Categorias de base

Vitinho destaca estreia como profissional pelo Palmeiras: ‘Nada supera o trabalho’

Titular contra o Athletico Paranaense, polivalente jogador se destaca nas categorias de base do Verdão

Vitinho em ação pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)
Vitinho em ação pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)

Com o elenco principal de férias, o Palmeiras utilizou muitas Crias da Academia no empate em 0 a 0 contra o Athletico-PR, na última segunda-feira (6). O time contabilizou a menor média de idade da história do Brasileirão de pontos corridos com 20 times – 19,8 anos.

O técnico da equipe Sub-20, Paulo Victor Gomes, comandou a equipe principal e promoveu algumas estreias de Crias da Academia, como o atacante Vitinho. Presente no banco de reservas na vitória sob o Cuiabá, o jovem de 18 anos foi titular em Curitiba e teve uma boa atuação, com uma bola na trave e outras duas finalizações.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Após o embate e a sólida apresentação individual e coletiva da equipe, o atleta destacou a importância do jogo na sua carreira e o desempenho do grupo em entrevista EXCLUSIVA ao NOSSO PALESTRA.

– Estou muito feliz pela minha estreia como profissional neste grande clube, onde muitos garotos da base têm surgido e ganhado destaque no profissional. Fico feliz também pelo desempenho da equipe diante de um time que acabou de ser campeão da Sul-Americana e é finalista da Copa do Brasil. Foi uma experiência incrível que vai ficar eternizada na minha memória – destacou o jovem.

Vitinho em ação pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)

Dentro de campo os 90 minutos, Vitinho terminou o jogo três finalizações, cinco cortes, três interceptações e 65% de aproveitamento nos passes. Ainda no primeiro tempo o jovem quase abriu o placar, cabeceando a bola na trave do goleiro Santos. Ao NP, o camisa 57 contou a emoção que sentiu ao ver a bola passando rente à meta do arqueiro.

– Foi uma boa saída da nossa equipe, conseguimos chegar a essa boa chance no jogo, onde vi o Garcia em uma situação boa para fazer o cruzamento e tive a felicidade de antecipar aquela bola e quase abrir o placar para nossa equipe. Infelizmente foi por pouco que não saiu o gol – relembrou.

Aberto pelo lado esquerdo tendo Giovani e Gabriel Silva como companheiros na ataque, o jovem nascido em 2003 mostrou toda sua polivalência ao longo do duelo, somando bons números defensivos e presente em diversas áreas do campo, como mostra seu mapa de calor.

Mapa de calor de Vitinho diante do Athletico Paranaense (Via: SofaScore)

Atuar em mais do que uma função é um dos grandes trunfos do jogador no Palmeiras. Titular com Paulo Victor Gomes no Sub-20, Vitinho se encaixou em diversas posições ao longo da temporada. Atacante de origem, ganhou chances como lateral-esquerdo ainda sob o comando de Wesley Carvalho. Após a saída do treinador, em agosto, voltou à ponta, mas também atuando por vezes como o centroavante da equipe.

– Uma das minhas características dentro de campo é poder atuar em diversas posições, seja ali na frente ou até mesmo na lateral, como já tinha feito em alguns jogos do Sub-20. Confesso que me sinto bem e confortável em jogar ali na frente, podendo ajudar a equipe a agredir mais a defesa adversária. Mas não importa qual seja minha função em campo, sempre vou dar o meu melhor para ajudar o Palmeiras – analisou o polivalente jogador.

Terceiro colocado do Brasileirão e não podendo mais ser ultrapassado e nem conquistar a segunda posição, o Alviverde chegou aos 63 pontos conquistados após o empate fora de casa e chegou ao quatro jogo seguido sem derrota. Para Vitinho, a expectativa para o restante da competição e já planejando o futuro no Campeonato Paulista é de trabalho para estar mais vezes ao lado do plantel principal de Abel Ferreira.

– Acredito que nada supera o trabalho e a cada dia que passa estou aqui trabalhando para poder ganhar mais chances entre os profissionais e se Deus quiser em breve estar atuando mais vezes no time principal – concluiu.

Novamente com a equipe recheada de atletas das categorias de base, o Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima na quinta-feira (9), às 21h30 (de Brasília) contra o Ceará, na Arena Barueri. A partida marca o final da temporada de 2021 para o Verdão.

LEIA MAIS