Segundo compilado realizado pela ESPN, diferentes treinadores exaltaram e questionaram o trabalho do português no Palmeiras
- Agradeço o elogio do Abel, mas quem ganhou (a Libertadores) foi ele. A minha ajuda foi até aquele momento, deixei o Palmeiras líder geral, isso foi importante para a sequência de jogos. Só não consigo entender que dizem que Luxemburgo saiu porque não conseguiria melhorar.
- Ele está fazendo um trabalho muito bom. É um trabalho diferenciado. Um trabalho que é ganhador. E não é fácil, porque ele está ganhando muitos títulos e o time dele joga bem. Tem caras igual o Dudu que vai para cima, o Rony que é pequenininho e vai pra cima também. Então, ele é treinador pronto? Nenhum deles é. Todos têm seus defeitos. Ele também está em formação. E ele sabe disso e reconhece isso. Tem muita personalidade e ele fala mesmo. O trabalho dele no Palmeiras está sendo excelente.
- O trabalho dele fala por si só. Eu repito aqui e falei na semana passada. Ninguém ganha duas Libertadores por acaso. Ele deve ter suas qualidades. Nunca tive outros enfrentamentos com ele. No Flamengo acho que três vezes. Cinco vezes que nos enfrentamos, foram os contatos que tivemos. Mas é um cara competente para montar uma equipe em um sistema de jogo, são jogadores rodados, ele tem material humano para jogar com três defensores, lateral. Mas isso tem muito da criatividade do técnico. Ele merece tudo o que está vivendo, porque ninguém ganha por acaso.
- Abel é o maior treinador que o Palmeiras já teve em todas as épocas... Conseguiu os títulos, conseguiu fazer com que esses jogadores trabalhassem pelo clube com alegria, com satisfação e pensamento pelo Palmeiras que, quem sabe, nós não conseguimos passar.
- Ele (Abel Ferreira) não tem nada para aprender, não. Ele já tem duas Libertadores e acredito que seja um dos maiores vencedores do torneio. O Palmeiras, com Abel, faz campanhas espetaculares. E não é só a campanha, mas a forma de dirigir, o envolvimento dos jogadores. O Abel criou um ambiente espetacular. Não quero que isso soe mal… mas, por conta das duas Libertadores, o Abel já deu muito mais para o Palmeiras do que eu, com uma Libertadores.
- O Palmeiras tem grandes jogadores, não é por nada que está em duas finais (Copa do Brasil e Libertadores). O Abel vem fazendo um trabalho maravilhoso, rapidamente. Até dei os parabéns para ele, é importante um treinador estrangeiro chegar e ter sucesso. Ele conhece bem a equipe do Grêmio, como o Grêmio conhece bem o Palmeiras.
- Após o jogo entre Inter e Palmeiras, no Beira-Rio, eu tinha acabado de fazer a conferência de imprensa, estou indo para o vestiário, e está saindo do vestiário dele o Abel Ferreira. Eu conversei com ele por 10 minutos. Eu simplesmente me encantei. A maneira de interpretar como foi o jogo, o que ele falou que nós tivemos de muito forte, o que eles tiveram de mais fraco. Ganhou uma Libertadores, uma Copa do Brasil, e daqui a pouco ele é julgado por sistemas táticos. Esses anos todos, nenhum repórter na Europa pergunta ao treinador porque ele usou três centrais, porque isso simplesmente não interessa.
- Quem sabe disso é o treinador, cara, que está no dia a dia... É muito bom esse contato (com estrangeiros), então acho que a gente precisa ter um pouco mais de respeito. Um pouco mais de carinho com os caras. Parece que começaram a julgar o meu xará de uma maneira totalmente adversa, contra aquilo que me mostrou em 10 minutos. Abel Ferreira, além de ótimo treinador, é um caráter excepcional. Eu estava engasgado com isso, porque é um cara que merece.
- Quando você bate palma para o árbitro está querendo literalmente sacanear o juiz. Então, é uma coisa que me revolta como treinador, como brasileiro. Porque vem no nosso país e está desrespeitando nosso país, nossos árbitros, dizendo que ele é cego, xingando de tudo quanto é nome e nada aconteceu.
- Qual o técnico estrangeiro que tem condições para assumir a seleção brasileira? O Abel, você vai me desculpar, não ganhou p*** nenhuma na vida. Quem ganhou foi o Mourinho, o Guardiola e o (treinador) do Liverpool.
- Você percebe no Palmeiras o quanto tem o dedo do Abel Ferreira. Gosto muito do que ele tem feito e a maneira como organiza o time de acordo com o adversário.