Um ano do bicampeonato: Breno Lopes relembra lance eterno pela Libertadores

Em 30 de janeiro de 2021, há exatamente um ano, o Palmeiras conquistou seu segundo título da Liberta com gol do atacante nos acréscimos

Em 30 de janeiro de 2021, Breno Lopes subiu mais alto que Pará, defensor do Santos, e testou a bola da final da Libertadores para o fundo da rede. O lance eterno, que aconteceu exatamente há um ano, mudou a história do atacante e sacramentou o bicampeonato ao Verdão. Em depoimento ao site do Palmeiras, o jogador relembrou momentos daquela tarde de sábado no Maracanã.

 – Quando o Rony dominou o lançamento do Danilo, no lado direito do campo, já corri para a área. O cabeceio não é meu forte, mas treino muito. E, naquele momento da partida, tinha de tentar algo diferente. Assim que partiu o cruzamento, percebi que o goleiro ameaçou sair, mas não saiu. Tomei impulso, abri bem os olhos e cebeceei no contrapé dele. A bola beijou a bochecha da rede.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O gol de Breno Lopes, aos 53 minutos do segundo tempo, é o mais tardio da história da Libertadores em uma final. Segundo o atacante, estar naquela posição do campo não fazia parte do roteiro. A troca de lugares durante o jogo foi um pedido de Rony.

– Nos acréscimos, o Rony foi ao nosso banco de reservas para beber água. Bastante cansado, me perguntou se podíamos trocar um pouco de posição: ele ficaria na ponta direita, perto da área técnica, e eu iria para a esquerda. Falei ‘tudo bem’, sem imaginar que aquela mudança momentânea faria toda a diferença na minha vida.

Breno Lopes é mineiro de Belo Horizonte. Teve passagens pela base do Cruzeiro, mas foi no São José (RS) que conseguiu se consolidar no futebol. Antes de chegar ao Palmeiras, o herói do bicampeonato também teve passagens por Joinville, Athletico Paranaense e Juventude. A chegada ao Verdão aconteceu em novembro de 2020.

– Sendo sincero, quando meu empresário me contou do interesse do Palmeiras, não dei muita bola. Não criei expectativa para não me frustrar. E tem outra: eu já estava acertado com um time do Japão. Viajaria para lá em fevereiro. Ou seja, se o Palmeiras não aparecesse no meu caminho, eu estaria agora do outro lado do mundo.

O jogador também relembrou que após a chegada ao Verdão, foi bastante contestado pelas primeiras atuações na equipe. Breno só foi balançar as redes pelo Palmeiras diante do Vasco, três dias antes da final no Maracanã. Ter desencantado no jogo anterior, foi importante para ganhar confiança e ter a chance de sua vida na decisão continental.

– O professor avisou que o Gabriel Menino sairia e me pediu para colocar intensidade no jogo, aproveitando as costas do lateral-esquerdo do Santos. Antes da substituição, ele ainda arriscou uma profecia. Você pode não acreditar, mas é verdade: o Abel falou para eu me preparar porque faria o meu segundo gol com a camisa do Palmeiras – o primeiro tinha saído três dias antes, contra o Vasco.

Com Breno Lopes à disposição, o Palmeiras volta a campo já nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), diante do Água Santa, no Allianz Parque.

LEIA MAIS