Arquivos Analise - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/analise-2/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Sun, 05 Nov 2023 03:36:23 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 Análise: Endrick é responsável por ‘fórmula do sucesso’ no Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/brasileirao/analise-endrick-responsavel-sucesso-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/brasileirao/analise-endrick-responsavel-sucesso-palmeiras/#respond Sun, 05 Nov 2023 07:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=140832

Abel Ferreira aposta em formação que conta com camisa 9 como peça fundamental em busca de título brasileiro

O post Análise: Endrick é responsável por ‘fórmula do sucesso’ no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras venceu o Athletico por 1 a 0 na Arena Barueri, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol que fez o Verdão alcançar o Botafogo na liderança do torneio, com 59 pontos, foi marcado por Endrick, que “puxa” responsabilidade de “fórmula do sucesso” da equipe na reta final.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Apesar de não poder contar com Murilo e Gustavo Gómez, suspensos, Abel Ferreira manteve o esquema com três zagueiros com Luan, Naves e Marcos Rocha. Essa formação abre espaço para que os meio-campistas possuam liberdade atrás da primeira linha de marcação dos adversários.

Ríos e Veiga giram em cima dos marcadores e encontram mais espaços para que Endrick e Breno Lopes se movimentem para a recepção no ataque. Rocha entrou bem na cobertura de Mayke, que avançava com Piquerez pelas beiradas do campo. O camisa 2 anulou Canobbio e teve destaque por vencer praticamente todos os duelos que disputou no setor — que foi seguro durante todo o jogo.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol de Endrick em vitória do Palmeiras sobre o Athletico

A formação que Abel vem utilizando faz com que o Palmeiras assista todo o jogo de frente, afastando a marcação e encontrando margens para bolas em profundidade. Endrick, inclusive, tem a velocidade explorada, distraindo os adversários com arrancadas e criando chances claras com talento individual.

O camisa 9 tem uma responsabilidade enorme para que o time obtenha sucesso jogando com esse esquema, já que praticamente todo o jogo passa pelos seus pés. São 12 partidas atuando como titular e oito gols marcados no Brasileirão até aqui, empatado com Veiga na artilharia ainda que com menos minutos.

Além dos planos do professor português, a “fórmula ideal” das cinco vitórias consecutivas possui parte especial com o nome do garoto, que sabe se posicionar em campo, que tem recurso, que assumiu a titularidade com méritos para tal e que acumula vitórias em duelos, passes certos e faltas sofridas – que desconcertam marcadores.

Palmeiras ainda possui seis jogos para buscar o título brasileiro, mas fato é que, com Endrick, os caminhos podem ficar mais fáceis de serem encontrados.

O post Análise: Endrick é responsável por ‘fórmula do sucesso’ no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/brasileirao/analise-endrick-responsavel-sucesso-palmeiras/feed/ 0 Análise: Endrick é responsável por 'fórmula do sucesso' no Palmeiras Abel Ferreira aposta em formação que conta com Endrick como peça fundamental do Palmeiras em busca de título brasileiro Analise,Brasileirão,Endrick,Palmeiras,Verdão,palmeiras Palmeiras hoje: Chelsea avança pela contratação de Estêvão Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras
Análise: Palmeiras acumula atuações ineficazes no segundo tempo https://nossopalestra.com.br/palmeiras/brasileirao/analise-palmeiras-atuacoes-ineficazes-segundo-tempo/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/brasileirao/analise-palmeiras-atuacoes-ineficazes-segundo-tempo/#respond Mon, 09 Oct 2023 07:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=137631

Verdão não vence há cinco jogos consecutivos e vive momento conturbado na única competição que restou

O post Análise: Palmeiras acumula atuações ineficazes no segundo tempo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Na noite deste domingo (8), o Palmeiras sofreu uma derrota por 2 a 1 para o Santos pelo Campeonato Brasileiro. O resultado deixa a equipe de Abel Ferreira sem vitórias há cinco jogos consecutivos, algo negativo mas dentro do normal para quem sempre faz um bom primeiro tempo e cai no segundo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Abel Ferreira entrou em campo com a escalação tão pedida pela torcida, com três atacantes: Kevin pela esquerda, Endrick pela direita e Rony como centroavante. Naturalmente, a equipe foi mais agressiva, mais talentosa, menos previsível. Sem tanto “chuveirinho” na área, boas jogadas foram criadas.

Foram 15 finalizações, sendo quatro diretas ao gol, com uma bola no travessão e uma nas mãos de João Paulo, além de um gol marcado por Zé Rafael. O Palmeiras foi melhor durante toda a etapa inicial, ainda que tenha sofrido o empate e não “matado” o jogo. Foi um time solto. Mas no segundo tempo todos os problemas foram colocados à prova.

O treinador optou por mudar praticamente todas as peças do meio-campo, além de tirar o zagueiro Murilo para colocar o atacante Luis Guilherme. Jogadores como Veiga e Gabriel Menino não tiveram as melhores atuações, erraram passes simples na intermediária e comprometeram.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcida protesta contra Leila Pereira e Anderson Barros antes de clássico

Defesa “desligou” justamente nas duas vezes que custaram. Gustavo Gómez partiu para o ataque com frequência, sendo que, na maioria das vezes, isso acontecia em posição de impedimento. Weverton, inclusive, começou a tentar cabeceios na área nos últimos minutos.

Flaco López não entrou bem, parecia fora de sintonia e não conseguiu criar nada. Nesse período, somente dez finalizações do Palmeiras, sendo que apenas duas foram corretas.

O costumeiro “apagão” do time nos 45 minutos finais é um reflexo do que foi feito nos bastidores do clube. Atletas desgastados física e mentalmente, garotos que precisam de ainda mais tempo em campo para criarem “casca” para esses momentos e um treinador que não recebeu opções que lhe eram de direito para tentar algo diferente.

As falhas no “planejamento” custaram as principais competições e agora comprometem a única que restou. Ou o clube volta a se encontrar em sintonia, sem desejos e projetos pessoais acima disso, ou 2023 terminará para ser esquecido.

O post Análise: Palmeiras acumula atuações ineficazes no segundo tempo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/brasileirao/analise-palmeiras-atuacoes-ineficazes-segundo-tempo/feed/ 0 Análise: Palmeiras acumula atuações ineficazes no segundo tempo Palmeiras não vence há cinco jogos consecutivos e vive momento conturbado na única competição que restou Analise,Brasileirão,Palmeiras,Segundo Tempo,Verdão,palmeiras Palmeiras hoje: Chelsea avança pela contratação de Estêvão Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras
Análise: Insistência em erros compromete temporada do Palmeiras até aqui https://nossopalestra.com.br/palmeiras/libertadores-da-america/analise-insistencia-erros-temporada-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/libertadores-da-america/analise-insistencia-erros-temporada-palmeiras/#respond Fri, 06 Oct 2023 08:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=137229

Verdão foi eliminado da Libertadores após perder para Boca Juniors nos pênaltis no Allianz Parque

O post Análise: Insistência em erros compromete temporada do Palmeiras até aqui apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Com um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Palmeiras foi eliminado da Libertadores após perder por 4 a 2 nos pênaltis para o Boca Juniors, no Allianz Parque. Ainda que o time esteja vivo na corrida pelo Brasileirão, a temporada, até aqui, foi comprometida por uma série de fatores.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Ver a janela de transferências do meio do ano sendo fechada sem nenhum reforço já demonstrou que o segundo semestre palmeirense passaria por mais baixos que altos. Houve falha no planejamento, coisa que o próprio diretor de futebol Anderson Barros admite. Ele e a presidente Leila Pereira falharam em não repor elenco, principalmente após a ausência de Dudu, e falharam ao apostar em um banco repleto de jogadores inexperientes, que ainda precisam de lapidação, como a “salvação”.

Mas essa salvação poderia ter acontecido já que, não ironicamente, os “imaturos” e “crus” foram responsáveis pelas principais chances claras do Palmeiras contra o Boca. Abel insistiu na Bombonera – e em todos os outros jogos – em uma formação que deixou de dar frutos há algum tempo, com Marcos Rocha na cobertura da lateral-direita e Mayke como ponta, e assim o fez no primeiro tempo no Allianz.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jornalistas argentinos são acusados de racismo após eliminação do Palmeiras

No segundo, optou pelas entradas de Kevin, Endrick, Luis Guilherme e Fabinho, e as Crias simplesmente mudaram a cara da equipe. Já com três atacantes, o time alviverde conseguiu ter a velocidade dos garotos, o talento individual, agressividade e as oportunidades mais claras, que saíram dos pés dos mesmos, mas que os mais experientes não souberam aproveitar.

Com jogadores agudos pelos lados, a defesa do Boca foi aberta e Endrick teve espaço para jogar por dentro. Mas Raphael Veiga desperdiçou pênalti decisivo, Artur foi praticamente nulo – assim como Marcos Rocha -, Mayke como ponta não rendeu, e o ataque/armação, mais uma vez, foi ineficiente antes das entradas dos meninos oriundos da base. O Alviverde não impôs ritmo de jogo, ficou rendido.

O camisa 9 não é banco no Palmeiras. Se o treinador o colocasse em campo, com o “simples” sendo feito na formação, com cada um em sua devida posição, as coisas poderiam ter sido diferentes. Insistir em bolas alçadas na área, toques para trás e inversões foi um erro. Dessa vez a “teimosia” custou caro e o “se” não deve mais entrar em questão.

A temporada até aqui está em “xeque”. A luta pelo Brasileirão não é impossível, mas se torna ainda mais complicada se a insistência nos erros permanecer. Um fim de ciclo à altura seria o completo oposto do que hoje está acontecendo. Se houve uma desconexão no meio do caminho, que ela retorne o mais breve possível.

O post Análise: Insistência em erros compromete temporada do Palmeiras até aqui apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/libertadores-da-america/analise-insistencia-erros-temporada-palmeiras/feed/ 0 Análise: Insistência em erros compromete temporada do Palmeiras Palmeiras foi eliminado da Libertadores após perder para Boca Juniors por 4 a 2 nos pênaltis no Allianz Parque Abel Ferreira,Analise,Libertadores,Palmeiras,Verdão,palmeiras Palmeiras hoje: Chelsea avança pela contratação de Estêvão Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras
Análise: Abel ‘dá aula’ e comprova que planos funcionam no Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-abel-da-aula-e-comprova-que-planos-funcionam-no-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-abel-da-aula-e-comprova-que-planos-funcionam-no-palmeiras/#respond Thu, 24 Aug 2023 07:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=131942

Treinador do Verdão optou por entrar em campo com dois laterais-direitos e mudanças surtiram efeitos positivos para equipe

O post Análise: Abel ‘dá aula’ e comprova que planos funcionam no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

A vitória do Palmeiras por 4 a 0 sobre o Deportivo Pereira, na Colômbia, pela ida das quartas de final da Libertadores, teve as duas mãos de Abel Ferreira. O português optou por uma nova velha estratégia e, mais uma vez, comprovou que os respectivos planos costumam dar certo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A escalação do Verdão gerou surpresa e algumas críticas, já que Artur ficou no banco para a entrada de Mayke na ponta, com Marcos Rocha recuado na lateral. A escolha foi uma clara estratégia para explorar o contra-ataque na marcação alta do adversário.

A equipe se segurou na defesa com uma formação em que o camisa 2 atuou ao lado dos zagueiros Murilo e Gómez, e avançou bem no ataque com o camisa 12 sustentando o lançamento em profundidade de Rony. O plano de quem sempre tem um deu certo, mais uma vez, já que os dois laterais marcaram e foram fundamentais.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira o terceiro gol do Palmeiras na vitória por 4 a 0 sobre o Deportivo Pereira-COL

Rony foi o melhor em campo, justificando a titularidade absoluta nas “noites de Copa”. Buscou o jogo o tempo todo, foi mais uma vez importante nos quatro gols, já que participou efetivamente de três e marcou um, e chamou a marcação para ele, desafogando os companheiros.

O próprio Dudu, descansado, já que foi justamente preparado para entrar em campo pela Libertadores, também teve uma boa atuação, assim como Raphael Veiga. Os 11 do Palmeiras, com a adição de Rocha, fizeram com que as ideias do professor português mais uma vez dessem certo.

Como visitante no torneio, são 11 jogos, somando seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, totalizando 66,6% de aproveitamento. Além disso, são 20 gols marcados e apenas sete sofridos. “Aulas” de Abel e companhia.

O post Análise: Abel ‘dá aula’ e comprova que planos funcionam no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-abel-da-aula-e-comprova-que-planos-funcionam-no-palmeiras/feed/ 0 Análise: Abel ‘dá aula’ e comprova que planos funcionam no Palmeiras Abel Ferreira optou por entrar em campo com dois laterais-direitos e mudanças surtiram efeitos positivos para o Palmeiras Abel Ferreira,Analise,Libertadores,Pàlmeiras,palmeiras Palmeiras hoje: Chelsea avança pela contratação de Estêvão Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras
Análise: Palmeiras tem temporada comprometida por falta de planejamento https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-palmeiras-tem-temporada-comprometida-por-falta-de-planejamento/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-palmeiras-tem-temporada-comprometida-por-falta-de-planejamento/#respond Fri, 14 Jul 2023 07:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=127802

Com apenas uma vitória nos últimos sete jogos, Verdão precisa focar na Libertadores e em se recuperar no Brasileirão

O post Análise: Palmeiras tem temporada comprometida por falta de planejamento apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras perdeu para o São Paulo nos dois jogos das quartas de final da Copa do Brasil, sendo, assim, eliminado da competição. As derrotas e a despedida precoce da equipe em um dos maiores torneios do país ligam alerta para a falta de planejamento da diretoria.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O gás da equipe comandada por Abel Ferreira está acabando. Sem opções para inventar alguma coisa diferente, o treinador assiste aos titulares tendo atuações cada vez piores em reflexão de um desgaste natural de uma longa temporada.

Raphael Veiga e Dudu vivem, possivelmente, suas piores fases no Palmeiras. O meia tem errado muitos passes na intermediária e tem desempenhado mal, enquanto o atacante não encontra boas finalizações e parece não estar na mesma sintonia dos demais. Os dois costumam refletir o resto. Logo, se fazem jogos ruins, todos os demais também fazem.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Piquerez foi o autor do único gol do Palmeiras no clássico

Os palmeirenses não estão conseguindo mais suportar pressões de times que marcam alto e encaixotam as principais peças da equipe, não se entendem no último passe e não possuem mais energia para a disputa do segundo tempo.

Se algum dos setores não corresponde, é preciso que haja peças de reposição à altura – ou melhores. Nessas situações o banco deveria entrar. Mas o Verdão não tem banco, e Abel Ferreira mexe sempre da mesma maneira: coloca as Crias da Academia para tentar o “tudo ou nada” ou confia em peças que chegaram nas últimas janelas, mas que nunca corresponderam.

O elenco curto pela falta de planejamento da diretoria prejudica o andamento do Palmeiras na temporada. Sem reforços e sem energia para que os que ali estão voltem a desempenhar o que sempre desempenharam, o torcedor segue lamentando uma oscilação anormal, pelo menos neste clube.

O post Análise: Palmeiras tem temporada comprometida por falta de planejamento apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-palmeiras-tem-temporada-comprometida-por-falta-de-planejamento/feed/ 0 Análise: Palmeiras tem temporada comprometida por falta de planejamento Com apenas uma vitória nos últimos sete jogos, Palmeiras precisa focar na Libertadores e em se recuperar no Brasileirão Analise,Pàlmeiras,planejamento,Verdaõ,palmeiras Palmeiras hoje: Chelsea avança pela contratação de Estêvão Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras
Análise: Palmeiras sente desgaste da temporada e sofre sem reforços https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-palmeiras-sente-desgaste-da-temporada-e-sofre-sem-reforcos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-palmeiras-sente-desgaste-da-temporada-e-sofre-sem-reforcos/#respond Sun, 09 Jul 2023 07:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=127381

Elenco curto e substituições que não surtem efeito fazem com que Verdão tenha queda de desempenho no meio das principais competições

O post Análise: Palmeiras sente desgaste da temporada e sofre sem reforços apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O empate do Palmeiras com o Flamengo no Allianz Parque, pelo Brasileirão, escancara problemas que o time de Abel Ferreira terá que encarar em longo prazo se o clube não for ao mercado neste janela de transferências. O desgaste da temporada e a falta de reforços podem tirar o Verdão das brigas pelos principais títulos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A equipe está sem vencer há quatro jogos seguidos na competição nacional, mas o maior dos obstáculos se dá porque as últimas atuações entram facilmente na prateleira das piores da ‘era Abel’, que ainda não havia tido uma queda tão grande quanto esta.

O primeiro tempo foi todo do Palmeiras. Com as subidas de Mayke e Piquerez pelas laterais e com o entrosamento do ataque formado por Dudu, Rony e Artur, a equipe foi mais perigosa, ainda que nem tão eficiente, já que marcou só um gol em pelo menos quatro chances claras criadas.

VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Jornal Marca, da Espanha, cita Palmeiras como “fábrica de talentos”

O cenário mudou de figura nos 45 minutos finais, quando o Flamengo fez substituições de alto nível, com jogadores que sempre terão lugar cativo na equipe de Sampaoli sem que comprometam resultados. Abel, por outro lado, não tinha como mexer melhor. Sem peças de reposição à altura dos titulares e com esperança e responsabilidade nas costas da base, nenhuma substituição surtiu efeito.

Quatro trocas vieram a acontecer por volta dos 40′ da segunda etapa, em uma espécie de “tudo ou nada” com aquilo que o treinador tinha – ou não tinha. Recuou, apostou em três zagueiros e em jogadores que não possuem minutos suficientes para jogos deste tamanho e comprovou que o clube não pode fechar os olhos para a falta de reforços.

Nenhum time é perfeito o tempo todo, principalmente com o alto nível que cada grande competição apresenta. A oscilação é normal, assim como o desgaste. O que não é normal é não ir atrás de pelo menos duas peças certeiras que podem fazer toda diferença, dando o gás necessário ao elenco, e não servindo apenas de “esquenta banco”.

Abel precisa de reforços, precisa mesclar experiências com oportunidades, e a diretoria do Palmeiras precisa se movimentar para não parar no tempo – e nas tabelas – enquanto os principais concorrentes só avançam rumo às glorias que ainda podem ser verdes, basta que a teimosia não seja o décimo segundo jogador.

O post Análise: Palmeiras sente desgaste da temporada e sofre sem reforços apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-palmeiras-sente-desgaste-da-temporada-e-sofre-sem-reforcos/feed/ 0 Análise: Palmeiras sente desgaste da temporada e sofre sem reforços Elenco curto e substituições que não surtem efeito fazem com que Palmeiras tenha queda de desempenho no meio das principais competições Analise,Palestra,Pàlmeiras,reforcos,Verdaõ,palmeiras Palmeiras hoje: Chelsea avança pela contratação de Estêvão Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras
A quem interessa queimar Gabriel Silva? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-quem-interessa-queimar-gabriel-silva/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-quem-interessa-queimar-gabriel-silva/#respond Wed, 16 Dec 2020 18:00:59 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=22516

Apesar dos gols perdidos, atacante demonstra boa movimentação e potencial.

O post A quem interessa queimar Gabriel Silva? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Ainda sem balançar as redes no profissional, Gabriel Silva vem ganhando seguidas chances com Abel Ferreira. A jovem promessa vem dividindo a torcida entre os que já cravaram que ele não presta e os que o defendem. Decidimos comparar alguns de seus gols na base com as oportunidades perdidas no time principal para entender qual vem sendo a dificuldade do atacante.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

É importante lembrarmos de que o passe, bem como uma mensagem, necessita de um emissor e um receptor. Gabriel Silva é excelente ao se colocar para receber os passes em vantagem para a defesa. Além disso, resolve as jogadas em no máximo dois toques para a marcação não chegar.

Na realidade, Gabriel Silva é um especialista em “fugir” da defesa adversária. O que ele faz de melhor é identificar o espaço e se posicionar lá, onde não há nenhum oponente. Essa característica é o que permite ele se destacar como centroavante, mesmo medindo 1,77m.

As imagens abaixo são frames de gols perdidos por Gabriel Silva no profissional e nos ajudam a entender melhor sua movimentação. Chances criadas por competência do time e por seu excelente posicionamento. Sabemos que o principal é colocar a bola no “barbante”, porém, entender o atleta nos permite conhecer seu potencial e não o descartar.

Image for post
Ocupação de espaços na frente do zagueiro. Imagem: Análise Verdão
Image for post
Um dos espaços favoritos de Gabriel Silva, entre o lateral e o zagueiro. Ou “meio espaço”, no tatiquês. Imagem: Análise Verdão
Image for post
Lance do gol de Danilo, contra o Delfín. Imagem: Análise Verdão
Image for post
Outro movimento realizado com frequência por Gabriel. Imagem: Análise Verdão

Claro que um print não explica um jogo que se realiza em movimento, mas buscamos aqui ilustrar como o bom posicionamento e a noção de espaço do atacante são importantes para que ele tenha chances de gol. No fim das contas, Gabriel Silva quer estar onde o zagueiro não está. Se ele identifica um espaço à frente do oponente, corre para lá. Se o espaço está ao lado, é lá que ele fica. Se a defesa afunilou em um lance de linha de fundo, ele recua e espera o cruzamento para trás.

Agora, retiramos alguns prints de gols feitos por Silva nas categorias de base. O princípio é o mesmo: ele se desmarca, recebe o passe, finaliza de primeira ou com dois toques, no máximo. A diferença é a precisão. Talvez, com tempo e amadurecimento, ele volte a ter a tranquilidade para colocar a bola lá dentro.

Image for post
Como sempre, atacando o espaço e saindo na frente da zaga. Imagem: Reprodução — “iPalmeirense 101”/ Edição — Análise Verdão
Image for post
Ganha a frente do zagueiro Gabriel Noga e vence o goleiro Hugo Souza, hoje profissionais do Flamengo. Imagem: Reprodução – “iPalmeirense 101”/ Edição – Análise Verdão
Image for post
Mais uma vez posicionado no espaço entre zagueiro e lateral. Imagem: Reprodução — “iPalmeirense 101”/ Edição — Análise Verdão

Por fim, deixaremos um vídeo do canal “iPalmeirense 101”, com 30 dos 40 gols em 46 partidas marcados por Gabriel Silva em 2019. O jovem foi à rede em todas as finais que jogou no sub-17 e no sub-20. Além da movimentação, ele demonstrou excelente capacidade de finalização, arrematando de diversas maneiras.

Ainda muito novo, com 18 anos e 180 minutos como profissional, não necessariamente será um goleador logo de cara na equipe de cima. Basta amadurecer. E o principal: não há problemas em apontar erros, defeitos ou em não gostar do atleta. Contudo, devemos tomar cuidado com o tom das críticas para não o pressionar além da conta e atrapalhar seu desenvolvimento.

https://youtube.com/watch?v=UPCqYQWRwMg

LEIA MAIS

O post A quem interessa queimar Gabriel Silva? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-quem-interessa-queimar-gabriel-silva/feed/ 0 Image for post Image for post Image for post Image for post Image for post Image for post Image for post
Por que o Palmeiras foi sufocado pelo Libertad? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/por-que-o-palmeiras-foi-sufocado-pelo-libertad/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/por-que-o-palmeiras-foi-sufocado-pelo-libertad/#respond Fri, 11 Dec 2020 08:37:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=22166

Equipe paraguaia deu um enorme calor no Verdão e quase saiu vitorioso do duelo

O post Por que o Palmeiras foi sufocado pelo Libertad? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

“Libertadores é um caso a parte”. Essa frase é conhecida e entoada por grande parte dos torcedores de futebol da América do Sul e, sobretudo, do Brasil. A fama que ela carrega não é à toa, afinal a Copa Libertadores é, de fato, uma competição que te exige muitos requisitos pra chegar à glória máxima e o maior deles é a competitividade. O clube que não entra em campo apto a superar seu adversário a todo instante deve sucumbir.

Essa análise da Copa ajuda um pouco a entender como o Verdão levou sufoco do Libertad, no Defensores Del Chaco e o empate, no fim, saiu como um ótimo resultado. A resposta pra esse cenário é que o time alviverde foi superado pelo rival em diversos aspectos: intensidade, técnico e tático.

Em uma das piores partidas, senão a pior, do time dentro da era Abel Ferreira, vimos um Palmeiras que se precipitou, cedeu à pressão do Libertad e sofreu bastante.

Libertad pressiona a saída de bola feita pelo Vinã e bloqueia as opções de passe do lateral. O passe no Scarpa saíra errado e perderemos a posse.

O time paraguaio entrou em campo com intensidade muito alta, pressionando a saída do Palmeiras sempre que possível e complicando demais a dinâmica do meio-campo palestrino. Prova disso é que as principais peças deste setor tiveram atuações ruins.

Devido à pressão e a negação de espaços exercida pelo Libertad, o setor central sofreu muito com ineficiência nas ações. Acima, por exemplo, temos estatísticas do Veiga que corroboram com isso. Foram apenas 33 toques, 18 passes certos com um aproveitamento de somente 62,1% e erro de 100% nas bolas longas (6), tendo a pior nota entre os 11 iniciais, segundo o SofaScore. O meia tem seu melhor rendimento chegando pra finalizar no último terço, por vezes até como elemento vindo de trás, fato é que não foi sequer acionado nessa situação no último jogo pela falta de construção de jogadas.

Danilo, tendo algumas opções de passe mais próximas, tenta um lançamento longo e acaba errando.

Outro jogador que não foi bem e apresentou muitos erros técnicos foi o Danilo. A joia da base errou muito e, assim como outros companheiros, se precipitou em diversas situações. Segundo o SofaScore, a “Cria da Academia” acertou apenas 3 de 7 bolas longas, ganhou 2 de 5 duelos pelo chão e errou os 3 dribles que tentou. Uma partida ruim em um contexto também desfavorável, o que, aliás, é totalmente comum para a idade e circunstância do meio-campista. Fato é que o meia soteropolitano é uma peça fundamental na engrenagem do meio-campo e, assim como todo o setor, não teve um desempenho esperado pela ida das quartas de final.

Além disso, um fator que permeou a partida foi o contexto de como o Palmeiras foi superado tecnicamente (como já havia dito no início do texto) pelo Libertad, mesmo estando em melhores condições. E existe um porquê para isso.

Em diversas ocasiões, mesmo em superioridade numérica, o rival conseguiu vencer os duelos técnicos.

Continuação da jogada acima e a grande chance do Libertad. 5 jogadores palmeirenses no setor da bola contra 2 do rival e mesmo assim fomos superados.

Acima temos um claro exemplo: bola longa do Libertad faz com que Gomez saia pra disputar com Cardozo a bola aérea. O Palmeiras, neste momento, está em situação favorável de 4×3. O zagueiro alviverde é superado no alto e, na sequência, mesmo em desvantagem numérica, o adversário vence tecnicamente e cria uma oportunidade clara de gol.

Continuação da jogada acima e a grande chance do Libertad. 5 jogadores palmeirenses no setor da bola contra 2 do rival e mesmo assim fomos superados.

Abaixo, temos um caso de exemplo duplo do que foi abordado ao decorrer do texto.

Saída de bola pressionada provoca erro do Vinã e Libertad irá conquistar a posse.
Na sequência, o Libertad avança e consegue criar oportunidade de gol, mesmo em desvantagem numérica de 3×4.

Ou seja, a vantagem numérica é essencial no aspecto tático, é sempre importante tê-la. Mas ela sozinha não resolve nada. Necessita vir acompanhada de organização e bom aproveitamento nos duelos individuais. Nas imagens acima, mesmo em maior número, a marcação não é correta e o adversário consegue criar as oportunidades. O lance do gol exemplifica tudo isso. O Palmeiras tem mais jogadores dentro da área, mas a marcação deixa espaço pro cabeceio de Espinoza. Para completar, Weverton falha no duelo individual aéreo. Um conjunto de erros.

Image for post
Lance do gol do Libertad

O jogo de terça feira foi marcado por erros técnicos e desvantagens táticas. O plano de jogo do Palmeiras sucumbiu diante do adversário e as alterações pouco mudaram este cenário. Com direito a bola na trave no último segundo, o resultado de 1×1 teve um gosto menos amargo do que poderia. A possível pior partida do Palmeiras de Abel poderia facilmente ter terminado de uma maneira terrível, o que gera fôlego e esperança aos comandados e comissão para vencer a batalha final no Alianz Parque.

O post Por que o Palmeiras foi sufocado pelo Libertad? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/por-que-o-palmeiras-foi-sufocado-pelo-libertad/feed/ 0 L1 L2 L3 L4 L5 L6 L7 Image for post