O Palmeiras não será eliminado da Copinha por escalar jogadores com menos de dez dias de isolamento após receberem testes positivos para Covid-19. O caso até será levado para o comitê disciplinar da competição na Federação Paulista de Futebol (FPF), mas a eliminação está descartada. A informação foi publicada inicialmente pelo Uol.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Logo após a vitória do Verdão sobre o Internacional por 2 a 1, em duelo pela fase de oitavas de final do torneio, o clube gaúcho procurou a FPF para protestar contra a escalação do meia Jonathan e do atacante Endrick no jogo desta segunda-feira (17).
A alegação foi de que o clube descumpriu o ‘protocolo de jogo’ da competição, que prevê afastamento mínimo de dez dias para jogadores com testes positivos para Covid-19. Assintomáticos, ambos os jovens receberam testes positivos no dia 11 e já retornaram na fase anterior, diante do Atlético-GO, no dia 15.
O Alviverde se diz respaldado pelo protocolo do Ministério da Saúde, publicado no dia 10 de janeiro de 2022. No novo procedimento, o período de isolamento para pessoas recém-recuperadas de Covid passou a ser menor, diminuindo de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno.
Com seu regulamento feito antes da mudança do protocolo por parte do Ministério da Saúde, a Copinha não previa nem mesmo a testagem dos clubes em seus atletas. No caso do Palestra, a testagem diária foi feita para não colocar em risco a saúde de terceiros.
O protocolo de jogo da Copinha não tem força de regulamento, que prevê apenas advertências ou multas em caso de descumprimento. No documento, não há qualquer menção de punição a clubes que escalarem atletas antes dos dez dias de afastamento.
Palmeiras e Oeste se enfrentam nas quartas de final da Copinha nesta quarta-feira (19), às 19h, na Arena Barueri, onde o adversário sediou suas partidas até aqui. O Verdão não poderia seguir em Diadema, pois o Estádio Distrital do Inamar não possui iluminação adequada para partidas noturnas. A partida terá transmissão do SporTV.
LEIA MAIS