ao Palmeiras por ato de racismo e avisa que suspenderá torcedora

Clube argentino repudiou comportamento e anunciou que investigará caso na arquibancada

O San Lorenzo publicou nota oficial nesta quinta-feira (4) em repúdio ao ato de racismo cometido por torcedora no Nuevo Gasometro, em Buenos Aires, na partida contra o Palmeiras nesta quarta-feira (3). Uma mulher imitou um macaco em direção à torcida do Palmeiras nas arquibancadas do estádio.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcedora do San Lorenzo faz gestos racistas contra torcida do Palmeiras

No texto, o clube argentino avisou que suspenderá os direitos sociais e desportivos da torcedora assim que identificada. Além disso, anunciou que levará o caso ao Tribunal de Ética e Disciplina caso a mulher seja sócia do clube.

Ao final da nota, o San Lorenzo pediu desculpas aos torcedores do Palmeiras pelo ocorrido e afirmou estar à disposição do time brasileiro para prestar informações da investigação. Os argentinos ratificaram que os atos de preconceito precisam ser banidos do esporte.

A partida entre os clubes, válida pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, terminou empatada em 1 a 1. Eles dividem o Grupo F com Independiente del Valle-EQU e Liverpool-URU.

Confira a nota do San Lorenzo na íntegra.

“Sociedade Esportiva Palmeiras,

Favor ser informado do seguinte:

Tenho o prazer de escrever para os senhores a fim de chamar sua atenção para o seguinte: que, em vista do incidente repudiável que ocorreu em nossa unidade Sul, Setor N, em que uma mulher realizou ações racistas contra vocês, estamos comprometidos com sua imediata identificação.

Uma vez que isso tenha sido feito, procederemos sem mais delongas à suspensão preventiva de seus direitos sociais e esportivos no caso de ser sócia. A impossibilidade de entrar em qualquer instalação do clube no futuro, no caso de não ser sócia. Caso ela seja associada, enviaremos seu registro, juntamente com o material gráfico, ao nosso Tribunal de Ética e Disciplina para que adotem as medidas que julgarem adequadas.

Gostaríamos de deixar claro nosso repúdio absoluto a ações como as mencionadas acima. entendendo que o futebol sul-americano e mundial deve erradicar de uma vez por todas atitudes como essas que vão contra toda a camaradagem esportiva e em nossa convicção de que o futebol é uma base integradora, como demonstraram os fundadores do Club Atlético San Lorenzo de Almagro, e longe de questões que nada têm a ver com um feito esportivo.

Aproveitamos a oportunidade para oferecer nossas mais sinceras desculpas a todas as pessoas do Clube Palmeiras, por meio de vocês, disponibilizando em breve os resultados finais de nossa investigação e declarando expressamente que o Club Atlético San Lorenzo de Almagro não endossa, ratifica ou compartilha atitudes como as que ocorreram. O racismo, a xenofobia e a intolerância não fazem parte dos valores que pretendemos inculcar em nosso clube e o afirmaremos defendendo o respeito universal por uma convivência saudável e por todas as diferenças raciais, de sexo, etnia, idioma, religião e cultura.

Sem outros detalhes, envio-lhe meus melhores cumprimentos com minha mais distinta consideração”.