Goleiro do Palmeiras, Kaique, de 19 anos, foi o grande herói da conquista da equipe na Copa do Brasil Sub-20, no último sábado (12). Após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, o Verdão bateu o Flamengo nos pênaltis, com brilho do arqueiro, que defendeu uma cobrança e viu outra passar por cima de sua meta.
Ainda durante os 90 minutos, o goleiro já havia sido fundamental para impedir dois gols do rival. Já no segundo tempo, o arqueiro brilhou ao fazer grandes defesas nos chutes de Petterson, aos 10 minutos, e de Evertton, aos 42.
Essa não foi a primeira vez que o goleiro brilhou em disputas de pênalti durante a temporada. Nas quartas de final do Campeonato Brasileiro, em julho, o dono da camisa 1 pegou a última cobrança na decisão por penalidades e garantiu a vaga à semifinal – o Alviverde posteriormente seria o campeão da competição.
Em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA, Kaique festejou o bom momento e revelou que a parte mental é muito preparada dentro do clube para atuar em decisões.
– Fico feliz pelo meu desempenho. Poder ajudar a equipe em todas as decisões, fazer diferença. O emocional é bem preparado, vestir a camisa do Palmeiras a gente sabe da pressão e da cobrança – destacou.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Os pênaltis são a marca registrada do atleta. Em 2020, quando ainda tinha 17 anos, foi o herói da conquista do Paulistão Sub-20. Na época goleiro do Sub-17, Kaique substituiu Leandro nos acréscimos e defendeu três cobranças na decisão contra o Corinthians.
Perguntado sobre a preparação para encarar disputas na marca da cal, revelou que o trabalho é diário e com ajuda do departamento de análise de desempenho. No entanto, ainda afirmou que existe também o feeling para arriscar um lado na cobrança.
– Tem todo um preparo. A gente treina durante a semana, trabalho técnico relacionado a defesas de pênaltis, também tem a parte de análise de desempenho. E um pouco do feeling, ver o movimento do batedor e fazer a leitura da cobrança – revelou ao NP.
Relacionado por Abel Ferreira na partida diante do Internacional, no último domingo (13), a Cria da Academia disse aprender muito com os atletas do elenco principal. Figura constante nos treinamentos, a peleja válida pela última rodada do Brasileirão foi a primeira chance do jovem na atual temporada.
– Eu tenho uma relação muito boa com os goleiros do profissional, estou sendo integrado ao grupo. A convivência é muito boa, eu procuro absorver o máximo o que eles passam, o que eles dão de dica e isso está ajudando no meu crescimento – contou.
Como coroação da ótima temporada, o guarda redes virou figura carimbada na Seleção Brasileira Sub-20. Presente na convocação para jogos amistosos neste mês de novembro, última antes do Sul-Americano da categoria, em janeiro, o palmeirense nutre confiança para estar na lista final do treinador Ramon Menezes.
– É um sonho realizado, vestir a camisa da Seleção Brasileira, representar o meu país, e desde pequeno sonhei com esse momento. A oportunidade de disputar um Sul-Americano Sub-20, uma Copa do Mundo da categoria. Trabalhar para estar entre os convocados na lista final – concluiu.
Kaique chegou no Palmeiras em 2019, após ser destaque na Portuguesa. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2022), do Campeonato Brasileiro Sub-20 (2022), da Copa do Brasil Sub-20 (2022), da Copa do Brasil Sub-17 (2019), do Paulista Sub-20 (2020 e 2021) e da CEE Cup Sub-19 (2022), o goleiro atuou em 23 jogos na atual temporada pelo Verdão. Seu contrato é válido até 2026.
LEIA MAIS