Arquivos tag-análise - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-analise/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 23 Jul 2020 17:15:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Cinco pontos sobre a estreia de Luiz Adriano pelo Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/#respond Mon, 12 Aug 2019 13:56:34 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/08/12/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras Embora o resultado na estreia de Luiz Adriano não tenha sido positivo, a sua estreia foi. Enquanto o Palmeiras contou com seus onze titulares em campo, ele mostrou que tem mais recursos técnicos e táticos do que Deyverson ou Borja. Depois da expulsão de Felipe Melo, o camisa 10 (que é […]

O post Cinco pontos sobre a estreia de Luiz Adriano pelo Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Embora o resultado na estreia de Luiz Adriano não tenha sido positivo, a sua estreia foi. Enquanto o Palmeiras contou com seus onze titulares em campo, ele mostrou que tem mais recursos técnicos e táticos do que Deyverson ou Borja. Depois da expulsão de Felipe Melo, o camisa 10 (que é o novo 9 da equipe) se tornou importante no incômodo da primeira linha do Bahia no momento em que chegava no meio-campo. Por pouco, aliás, não fez o gol da vitória em bola cruzada na área. Confira quatro pontos positivos da estreia de Luiz Adriano e um ponto que pode ser considerado negativo do ponto de vista de que poderia ter apresentado a característica citada no tópico.

1 – PRESENÇA DE ÁREA: Centroavante precisa de presença de área e Luiz Adriano mostrou estar disposto a mostrar que tem: embora estivesse bem marcado, cabeceou três boas bolas que tiraram o "Uuuhhh" da arquibancada em disputas com os zagueiros e estava bem posicionado para receber os passes, ainda que fosse seu primeiro jogo.

2 – FINALIZAÇÃO DE FORA DA ÁREA: Luiz Adriano pode finalizar muito bem de fora da área. Por pouco não marcou um golaço de primeira. Ele já fez nesses últimos anos gols de fora da área, então essa arma também pode ser explorada se o jogo exigir.

3 – CONSTRUÇÃO DE JOGADAS: Luiz Adriano ajudou, por exemplo a construir um contra-ataque ao, marcado, receber uma bola, perceber a passagem de jogadores e usar como recurso um passe de calcanhar. Qualidade na construção que falta nos outros dois centroavantes bastante utilizados do elenco alviverde.

4 – INCÔMODO NOS ZAGUEIROS: Luiz Adriano mostrou que pode incomodar os zagueiros, fazer com que eles quebrem algumas bolas ou forçar passes e jogadas, fator importante para um centroavante conquistar espaço no time de Felipão.

5 – NÃO CARREGOU BOLAS: Palmeiras costuma carregar bolas muito mais pelas laterais, pelas pontas, até por conta do esquema e da característica de jogo e jogadores da equipe, por isso não foi possível ver Luiz Adriano participando do jogo dessa forma, mas certamente isso deve ser explorado, ainda mais quando Luiz Felipe Scolari tiver os onze em campo para utilizar um esquema com dois atacantes.

O post Cinco pontos sobre a estreia de Luiz Adriano pelo Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/feed/ 0
O que Luiz Adriano pode agregar ao Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/#respond Thu, 08 Aug 2019 17:49:13 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/08/08/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/

Luiz Adriano é um centroavante bem diferente daqueles com os quais o torcedor palmeirense se acostumou a ver. Deyverson e Borja são meros finalizadores. De um modo geral, não oferecem ao time um auxílio com bola no chão para a construção das jogadas. É difícil puxar pela memória quantas vezes Deyverson ou Borja dominaram uma […]

O post O que Luiz Adriano pode agregar ao Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Luiz Adriano é um centroavante bem diferente daqueles com os quais o torcedor palmeirense se acostumou a ver. Deyverson e Borja são meros finalizadores. De um modo geral, não oferecem ao time um auxílio com bola no chão para a construção das jogadas. É difícil puxar pela memória quantas vezes Deyverson ou Borja dominaram uma bola e partiram para cima da marcação com êxito, pois quase sempre o sucesso de suas participações envolve apenas um toque na bola, dentro da área, direto para o gol. Não é assim com Luiz Adriano.

O atacante de 32 anos acumula em 2019, por exemplo, sete gols e seis assistências em 30 partidas disputadas. Já no ano passado, foram 15 gols e oito assistências em 38 jogos. É partipativo na construção: quando foi necessário, o novo centroavante alviverde participou de vários contra-ataques nos quais não corria apenas para receber a bola na área, mas era ele quem carregava em velocidade enquanto outros companheiros se posicionavam para finalização. Isso quando não optava por uma conclusão de fora da área, algo que nenhum dos dois atuais centroavantes oferecem a Felipão.

Com 1,84 de altura, Luiz Adriano pode fazer as casquinhas que Deyverson sabe fazer, assim como tem velocidade suficiente para realizar as diagonais curtas (Roger Machado gostava de falar assim) que caracterizam o futebol de Miguel Borja. Justamente por poder fazer o que cada um deles tem de melhor e ainda agregar na construção de jogadas, o novo atacante do Palmeiras permite que a equipe jogue com dois atacantes, como Felipão já sinalizou ser possível com a sua chegada.

Luiz Adriano pode não ter o impacto midiático de Gignac ou Balotelli, mas pode ser a peça que faltava ao ataque do Palmeiras para fugir da previsibilidade ofensiva e trazer mais técnica para a posição da camisa 9 alviverde, ainda que tenha sido apresentado com a camisa 10.

O post O que Luiz Adriano pode agregar ao Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/feed/ 0
RAIO-X: 27 jogos de invencibilidade no BR escancaram força defensiva do Palmeiras e rechaçam rótulo retranqueiro https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/#respond Thu, 16 May 2019 17:52:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/05/16/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras O Palmeiras alcançou a histórica marca de 27 jogos de invencibilidade em campeonatos brasileiros no último sábado, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. A estatística superou os números conquistados em 72/73 com Ademir da Guia, Dudu e outros craques de uma grande geração. Para entender melhor como o atual elenco bateu […]

O post RAIO-X: 27 jogos de invencibilidade no BR escancaram força defensiva do Palmeiras e rechaçam rótulo retranqueiro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O Palmeiras alcançou a histórica marca de 27 jogos de invencibilidade em campeonatos brasileiros no último sábado, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. A estatística superou os números conquistados em 72/73 com Ademir da Guia, Dudu e outros craques de uma grande geração. Para entender melhor como o atual elenco bateu esse recorde, pesquisei os números de passes certos e errados, de finalizações corretas e equivocadas do time, de posse de bola nas partidas e também de conclusões adversárias para vencer a defesa alviverde. A percepção final é de uma estrutura de jogo que praticamente não permite chance de gol ao adversário, cria mais do que seus oponentes e, diferente do que muitos pontuam como base do futebol do Palmeiras, divide a posse de bola quase que perfeitamente com seus rivais.

EM MÉDIA, PALMEIRAS ESTEVE COM A BOLA O MESMO TANTO QUE SEUS ADVERSÁRIOS DURANTE AS PARTIDAS

Muitos dizem que o Palmeiras não gosta da bola, prefere não tê-la e alguns até chegam a pontuar que a equipe de Felipão, por mais talentosa que seja, não sabe o que fazer com ela e, por isso, a deixa com o adversário. Isso não é verdade se olharmos para o recorte dessa marca história: 49,6% de média de posse de bola em 26 dos 27 jogos (não há dados disponíveis sobre o jogo diante do CSA, pelo Brasileirão 2019). A equipe acumula média de 301 passes certos e 38 errados por partida, número que, traduzido, explica um Palmeiras vertical nas suas ações, acelerando as jogadas em busca de finalizá-las. Há equipes que acumulam média superior a 400 passes certos por jogo, porém muitos deles trocados no campo de defesa, ou seja, inúteis na busca pelo gol.

O Palmeiras teve média superior de posse de bola em 14 das 26 partidas com dados disponíveis nos aplicativos estatísticos Footstats e SofaScore, ou seja, mais da metade. Contra o Botafogo, no Allianz Parque, pela 20ª rodada, o Palmeiras venceu por 2 a 0 a partida em que mais esteve com a bola nos pés: 67,5% do tempo. No duelo em que menos esteve com a bola nos pés, também saiu vitorioso, batendo o Santos por 3 a 2 no Allianz Parque com média de 37% de posse. Mais um exemplo de que esse Palmeiras busca o equilíbrio, sabendo jogar com ou sem a bola. Tudo depende da estratégia e do adversário que surge pela frente. Nesse ano, por exemplo, o Palmeiras já goleou o Fortaleza dentro de casa com 52% de posse de bola, mas também venceu o Internacional no Allianz Parque por 1 a 0 com 40% de posse.

EM MÉDIA, PALMEIRAS FINALIZA QUASE UMA QUINZENA DE VEZES POR PARTIDA

O elenco de Felipão pode ter recebido grande reconhecimento por um sistema defensivo muito forte, mas não alcançou a marca jogando na retranca. Nos 26 jogos com dados disponíveis no Footstats e SofaScore, o Palmeiras acumulou 352 finalizações, obtendo a média de praticamente 14 finalizações por partida (número exato da média é de 13,53). A equipe tem pontaria equilibrada na estatística, acumulando média de 6 conclusões corretas e 8 erradas por jogo. Foram 49 gols marcados nesses duelos, o que nos permite concluir que, em média, o time precisa finalizar 7 vezes até marcar um gol.

EM MÉDIA, GOLEIROS DO PALMEIRAS CORREM RISCO EM DOIS OU TRÊS LANCES POR JOGO

Os números defensivos do Palmeiras são dignos de aplausos. Os adversários finalizaram 222 vezes nos 26 jogos contabilizados pelos aplicativos já citados, o que equivale a uma média de 8,53 tentativas por jogo, podendo arredondar para 9. Porém, acertar o gol é uma missão bem mais complicada, já que a média de conclusões no alvo é de 2,8 por partida. Weverton, Jailson ou Prass, geralmente têm de impedir que a bola entre no gol duas ou três vezes na partida. Olhando para o todo, a equipe alviverde sofre um gol a cada 20 tentativas adversárias.

RÓTULOS NÃO SE APLICAM AO PALMEIRAS DA HISTÓRICA MARCA

Não se pode dizer que o Palmeiras chegou a maior invencibilidade de sua história em jogos de Campeonato Brasileiro jogando apenas de uma forma, utilizando uma só formação com algumas variações ou sendo uma equipe predominantemente defensiva e retranqueira por conta do estilo de Felipão. Foram mais de 30 atletas utilizados em partidas que ofereceram as mais diversas situações e estilos de jogo dos adversários, sendo que nenhum deles conseguiu vencer o Palmeiras durante esse período.

NÚMEROS DO PALMEIRAS HISTÓRICO MOSTRAM EQUIPE INTELIGENTE

Os números do caminho do Palmeiras mostram uma equipe que soube se adaptar aos jogos dentro e fora de casa, aos momentos em que tinha e aos que não tinha a bola e, principalmente, ao nervosismo e a pressão de um campeonato de pontos corridos de logística difícil cujas exigências físicas em meio a outras competições tornam a missão da invencibilidade ainda mais complicada.

O post RAIO-X: 27 jogos de invencibilidade no BR escancaram força defensiva do Palmeiras e rechaçam rótulo retranqueiro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/feed/ 0
Os possíveis Palmeiras de Felipão com e sem Goulart https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-possiveis-palmeiras-de-felipao-com-e-sem-goulart/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-possiveis-palmeiras-de-felipao-com-e-sem-goulart/#respond Tue, 15 Jan 2019 20:27:35 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/01/15/os-possiveis-palmeiras-de-felipao-com-e-sem-goulart/

Nessa terça-feira, o atacante Ricardo Goulart foi anunciado como reforço do Palmeiras. Foi emprestado pelo Guangzhou Evergrande por um ano e deve estar recuperado de sua lesão no joelho em março, podendo aparecer entre as escalações de Luiz Felipe Scolari. Enquanto isso, Felipão já montou duas possibilidades em jogo-treino diante do Comercial. Aproveitei, então, para […]

O post Os possíveis Palmeiras de Felipão com e sem Goulart apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Nessa terça-feira, o atacante Ricardo Goulart foi anunciado como reforço do Palmeiras. Foi emprestado pelo Guangzhou Evergrande por um ano e deve estar recuperado de sua lesão no joelho em março, podendo aparecer entre as escalações de Luiz Felipe Scolari. Enquanto isso, Felipão já montou duas possibilidades em jogo-treino diante do Comercial. Aproveitei, então, para mostrar as duas escalações e também uma terceira, utilizando atletas que não apareceram nessas formações. Além disso, as possibilidades da equipe titular com Ricardo Goulart.

FORMAÇÃO NÚMERO 1: Essa formação foi a primeira utilizada por Felipão em 2019. Ela esteve em campo durante todo o 1º tempo do jogo-treino diante do Comercial. Felipe Pires tem impressionado a comissão técnica nos treinamentos e por isso iniciou a partida.

TIME-1-DE-FELIP-O

FORMAÇÃO NÚMERO 2: Essa formação foi utilizada no 2º tempo do confronto com o Comercial e teve o revezamento de posições entre Scarpa e Zé Rafael. Além disso, Yan e Arthur Cabral entraram no decorrer da segunda etapa. Borja marcou o gol da vitória.

TIME-2-DE-FELIP-O

FORMAÇÃO NÚMERO 3: Essa formação jamais foi montada por Felipão. Esses atletas não participaram do jogo-treino por seguirem um cronograma diferente de preparação para a temporada ou por estarem atrás dos concorrentes em suas posições, mas fazem parte do elenco atual. Edu Dracena e Moisés, por exemplo, seguem cronogramas específicos. Portanto montei uma possibilidade de terceira equipe do Palmeiras.

TIME-3-DE-FELIP-O

FORMAÇÕES NO 4-2-3-1 COM RICARDO GOULART: Sem modificar o atual esquema, Ricardo Goulart apareceria atrás do atacante, no lugar de Lucas Lima, ou pela ponta, no lugar de Felipe Pires.

TIME-DE-FELIP-O-COM-GOULART

FORMAÇÃO COM RICARDO GOULART MODIFICANDO O ESQUEMA: Ricardo Goulart poderia aparecer ao lado de Lucas Lima, que terminou o ano com muita moral na avaliação de Felipão, caso o técnico optasse por uma equipe no 4-1-4-1. Nesse caso, o jogador da extrema direita poderia ser qualquer um dos três colocados, assim como esse primeiro volante também poderia ser qualquer um dos três citados, dependendo do adversário e da proposta. Pela esquerda, para reforçar defensivamente o time, Victor Luis poderia aparecer no lugar de Diogo Barbosa.

TIME-DE-FELIP-O-NO-4141

De acordo com Felipão, o elenco do Palmeiras terá cerca de 30 jogadores, mas conta com 37 nesse momento, portanto algumas peças devem sair e diminuir as possibilidades desse quebra-cabeças de pranchetas. Certo é que Felipão tem muitas possibilidades de time para montar. Com as qualidades de Goulart, tem até novas possibilidades táticas.

O post Os possíveis Palmeiras de Felipão com e sem Goulart apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-possiveis-palmeiras-de-felipao-com-e-sem-goulart/feed/ 0 TIME-1-DE-FELIP-O TIME-2-DE-FELIP-O TIME-3-DE-FELIP-O TIME-DE-FELIP-O-COM-GOULART TIME-DE-FELIP-O-NO-4141
Após eliminação para o Cruzeiro, Palmeiras tem de levar a lição da precisão para casa https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apos-eliminacao-para-o-cruzeiro-palmeiras-tem-de-levar-a-licao-da-precisao-para-casa/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apos-eliminacao-para-o-cruzeiro-palmeiras-tem-de-levar-a-licao-da-precisao-para-casa/#respond Thu, 27 Sep 2018 06:02:03 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/09/27/apos-eliminacao-para-o-cruzeiro-palmeiras-tem-de-levar-a-licao-da-precisao-para-casa/

Felipe Melo foi preciso em sua cabeçada para o único gol do Palmeiras no confronto (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras) Sim, o Palmeiras foi prejudicado no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, mas teve 180 minutos para compensar um erro e não conseguiu. É possível discutir muito sobre o peso desse erro, mas não […]

O post Após eliminação para o Cruzeiro, Palmeiras tem de levar a lição da precisão para casa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipe Melo foi preciso em sua cabeçada para o único gol do Palmeiras no confronto (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Sim, o Palmeiras foi prejudicado no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, mas teve 180 minutos para compensar um erro e não conseguiu. É possível discutir muito sobre o peso desse erro, mas não é o intuito do texto. Erros acontecem e é preciso superá-los para conquistar competições. O que o Palmeiras tem de levar para casa como lição desse confronto envolve a palavra precisão.

– PRECISÃO OFENSIVA

Durante todo o duelo contra o Cruzeiro, o Palmeiras conseguiu finalizar 25 vezes. Em uma delas, Felipe Melo balançou as redes de cabeça, enquanto as outras 10 tentativas em direção ao gol foram interceptadas pelo goleiro Fábio. A equipe de Mano Menezes finalizou oito vezes durante todo o confronto, ou seja, três vezes menos, mas contou com a precisão de Barcos em duas das seis vezes em que concluiu na direção das redes para garantir a vaga na final da Copa do Brasil.

– PRECISÃO DEFENSIVA

Para Barcos balançar as redes duas vezes, ele contou com contragolpes muito bem executados em duas perdas de posse de bola do Palmeiras. No primeiro jogo, Dudu é quem perde a bola e após cinco passes o Cruzeiro abre o placar. No segundo jogo, Diogo Barbosa erra e após quatro passes o Cruzeiro novamente sai na frente. Em números, não há abismo na diferença de perdas da posse de bola, já que foram 75 perdas alviverdes contra 62 perdas celestes, porém as perdas da equipe de Mano Menezes não geraram gol ou perigo ao goleiro Fábio.

– ESTILO DE JOGO

Na entrevista coletiva após o fim da partida, Luiz Felipe Scolari pontuou que é preciso buscar outras formas de jogar. Diante de um segundo jogo contra o Cruzeiro, Mano Menezes travou as possibilidades de ataque do Palmeiras e conseguiu conter o ímpeto alviverde. Embora o time de Felipão tenha finalizado 25 vezes durante os 180 minutos, no Mineirão conseguiu concluir a gol apenas seis vezes. O Palmeiras foi travado e quando procurou nas casquinhas de Deyverson uma saída para furar o sistema defensivo celeste, encontrou antecipações e dobras de marcação para recuperar a segunda bola, ou seja, uma equipe preparada para o que vinha pela frente.

A partir de agora, no Brasileirão e na Libertadores (onde o Palmeiras tem mais tranquilidade para avançar de fase, já que venceu fora de casa o Colo Colo por 2 a 0), os adversários alviverdes assistirão e estudarão como o Cruzeiro amarrou o Palmeiras para conquistar pontos contra os comandados de Felipão. Não haverá tanto tempo para modificar o jeito de jogar, o que na minha visão, aliás, nem deve ser feito. Mas será necessário criar novidades nas alterações durante os jogos e, principalmente, ser preciso tanto ofensivamente quanto defensivamente. As duas competições em que o Palmeiras disputa o título estão chegando em seus momentos decisivos e, por isso, todo jogo vai ganhando cara de mata-mata. Inclusive no Brasileirão.

O post Após eliminação para o Cruzeiro, Palmeiras tem de levar a lição da precisão para casa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apos-eliminacao-para-o-cruzeiro-palmeiras-tem-de-levar-a-licao-da-precisao-para-casa/feed/ 0
Em câmera aberta, as lições que o Palmeiras leva para o decisivo jogo contra o Cruzeiro https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-camera-aberta-as-licoes-que-o-palmeiras-leva-para-o-decisivo-jogo-contra-o-cruzeiro/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-camera-aberta-as-licoes-que-o-palmeiras-leva-para-o-decisivo-jogo-contra-o-cruzeiro/#respond Thu, 13 Sep 2018 22:58:23 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/09/13/em-camera-aberta-as-licoes-que-o-palmeiras-leva-para-o-decisivo-jogo-contra-o-cruzeiro/

Confira a análise em câmera aberta na qual exemplifico onde é mais difícil passar na defesa cruzeirense, o que é preciso evitar e qual caminho poderia ter funcionado no Allianz Parque e pode funcionar para o Palmeiras no Mineirão.

O post Em câmera aberta, as lições que o Palmeiras leva para o decisivo jogo contra o Cruzeiro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Confira a análise em câmera aberta na qual exemplifico onde é mais difícil passar na defesa cruzeirense, o que é preciso evitar e qual caminho poderia ter funcionado no Allianz Parque e pode funcionar para o Palmeiras no Mineirão.

O post Em câmera aberta, as lições que o Palmeiras leva para o decisivo jogo contra o Cruzeiro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-camera-aberta-as-licoes-que-o-palmeiras-leva-para-o-decisivo-jogo-contra-o-cruzeiro/feed/ 0
Câmera aberta! Deyverson leva bronca de Felipe Melo e Dudu depois de fazer graça na defesa https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/deyverson-leva-bronca-de-felipe-melo-e-dudu-depois-de-fazer-graca-na-defesa/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/deyverson-leva-bronca-de-felipe-melo-e-dudu-depois-de-fazer-graca-na-defesa/#respond Thu, 06 Sep 2018 20:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/09/06/deyverson-leva-bronca-de-felipe-melo-e-dudu-depois-de-fazer-graca-na-defesa/

Não há dúvidas de que o atacante Deyverson se deixa levar pelas emoções dentro de campo. Mesmo quando está no banco de reservas, chega a levar cartão amarelo por reações e reclamações exacerbadas, como aconteceu contra o Santos. Quando está no gramado, pode ser expulso por deixar um cotovelo, como ocorreu diante do Bahia, ou […]

O post Câmera aberta! Deyverson leva bronca de Felipe Melo e Dudu depois de fazer graça na defesa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Não há dúvidas de que o atacante Deyverson se deixa levar pelas emoções dentro de campo. Mesmo quando está no banco de reservas, chega a levar cartão amarelo por reações e reclamações exacerbadas, como aconteceu contra o Santos. Quando está no gramado, pode ser expulso por deixar um cotovelo, como ocorreu diante do Bahia, ou até se empolgar a ponto de perder o controle emocional, como ocorreu contra o Cerro Porteño.

Contra o Atlético-PR, Deyverson deu mais uma mostra de que precisa de puxões de orelha dos mais experientes e alerta total do treinador para não se perder durante uma partida. Após se empolgar com a boa atuação que vinha fazendo, o atacante foi ajudar na defesa, mas tentou uma gracinha por lá. Felipe Melo e Dudu fizeram o papel que Felipão quer deles e chamaram a atenção do centroavante na jogada. Repare no vídeo!

O post Câmera aberta! Deyverson leva bronca de Felipe Melo e Dudu depois de fazer graça na defesa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/deyverson-leva-bronca-de-felipe-melo-e-dudu-depois-de-fazer-graca-na-defesa/feed/ 0
Após saída de Roger Machado, Palmeiras iguala melhor sequência defensiva do ano https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apos-saida-de-roger-machado-palmeiras-iguala-melhor-sequencia-defensiva-do-ano/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apos-saida-de-roger-machado-palmeiras-iguala-melhor-sequencia-defensiva-do-ano/#respond Mon, 13 Aug 2018 02:12:02 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/08/13/apos-saida-de-roger-machado-palmeiras-iguala-melhor-sequencia-defensiva-do-ano/

*Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras * Paraná, Bahia, América-MG, Certo Porteño e Vasco da Gama não conseguiram balançar as redes do Palmeiras nos últimos cinco jogos da temporada por diferentes competições. Uma sequência como essa aconteceu apenas uma vez durante os 44 jogos do técnico Roger Machado a frente do Palmeiras em 2018, em partidas válidas […]

O post Após saída de Roger Machado, Palmeiras iguala melhor sequência defensiva do ano apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

*Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras
*

Paraná, Bahia, América-MG, Certo Porteño e Vasco da Gama não conseguiram balançar as redes do Palmeiras nos últimos cinco jogos da temporada por diferentes competições. Uma sequência como essa aconteceu apenas uma vez durante os 44 jogos do técnico Roger Machado a frente do Palmeiras em 2018, em partidas válidas pelo Campeonato Paulista no mês de março. A boa série envolveu vitórias contra São Paulo, Ituano, Novorizontino duas vezes e Santos.

A marca é importante e curiosa por ocorrer logo após a saída de Roger Machado, criticado justamente por treinar uma equipe que conseguia sair na frente, mas não sabia manter a vantagem no placar. Para se ter uma ideia, com exceção dos amistosos durante a Copa do Mundo, o Palmeiras treinado por Roger Machado passou 13 jogos sem conseguir uma série de dois jogos sem levar gols. A última sob o comando do ex-técnico aconteceu no fim de abril, quando o time venceu Internacional e Boca Juniors, além de empatar com a Chapecoense.

Na atual marca, o Palmeiras carrega vitórias contra Paraná e Vasco pelo Brasileirão, Cerro Porteño pela Libertadores e empates contra Bahia, pela Copa do Brasil, e América-MG também pelo Campeonato Brasileiro. Vale registrar que diante do Paraná a atual comissão técnica ainda não havia assumido o comando da equipe, embora já tivesse sido anunciada.

Os resultados da sequência podem ser considerados satisfatórios, já que a equipe não desperdiçou pontos dentro de casa, decidirá os confrontos de mata-mata dentro de casa em boas condições (vantagem de dois gols na Libertadores e placar igual na Copa do Brasil) e conquistou um ponto fora de casa utilizando reservas no duelo com o América-MG pelo Brasileirão.

Embora alguns possam considerar os adversários da série relativamente fracos, ainda que o Palmeiras tenha utilizado reservas contra América-MG e Vasco, a equipe de Roger Machado sofreu gols de adversários de nível parecido no Brasileirão, por exemplo, contra Sport, Ceará, Atlético-PR e o rival Santos, que apesar de tornar o confronto clássico, vive péssimo momento.

O próximo desafio da equipe pode fazer o Palmeiras alcançar a melhor marca do ano com seis partidas sem levar gols e caso isso aconteça, basta o ataque marcar uma vez para que os comandados de Luiz Felipe Scolari garantam vaga na semifinal da Copa do Brasil. Até mesmo um placar sem gols contra o Bahia, na próxima quinta-feira, no Pacaembu, pode dar a vaga, desde que o Palmeiras vença o duelo nas penalidades máximas.

O post Após saída de Roger Machado, Palmeiras iguala melhor sequência defensiva do ano apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apos-saida-de-roger-machado-palmeiras-iguala-melhor-sequencia-defensiva-do-ano/feed/ 0
Palmeiras diferente vence com menos bolas de lado e mais bolas para frente https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-diferente-vence-com-menos-bolas-de-lado-e-mais-bolas-para-frente/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-diferente-vence-com-menos-bolas-de-lado-e-mais-bolas-para-frente/#respond Mon, 30 Jul 2018 13:06:49 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/07/30/palmeiras-diferente-vence-com-menos-bolas-de-lado-e-mais-bolas-para-frente/

O torcedor palmeirense se identificou com o que viu nesse domingo no Allianz Parque. A euforia e os aplausos após os 90 minutos permitem essa conclusão. O 3 a 0 diante do Paraná sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho mostrou alguns atributos que o torcedor queria ver nos tempos de Roger Machado: 1 […]

O post Palmeiras diferente vence com menos bolas de lado e mais bolas para frente apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O torcedor palmeirense se identificou com o que viu nesse domingo no Allianz Parque. A euforia e os aplausos após os 90 minutos permitem essa conclusão. O 3 a 0 diante do Paraná sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho mostrou alguns atributos que o torcedor queria ver nos tempos de Roger Machado:

1 – Ideias novas no time titular
2 – Vontade de ampliar o placar transformada em gol
3 – Resultado elástico

– IDEIAS NOVAS NO TIME TITULAR

A entrada da joia da base Artur mexeu com o torcedor logo no anúncio da escalação, que vibrou com a novidade. Pela direita, o jogador tem características parecidas com aquelas de Keno, o último titular da posição, e bem diferentes de Scarpa, que não se destacou por ali desde o retorno da Copa do Mundo. Questionei o próprio Artur ao fim da partida se ele poderia ser considerado o “novo Keno” e recebi em resposta um sorriso e as palavras de que o futebol pode ser considerado parecido.

O resultado do jogador foi a demonstração de uma velocidade impressionante pelo lado do campo, desejo incessante de buscar a bola, vindo ela de uma roubada ou de um passe, além de bons dribles e arremates. Tão bons que um deles gerou o rebote que valeu o segundo gol de Bruno Henrique no jogo.

– VONTADE DE TRANSFORMAR O PLACAR TRANSFORMADA EM GOL

Roger Machado trabalhou durante toda a pausa da Copa do Mundo sob a responsabilidade de tornar o time forte o suficiente para não desperdiçar pontos como desperdiçou contra Botafogo, Ceará e Flamengo, quando a equipe saiu na frente, mas não conseguiu sustentar a vantagem. Após o Mundial, nova frustração para a torcida diante do Santos. Contra o Galo a situação só não se repetiu por conta de um gol no último minuto da partida. Diante disso, a derrota para o Fluminense decretou o fim do ciclo de Roger.

Vale observarmos a diferença de comportamento da equipe nos três jogos que disputou antes do confronto com o Paraná e comparar com os números atingidos na vitória por 3 a 0 sobre o Tricolor.

Palmeiras 1 x 1 Santos – 49% de média de posse de bola. 366 passes certos e 46 errados. 8 finalizações certas e 5 erradas.
O time abriu o placar com seis minutos, deixou a bola com o Santos e desperdiçou diversas oportunidades de matar o jogo em contragolpes. No fim, levou gol em bola aérea e desperdiçou três pontos em um clássico disputado fora de casa.

Palmeiras 3 x 2 Atlético-MG – 48% de média de posse de bola. 317 passes certos e 42 errados. 5 finalizações certas e 4 erradas.
Contra o Atlético-MG, mais uma vez abriu o placar nos minutos inicias da partida, mas não conseguiu administrar a vantagem que conseguiu abrir duas vezes durante o jogo. Precisou de um gol no último minuto para conquistar a vitória dentro de casa.

Fluminense 1 x 0 Palmeiras – 59% de média de posse de bola. 412 passes certos e 47 errados. 3 finalizações certas e 9 erradas.
Diante do Fluminense, obteve maior posse de bola por ter saído atrás no placar no fim do primeiro tempo. O adversário passou a jogar mais atrás na partida, porém o Palmeiras não conseguiu ter sucesso em 12 conclusões a gol nos 90 minutos.

Palmeiras 3 x 0 Paraná – 55% de média de posse de bola. 404 passes certos e 34 errados. 12 finalizações certas e 11 erradas.
Contra o Paraná, o Palmeiras abriu o placar na primeira etapa e não optou por esperar o Tricolor para contra-atacar, como foi diante de Santos e Atlético-MG. Assumiu a responsabilidade de construir uma vantagem maior e finalizou 23 vezes a gol. Foi o jogo em que o time mais concluiu em todo o Brasileirão. Ainda assim, trocou praticamente o mesmo número de passes do jogo em que perdeu para o Fluminense, quando ainda obteve maior posse de bola, mas finalizou praticamente a metade das vezes.

– RESULTADO ELÁSTICO

A insistência em bater no gol deu resultado, já que o time venceu por 3 a 0, fato que não acontecia desde a 6ª rodada do Brasileirão. Entretanto, naquela partida a equipe concluiu apenas 14 vezes, praticamente a metade, embora tenha encerrado a partida com média de 54% de posse de bola, praticamente a mesma do duelo diante do Paraná.

O QUE FEZ O TORCEDOR ENXERGAR ISSO?

O torcedor deixou o Allianz Parque com a sensação de que algo mudou. Na zona mista, Willian deu uma longa resposta para mim quando foi questionado sobre a mudança de postura que o presidente admitiu querer ao demitir Roger Machado. O resumo dela é que houve, sim, uma conversa interna com os atletas sobre o assunto.

Difícil imaginar que apenas dois dias de treinos com Wesley Carvalho possam ter mudado tanto o Palmeiras, embora certamente haja uma parcela de seu trabalho nisso. Esses três pontos observados pelo torcedor e analisados aqui podem ser o primeiro passo para que o técnico Felipão assuma uma equipe com a cara mais próxima daquilo que a arquibancada do Palmeiras gostaria de ver.

O post Palmeiras diferente vence com menos bolas de lado e mais bolas para frente apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-diferente-vence-com-menos-bolas-de-lado-e-mais-bolas-para-frente/feed/ 0
Em vídeo, a dificuldade do Palmeiras criar diante do América-MG https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-video-a-dificuldade-do-palmeiras-criar-diante-do-america-mg/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-video-a-dificuldade-do-palmeiras-criar-diante-do-america-mg/#respond Thu, 24 May 2018 14:50:14 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/05/24/em-video-a-dificuldade-do-palmeiras-criar-diante-do-america-mg/

O Palmeiras precisa ficar atento para não repetir nos próximos jogos esse erro que cometeu contra o América-MG. Nosso colunista Rodrigo Fragoso aponta em vídeo, como o time sofreu para criar ontem diante do América-MG. Roger Machado aprecia um time que jogue em círculo com três opções de passe aparecendo pelo meio e próximas de […]

O post Em vídeo, a dificuldade do Palmeiras criar diante do América-MG apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras precisa ficar atento para não repetir nos próximos jogos esse erro que cometeu contra o América-MG. Nosso colunista Rodrigo Fragoso aponta em vídeo, como o time sofreu para criar ontem diante do América-MG.

Roger Machado aprecia um time que jogue em círculo com três opções de passe aparecendo pelo meio e próximas de quem tem a bola no círculo. Isso não aconteceu ontem em grande parte do jogo e por isso a equipe sofreu para criar.

Confira no vídeo em câmera aberta a explicação visual desses buracos no meio-campo alviverde!

O post Em vídeo, a dificuldade do Palmeiras criar diante do América-MG apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-video-a-dificuldade-do-palmeiras-criar-diante-do-america-mg/feed/ 0