Arquivos SP-19 - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/sp-19/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Mon, 08 Apr 2019 16:03:57 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Eu só quero que vocês sejam as crianças que todos somos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/eu-so-quero-que-voces-vibrem/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/eu-so-quero-que-voces-vibrem/#respond Mon, 08 Apr 2019 16:03:57 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/04/08/eu-so-quero-que-voces-vibrem/

O meu amigo Guigui é goleiro. Tem 5 anos. Estava no Allianz Parque vendo a decisão por pênaltis usando as luvas de goleiro com que ele brinca jogando sério de goleiro. Com o mesmo amor que ele devota aos santos dos pênaltis da nossa Academia. Com a mesma seriedade pelo Palmeiras que nunca é brincadeira. […]

O post Eu só quero que vocês sejam as crianças que todos somos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O meu amigo Guigui é goleiro. Tem 5 anos. Estava no Allianz Parque vendo a decisão por pênaltis usando as luvas de goleiro com que ele brinca jogando sério de goleiro. Com o mesmo amor que ele devota aos santos dos pênaltis da nossa Academia. Com a mesma seriedade pelo Palmeiras que nunca é brincadeira. Para o Guigui e todas as crianças de todas as idades que são Palmeiras desde quando nascem e morrem crianças.

Não exijo que os adultos que vestem as camisas e chuteiras e luvas sejam como Prass nos pênaltis (que chegou ao clube quando Guigui ainda estava na barriga da mãe). Mas que tentem nos defender com a mesma seriedade e humildade dele. Aguentando banco quando não é escolhido, suportando o tranco quando vai a campo, nos defendendo mais do que atacando os outros quando o time não vai.

Só exigir mais raça, garra, gana e suor é pouco, não Porco. É vazio, não é isso. O time tentou. Não jogou. Acontece. Mas tem acontecido demais pra tanto time pra tão pouco jogo.

Hora de ter o pé no chão e a cabeça no lugar. Não é pra cortar cabeças. Mas tem como arriscar pescoços. Tem como se atirar na bola que estava toda perdida e nos defender. Tem como vibrar como Guigui no seu sonho de criança que não tem preço. Como cada vencedor que foi decampeão há 4 meses também já foi Guigui aos 5 anos. Já vibrou como ele na defesa do Prass. Ainda vive seu sonho de criança como profissional do Palmeiras. E precisa manter vivo esse sonho e essa criança para não se perder assim. Para voltar a ganhar com esse espírito infantil que nos deixa mais vivos.

Essa emoção não é o futebol que nos dá. É o nosso time. O nosso amor de criança pra eternidade.

Vocês já são eternos, decas. Mas eu quero mais vezes ver os nossos Guiguis assim. Eu quero vibrar assim. Eu quero ver mais vezes vocês assim. Eu quero ficar assim como ele. Ou como eu ao me ver com 52 anos nesse eterno menino de 5.

Não importa o placar final. O que vale é o começo de tudo isso.

O post Eu só quero que vocês sejam as crianças que todos somos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/eu-so-quero-que-voces-vibrem/feed/ 0
Não é hora de cortar cabeças e nem de passar a mão na cabeça de ninguém https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-e-hora-de-cortar-cabecas-e-nem-de-passar-a-mao-na-cabeca-de-ninguem/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-e-hora-de-cortar-cabecas-e-nem-de-passar-a-mao-na-cabeca-de-ninguem/#respond Sun, 07 Apr 2019 23:22:44 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/04/07/nao-e-hora-de-cortar-cabecas-e-nem-de-passar-a-mao-na-cabeca-de-ninguem/

Felipão, você sabe, tem um quadro em casa com a frase que lá não se fala mal de São Marcos e de você. Porque você é nosso paizão. Minha paixão. Mas mesmo do meu Babbo eu reclamava. Não concordava com muitas coisas. E mais ainda quando tinha coisa errada e mal feita e ele meio […]

O post Não é hora de cortar cabeças e nem de passar a mão na cabeça de ninguém apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão, você sabe, tem um quadro em casa com a frase que lá não se fala mal de São Marcos e de você. Porque você é nosso paizão. Minha paixão.

Mas mesmo do meu Babbo eu reclamava. Não concordava com muitas coisas. E mais ainda quando tinha coisa errada e mal feita e ele meio que dava de ombros.

Parecia eu. Sou igualzinho.

Só que nosso time e elenco hoje não são iguais aos dos rivais. Não somos tão melhores como parece que achamos que somos. Mas ao menos somos mais do que temos sido em 2019. Muito menos do que fomos com os reservas no BR-18.

Todo mundo está jogando menos. Todos. Mas não é só questão técnica sair com bola pela linha de fundo, inverter bola pro gandula, ligar direto a jogada pra zaga rival. Passa pelo treinador essa bola que poucos passam. Esse time que pouco se mexe. Esse sistema defensivo espaçado. Esse Palmeiras que não tem jogado bem.

E você disse que foi “bem” em outra atuação medíocre em jogo decisivo… E ainda jogando nas costas e contas do VAR um resultado que não soubemos ganhar lá e cá. Três jogos sem marcar um gol. Sei lá quantos jogos sem jogar o que se pode.

Papo furado com a bola murcha culpa o VAR. FPF, TJD e Comissão de Arbitragem vão mesmo
jogar contra agora. Mas nós estamos jogando ainda mais contra o Palmeiras não admitindo que jogamos pouco.

A culpa é nossa. Não é hora de cortar cabeças. Muito menos a sua. Mas também não é pra passar a mão sobre elas.

Tem muita coisa para corrigir. E não iremos consertar se chutarmos tudo pro VAR e ainda acharmos que jogamos bem quando de novo jogamos mal mesmo com o estilo proposto e pela escola Scolari.

(Só não vou discutir a "ideia" de tirar o time de campo. Vou fingir que não ouvi)

O post Não é hora de cortar cabeças e nem de passar a mão na cabeça de ninguém apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-e-hora-de-cortar-cabecas-e-nem-de-passar-a-mao-na-cabeca-de-ninguem/feed/ 0
Palmeiras 0 x 0 São Paulo (4 x 5 nos pênaltis) https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-0-x-0-sao-paulo-4-x-5-nos-penaltis/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-0-x-0-sao-paulo-4-x-5-nos-penaltis/#respond Sun, 07 Apr 2019 22:21:53 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/04/07/palmeiras-0-x-0-sao-paulo-4-x-5-nos-penaltis/

(Rubens Chiri/saopaulofc.net) Tiago Volpi poderia ter feito um gol de pênalti como Rogério Ceni e classificado o São Paulo depois de ter defendido a cobrança de Ricardo Goulart (o melhor reforço alviverde para 2019). Mas Prass defendeu o quinto chute com o mesmo brilho que o contestado Volpi teria ao espalmar a cobrança de Zé […]

O post Palmeiras 0 x 0 São Paulo (4 x 5 nos pênaltis) apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Tiago Volpi poderia ter feito um gol de pênalti como Rogério Ceni e classificado o São Paulo depois de ter defendido a cobrança de Ricardo Goulart (o melhor reforço alviverde para 2019). Mas Prass defendeu o quinto chute com o mesmo brilho que o contestado Volpi teria ao espalmar a cobrança de Zé Rafael (bom reforço de poucas chances em 2019) e classificar o Tricolor. Time que estreou treinador na semifinal, apostou na molecada desde as quartas com Mancini, e enfim deixou de apenas perder no Allianz Parque. Foi além do sonho em jogo mais uma vez aquém tecnicamente para tanto investimento: o São Paulo venceu nos pênaltis por 5 x 4 o Palmeiras.
Repetindo a molecada de Antony e Igor Gomes o que havia feito na casa verde na decisão da Supercopa do Brasil sub-20, em 2018. Refazendo um pouco do tudo que o São Paulo não vinha fazendo nos último anos, sabendo virar o jogo e a história. Merecendo o elenco, Mancini e Cuca o abraço que receberam de 30 mil tricolores na véspera.

Futebol é tudo isso. O contestado Volpi fazendo bonito no chute de Goulart e virando herói. Empatando tudo ao parar em Prass. Fazendo a história na bela defesa no chute de Zé Rafael, que cobrou o pênalti que outros medalhões verdes não cobraram.
Não se pode cobrar deles por não terem batido pelas informações que tenho. Mas se deve cobrar de novo mais futebol do Palmeiras e de Felipão. Scarpa, Goulart e Dudu renderam mal tecnicamente. Bruno Henrique de novo não esteve bem. Nem a movimentação entre eles se viu. O time parecia pesado mesmo quando foi pouco melhor do que o São Paulo na primeira etapa. Depois, o Tricolor se soltou mais, fez bonito lance com Everton bem invalidado pelo assistente Marcelo Van Gasse, e confirmado pelo VAR. Então pouco mais faria o Palmeiras até Deyverson abrir o placar aos 32, quando só Thiago Volpi reclamou da posição de fato irregular que só o VAR viu. E bem.

O Palmeiras murchou ainda mais e a decisão mereceu os pênaltis. Pela primeira vez em mata-mata não saiu gol num Choque-Rei. As equipes não jogaram muito. Mas pelo que o São Paulo não vinha jogando, por tudo que o Palmeiras vinha ganhando mesmo sem jogar pra tanto, é pro Tricolor celebrar até a decisão. E o Palmeiras repensar muitas coisas.

O post Palmeiras 0 x 0 São Paulo (4 x 5 nos pênaltis) apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-0-x-0-sao-paulo-4-x-5-nos-penaltis/feed/ 0
Hoje é dia do palmeirense ser mais Palmeiras do que palmeirense https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hoje-e-dia-do-palmeirense-ser-mais-palmeiras-do-que-palmeirense/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hoje-e-dia-do-palmeirense-ser-mais-palmeiras-do-que-palmeirense/#respond Sun, 07 Apr 2019 15:02:10 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/04/07/hoje-e-dia-do-palmeirense-ser-mais-palmeiras-do-que-palmeirense/

FOTO MAURO HORITA Desde a fundação do São Paulo, em 1930, contando só os jogos de 90 minutos, os dois colossos têm o mesmo número de vitórias no Choque-Rei. O Palmeiras tem mais conquistas de títulos no confronto direto por pontos corridos de turnos, fases finais ou semifinais. O São Paulo tem mais vitórias no […]

O post Hoje é dia do palmeirense ser mais Palmeiras do que palmeirense apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

FOTO MAURO HORITA

Desde a fundação do São Paulo, em 1930, contando só os jogos de 90 minutos, os dois colossos têm o mesmo número de vitórias no Choque-Rei. O Palmeiras tem mais conquistas de títulos no confronto direto por pontos corridos de turnos, fases finais ou semifinais. O São Paulo tem mais vitórias no mata-mata como o de hoje. Numa casa que desde 2015 não sabe o que é vencer. Nem empatar como hoje levaria aos pênaltis.

Time e elenco o Palmeiras tem mais. Retrospecto recente, muito mais. Melhor campanha no SP-19, também. Desempenho atual? Não necessariamente. Não jogou bem no Morumbi. Os meninos tricolores foram melhores. Mas não venceram na casa deles.

Ponto pro Palmeiras. Para readquirir a confiança que não pode ser perdida só por causa de mais uma má atuação na terça. Mas que levou apenas à segunda derrota em 2019. Se é pouco futebol pelo que se espera do elenco decacampeão e reforçado para 2019, é ainda menos para as cornetas do aporcalipse desconfiarem do time e comissão técnica.

O Choque-Rei é pra reaproximar time e torcida como por vezes estão distantes zaga e meio como no gol do San Lorenzo. É clássico para reconectar diretamente arquibancada e campo, mas sem a celeridade do jogo direto e vertical que nem sempre é necessário é preciso. Para a gente carregar pelas mãos um time que não pode só atacar em arremessos laterais.

Hoje é mais uma tarde para o Palmeiras ser Palmeiras. E o palmeirense ser mais Palmeiras do que palmeirense. Isto é: guardemos as cornetas pra outros dias. Hoje é clássico. É Palmeiras do começo ao recomeço na final do SP-19.

O post Hoje é dia do palmeirense ser mais Palmeiras do que palmeirense apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hoje-e-dia-do-palmeirense-ser-mais-palmeiras-do-que-palmeirense/feed/ 0
Palmeiras tem de peitar FPF, Comissão de Arbitragem e TJD – mas não desrespeitar Paulistão https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-de-peitar-fpf-comissao-de-arbitragem-e-tjd-mas-nao-desrespeitar-paulistao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-de-peitar-fpf-comissao-de-arbitragem-e-tjd-mas-nao-desrespeitar-paulistao/#respond Fri, 05 Apr 2019 18:11:22 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/04/05/palmeiras-tem-de-peitar-fpf-comissao-de-arbitragem-e-tjd-mas-nao-desrespeitar-paulistao/

O Palmeiras que jogue mais do que tem jogado contra o São Paulo que nunca jogou tão bem em 2019. Não só para se classificar no Allianz Parque onde ainda é favorito. Onde desde a inauguração são 7 vitórias em 7 clássicos contra o rival. Placar agregado e goleado de 21 x 4. Que jogue […]

O post Palmeiras tem de peitar FPF, Comissão de Arbitragem e TJD – mas não desrespeitar Paulistão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras que jogue mais do que tem jogado contra o São Paulo que nunca jogou tão bem em 2019. Não só para se classificar no Allianz Parque onde ainda é favorito. Onde desde a inauguração são 7 vitórias em 7 clássicos contra o rival. Placar agregado e goleado de 21 x 4.

Que jogue o que se espera desse time e elenco decacampeão brasileiro para superar a má vontade da FPF, TJD e Comissão de Arbitragem (mas não necessariamente de todos os árbitros de vidro e de vídeo).

A jogada mal ensaiada e fedida da punição pesada do TJD ao santista Gustavo Henrique e ao palmeirense Moisés pela “briga” no clássico no turno inicial, deixando os dois de fora da fase final do SP-19, pegou mal pelos arrepios processuais apresentados pelo nosso Rodrigo Fragoso do NOSSO PALESTRA. Seria só uma juvenalice do tribunal não fosse o próprio presidente dele abrir o jogo, o coração e o fígado como têm atuado e prejulgado outros togados pelo país mais interessados nas visualizações na mídia do que dar vistas nos processos.

A final do SP-18 não acabou mesmo. Nem vai acabar tão cedo. O Palmeiras precisa jogar pesado contra a FPF, Comissão de Arbitragem e TJD. Não pra reverter a final perdida no Allianz Parque em 2018. Mas para resgatar a credibilidade perdida pela federação, chefes dos árbitros e pelo tribunal torcedor e distorcedor.

Pelo que já se sabe, pelo que se ainda investiga, e pelo que os sabidos e ressabiados sabem ainda menos, o Palmeiras tem de seguir lutando. E não apenas ele.

Mas precisa para anteontem evitar e editar o termo PAULISTINHA.

Nao era só isso quando o Palestra Italia foi campeão estadual de 1920 da Pazza Gioia na primeira conquista do Campeão do Século XX. Nem quando foi o bicampeão de 1926-27, o tricampeão de 1932 a 34, o campeão na melhor de três contra o maior rival em 1936, o primeiro campeão do Pacaembu em 1940, o campeão da Arracanda Heroica em 1942, 1944, 1947, campeão do Ano Santo de 1950, supercampeão de 1959, 1963, 1966, invicto em 1972, 1974 deixando na fila, 1976, 1993 saindo da fila, 1994, melhor campanha profissional em 1996 e campeão de 2008.

O nosso primeiro título é um Paulista. Não podemos renegar nossa história e desrespeitar a dos rivais.

Nossa briga é com a FPF e comissão de arbitragem e agora também com o TJD. Mas não com o campeonato, os rivais, a história, o futebol.

Vamos pro Choque-Rei jogar bola. Temos mais. Não podemos perder nossa razão por conta de nossa emoção. Menosprezar o torneio faz o clube perder as muitas razões que tem. Faz atletas e comissão técnica perderem parte do foco e do fogo necessários.

O post Palmeiras tem de peitar FPF, Comissão de Arbitragem e TJD – mas não desrespeitar Paulistão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-de-peitar-fpf-comissao-de-arbitragem-e-tjd-mas-nao-desrespeitar-paulistao/feed/ 0
Empate que merecia gols: São Paulo 0 x 0 Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/empate-que-merecia-gole/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/empate-que-merecia-gole/#respond Sat, 30 Mar 2019 23:49:34 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/30/empate-que-merecia-gole/

Foi a melhor exibição do São Paulo em 2019. Mas não conseguiu em casa (para mais de 43 mil tricolores animadíssimos e que aplaudiram a atuação da molecada ao final do Choque-Rei) vencer o rival campeão brasileiro que jogou para não perder. E mais uma vez conseguiu não ser vazado. Embora tenha passado a impressão […]

O post Empate que merecia gols: São Paulo 0 x 0 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foi a melhor exibição do São Paulo em 2019. Mas não conseguiu em casa (para mais de 43 mil tricolores animadíssimos e que aplaudiram a atuação da molecada ao final do Choque-Rei) vencer o rival campeão brasileiro que jogou para não perder. E mais uma vez conseguiu não ser vazado. Embora tenha passado a impressão que pudesse o Palmeiras ter feito mais do que fez no Morumbi – mas com a Libertadores na Argentina na terça-feira como justificativa compreensível para a estratégia adotada como visitante.

Com 40 segundos já teve treta. Bruno Alves deixou o braço em Deyverson. Felipe Melo chegou felipando. E mais se veria em várias pancadas em Antony, revides tricolores, duas faltas perigosas não marcadas para o São Paulo, e o pênalti que eu não teria marcado em Dudu e também teria corrigido como fez Vinicius Furlan.

(E fica o recado pra todos os brasileiros: vamos finalizar em vez de cair e/ou cavar lances como esses. A chance de pênalti ser marcado e confirmado é cada vez menos menor – certo ou errado).

Bola rolando, o São Paulo foi pouco melhor na ótima primeira etapa. Antony é mesmo diferente. Ainda prende um pouco demais a bola, natural pra idade e talento, mas dá velocidade e contundência, como Igor Gomes agiliza o time e melhora o desempenho de Pablo.

Mas ainda faltou algo mais. Não foram tantas as chances de gol. Também porque o Palmeiras é muito forte, competitivo, entrosado e sabe o que quer. Você pode até pedir mais futebol pelo potencial alviverde. Mas o time faz tudo que pensa e passa Felipão. Por isso é difícil passar por esse Palmeiras.

Na segunda etapa, uma chance de bola parada para Bruno Henrique, outra para Arboleda também no fim, é pouco mas. Com Scarpa discreto, Goulart desgatado, e só Dudu como sempre aceso em jogo grande, o Palmeiras não criou tanto. O São Paulo sentiu Liziero definhar fisicamente e o time parar na solidez defensiva alviverde, justificando o empate que merecia gols pelo primeiro tempo (também pelas bolas nas traves de Dudu e Pablo).

O São Paulo jogou bem e não ganhou em casa. Mas vai pro Allianz Parque mais forte do que chegou ao Morumbi. O Palmeiras ainda é favorito. Mas nem tanto.

O post Empate que merecia gols: São Paulo 0 x 0 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/empate-que-merecia-gole/feed/ 0
É Choque-Rei. É PaulistÃO! É Palmeiras! Tem que respeitar! https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/#respond Fri, 29 Mar 2019 21:29:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/29/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/

O São Paulo começou a se perder como desde então não mais se achou desde que juvenalizou o “Soberano” e foi juvenil por questões políticas e pessoais ao menosprezar o Paulista que sempre será mais Ão e jamais Inha. O Palmeiras pode até não ganhar o SP-19. Mas que não se perca na arrogância por […]

O post É Choque-Rei. É PaulistÃO! É Palmeiras! Tem que respeitar! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O São Paulo começou a se perder como desde então não mais se achou desde que juvenalizou o “Soberano” e foi juvenil por questões políticas e pessoais ao menosprezar o Paulista que sempre será mais Ão e jamais Inha.
O Palmeiras pode até não ganhar o SP-19. Mas que não se perca na arrogância por si só já derrotada. E mantenha os pés no chão e a cabeça no lugar quanto ao apito. Corações ao alto e fé nos pés.
Sem contar pontos corridos e quadrangulares decisivos (quando a vantagem é bem verde no Choque-Rei), ela é toda tricolor no mata-mata ou no jogo único decisivo. Depois do primeiro confronto no Laudo Natel de 1972, quando deu Palmeiras nos pênaltis no torneio que tinha o nome do governador da ditadura (e ex-presidente tricolor), só foi dar Verdão no jogo único do Ramón de Carranza de 1993, e nos mata-matas do BR-00 e SP-08. Só neste último o Palmeiras de Luxemburgo era favorito. Ou tinha mais gás que o rival que teve uma mãozinha extra de Adriano no Morumbi, na ida.
O brilhante pesquisador Alexandre Giesbrecht fez as contas. Nos outros confrontos diretos, só São Paulo: semifinal do SP-77 (chorei demais naquele sábado derrotado quando éramos favoritos); semifinal do SP-78 (outro favorito derrubado e mais um choro pelo gol maluco como Chulapa); a lógica na semifinal do SP-87 e na final de 1992 (a única entre eles); a raiva de 1994 na Libertadores quando poderíamos ter goleado na ida não fosse Zetti, e perdemos a volta por não termos tido presidente pra evitar a excursão pela Ásia antes.
Rio-São Paulo de 1998 éramos favoritos e perdemos. No SP-98 deu a lógica e saímos. Na Copa do Brasil de 2000 tínhamos acabado de perder a Libertadores. Normal. Anormal foi em 2002 ser eliminado pelos cartões amarelos mesmo com melhor campanha no Rio-São Paulo… A derrota no Supercampeonato Paulista-02 foi no embalo.
Na Libertadores-05 não tinha o que fazer. Na de 2006 dava para endurecer não fosse a arbitragem.
Em nenhum desses confrontos o Palmeiras (que não perde Choque-Rei desde 2009 pelo Paulista, encerrou em 2018 tabu sem vitórias no Morumbi desde 2002, e desde 2015 ganhou os sete clássicos no Allianz Parque, no placar agregado de 21 x 4) não chegava com tamanho favoritismo.
Por melhor que o São Paulo tenha se mostrado mudado e mais consistente com a garotada contra o Ituano, o Palmeiras também foi bem contra o Novorizontino. E irá melhor se esquecer o árbitro. E lembrar que Paulistão merece o mesmo respeito que qualquer rival. Ainda mais este com o retrospecto que tem contra a gente de verde.

O post É Choque-Rei. É PaulistÃO! É Palmeiras! Tem que respeitar! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/e-choque-rei-e-paulistao-e-palmeiras-tem-que-respeitar/feed/ 0
Rafael Henzel! Palmeiras 5 x 0 Novorizontino https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/rafael-henzel-palmeiras-5-x-0-novorizontino/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/rafael-henzel-palmeiras-5-x-0-novorizontino/#respond Wed, 27 Mar 2019 02:43:38 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/27/rafael-henzel-palmeiras-5-x-0-novorizontino/

Rafael Henzel estava perto de mim na conquista do enea em 2016. Na cabine ao lado narrou a derrota da Chapecoense para o Palmeiras. Horas antes de o avião dele e de mais 77 pessoas cair em Medellin. Ele e mais cinco sobreviveram. Rafael Henzel estava em Chapecó na terça-feira jogando bola com amigos quando […]

O post Rafael Henzel! Palmeiras 5 x 0 Novorizontino apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Rafael Henzel estava perto de mim na conquista do enea em 2016. Na cabine ao lado narrou a derrota da Chapecoense para o Palmeiras. Horas antes de o avião dele e de mais 77 pessoas cair em Medellin. Ele e mais cinco sobreviveram.

Rafael Henzel estava em Chapecó na terça-feira jogando bola com amigos quando o coração valente e forte parou com apenas 45 anos. Pouco antes de o Palmeiras fazer a sua melhor exibição em 2019 e golear com autoridade o Novorizontino. Com 5 minutos Felipe Melo usou muito bem a cabeça como depois a perderia ao agredir Lucas Ramon. Bela subida e bela cabeçada de quem segue jogando muito bem e batendo muito mal. Com 9 foi Ricardo Goulart quem aproveitou outro lance de escanteio. Mas não era só bola parada. Eram Scarpa, Goulart e Dudu jogando e se mexendo bem. E dois pênaltis (o primeiro de VAR discutível) pra Scarpa e Dudu ampliarem. Até Scarpa fazer mais um numa atuação elogiável. Apenas deplorável pela infeliz e despropositada agressão de Felipe Melo em mais uma grande atuação dele.

Numa bela exibição que mereceu aplausos ao mesmo tempo que a crítica. Do mesmo modo como o torcedor que celebrou a goleada também saiu do Pacaembu lamentando a partida de Rafael.

Uma noite estranha. Uma sensação estranha. Saio feliz pela atuação palmeirense. Mas não encontro palavras pela partida de Rafael Henzel.

Perdão. Depois penso algo. Agora não dá.

O post Rafael Henzel! Palmeiras 5 x 0 Novorizontino apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/rafael-henzel-palmeiras-5-x-0-novorizontino/feed/ 0
VAR pra crer. Novorizontino 1 x 1 Palmeiras. https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/var-pra-crer-novorizontino-1-x-1-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/var-pra-crer-novorizontino-1-x-1-palmeiras/#respond Sat, 23 Mar 2019 22:42:37 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/23/var-pra-crer-novorizontino-1-x-1-palmeiras/

É São Tomé em São Paulo. É VAR pra crer. VAR não é pra acabar com as polêmicas. É pra criar mais. No lance do gol de Cleo Silva, aos 38 de um jogo muito morno no calor de Novo Horizonte, nem Antonio Carlos reclamou do erro dele na bola que bateu no braço de […]

O post VAR pra crer. Novorizontino 1 x 1 Palmeiras. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

É São Tomé em São Paulo. É VAR pra crer.

VAR não é pra acabar com as polêmicas. É pra criar mais. No lance do gol de Cleo Silva, aos 38 de um jogo muito morno no calor de Novo Horizonte, nem Antonio Carlos reclamou do erro dele na bola que bateu no braço de Murilo Henrique (pela imagem do Premiere, e que a FPF depois mostrou que foi peito – E DEVERIA MOSTRAR NA HORA) e que eu não marcaria mão na bola. Como eu também não marcaria o pênalti da bola na mão de Antonio Carlos (próximo ao lance e num movimento natural) que virou pênalti que virou mais uma grande defesa de Fernando Prass, que largou a carimbada no primeiro gol).

Eu não marcaria nenhuma das duas “infrações”. Na hora e pelo VAR. Compreendo quem marcasse os dois. São lances discutíveis. Indiscutível é manter Borja na equipe. Na primeira bola perdeu gol na boa saída de Oliveira. Na segunda perdeu o tempo de bola e o milésimo gol de cabeça. De pé. De canela.

Mais não fez o Palmeiras. Um pouco só fez o arrumado Novorizontino e fez 1 a 0. Na segunda etapa, Felipe Pires até abriu bem o jogo pela direita. Dudu melhorou pela esquerda e o Palmeiras, enfim, resolveu jogar. A trocação ficou maior até o pênalti que Prass prassou e compensou as borjadas de Borja.

Arthur Cabral teve a chance merecida, empatou na primeira que teve, e liderou o ataque do time que criou 10 oportunidades e não soube virar um jogo que Felipão, em 46 na versão 3.0, ainda não virou. Também porque só perdeu quatro deles.

E precisa mesmo fazer o time jogar mais bola para passar por um bem ajustado Novorizontino numa decisão que segue aberta. Com favoritismo verde no Pacaembu. Mas não tão acentuado. Ou apenas se Cabral descobrir um lugar no comando desse ataque.

O post VAR pra crer. Novorizontino 1 x 1 Palmeiras. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/var-pra-crer-novorizontino-1-x-1-palmeiras/feed/ 0
O espírito dos 90. Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-espirito-dos-90-palmeiras-1-x-0-ponte-preta/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-espirito-dos-90-palmeiras-1-x-0-ponte-preta/#respond Thu, 21 Mar 2019 13:55:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/21/o-espirito-dos-90-palmeiras-1-x-0-ponte-preta/

Palmeiras já classificado como segunda campanha contra a Ponte Preta que merecia melhor sorte por ser a sexta da geral – mas eliminada pelo regulamento esdrúxulo. O promissor
Vitão estreando, Leo Passos tendo chance depois de 40 anos na base, Lucas Esteves entrando no fim, Raphael Veiga fazendo o gol da vitória, Lucas Lima fazendo pouco, […]

O post O espírito dos 90. Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Palmeiras já classificado como segunda campanha contra a Ponte Preta que merecia melhor sorte por ser a sexta da geral – mas eliminada pelo regulamento esdrúxulo. O promissor
Vitão estreando, Leo Passos tendo chance depois de 40 anos na base, Lucas Esteves entrando no fim, Raphael Veiga fazendo o gol da vitória, Lucas Lima fazendo pouco, Carlos Eduardo de centroavante se lesionando, jogo que parecia se arrastar por 90 anos mais do que 90 minutos enquanto esperamos mais uma vez o Novorizontino vice paulista de 1990 nas quartas.

Mas o que teve de melhor na última noite de verão iluminado pela bela lua escondida pela chuva foi essa senhora de 90 anos no Allianz Parque. Nascida no ano do Crash da Bolsa de Nova York. Antes da ascensão de Vargas na Revolução de 1930. Quando o Palmeiras ainda era Palestra. Allianz Parque ainda era Parque Antárctica. A Ponte já tinha 29 anos. O Palmeiras ainda era debutante de 15.

Mas com o mesmo pique dela aos 90. Com o mesmo espírito nosso com 104 anos.

Foi jogo pra cumprir tabela e fechar ciclo. Chato. Monótono. Modorrento.

Pra ela, pelo visto, não. E é por ela que a gente precisa jogar e fazer mais. É pela eternidade que ela inspira aos 90 que temos que todos transpirar mais nos 90 minutos. Para chegar aos 90 anos como se tivéssemos 90 semanas.
Verissimo já escreveu que não existe modo adulto e maduro de torcer. É isso. E quanto mais nos sentirmos como ela, por mais tempo seguiremos com nosso time de infância. Para todas as idades.

Ganhamos o jogo. Mas acho que todos vamos ganhar muito mais se soubermos vibrar assim nos 90.

O post O espírito dos 90. Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-espirito-dos-90-palmeiras-1-x-0-ponte-preta/feed/ 0