Análise: Conheça os pontos fortes e fracos do Corinthians, adversário do Palmeiras

Na contramão das últimas temporadas, a defesa é a maior deficiência alvinegra

Pouco mais de um mês depois da conquista do Campeonato Paulista, o Palmeiras volta a medir forças com o Corinthians, mas agora pelo Brasileirão. Uma vitória alviverde na partida desta quinta-feira, às 19h15, na Neo Química Arena, pode garantir uma posição entre as quatro melhores equipes da competição para os comandados de Vanderlei Luxemburgo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Do lado alvinegro, Tiago Nunes vai em busca da sua terceira vitória na competição para espantar a má fase e recuperar a confiança do seu elenco, que vem de um empate decepcionante contra o Botafogo.

Mesmo sem contar com a sua maior contratação para essa temporada, Luan, desfalque certo para o duelo por conta de estiramento muscular, o time de Itaquera deve ter novidades na sua escalação para manter o jejum de dois anos sem vitórias do Verdão. Mas quais são os pontos fortes do Corinthians? E os fracos?

Há pouco mais de um mês, o Palmeiras sagrou-se campeão Paulista diante do Corinthians (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Pontos Fortes

Ainda que tenha a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com apenas seis gols sofridos, o Palmeiras precisa se atentar com a presença de Jô no sistema ofensivo alvinegro. Isso porque, apesar de muitas vezes ficar isolado no campo de ataque, o atacante raramente desperdiça uma grande chance de ir à rede. São cinco gols marcados em apenas 11 partidas.

Seguindo a tendência das suas últimas escalações, é bastante provável que Tiago Nunes entre com Ramiro do lado direito da sua segunda linha no meio-campo. Por característica, o camisa 8 não dá profundidade ao Corinthians, mas corta para interior do campo e abre espaço para Fagner, que aparece bem no setor ofensivo e contribuiu com assistências. Para se ter uma ideia, o lateral-direito foi o maior garçom do Paulistão, com seis.

Depois de uma boa atuação diante do Botafogo, Rómulo Otero deve ganhar a vaga de Gustavo Mosquito na meia-esquerda. Novidade essa que pode ser decisiva no Dérbi desta quinta-feira, uma vez que o Palmeiras ainda não terá Marcos Rocha à disposição, e Mayke vem de duas atuações muito abaixo da sua capacidade. Além de ser incisivo, o camisa 11 pode surpreender Weverton com chutes de média e longa distância.

Outro destaque sul-americano do elenco de Tiago Nunes é Victor Cantillo. Responsável por receber a bola dos zagueiros e auxiliar na transição ao ataque, o colombiano é o jogador mais eficiente do Corinthians em passes, com 91%. No entanto, por conta dificuldade que a defesa alvinegra encontra para sair jogando, o volante muitas vezes recua para ajudar na saída de bola e, portanto, não chega tanto à área adversária.

Luiz Adriano comemora seu gol diante do Corinthians, no Paulistão 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Pontos Fracos

Além da deficiência em distribuir passes, a defesa do Corinthians está longe de apresentar a solidez dos últimos anos. Apesar das atuações consistentes de Gil, os números não escondem a inconsistência do sistema defensivo. Para se ter uma ideia, em apenas sete rodadas, o time da zona leste já sofreu o mesmo número de gols que havia sofrido em 16 partidas no Brasileirão de 2019.

Conforme foi destacado, a ofensividade de Fagner representa uma ameaça ao Palmeiras, porém, ao mesmo tempo, pode ser o trunfo da equipe de Vanderlei Luxemburgo. Isso porque, apesar de ser um exímio marcador, o lateral-direito deixa espaços, que podem ser aproveitados pela velocidade implementada por Gabriel Veron.

Eu vejo um Corinthians tentando, mas parece destreinado. Faz gols mas toma muitos gols também, se ao menos tivessemos uma defesa melhor. Mas ficar feliz com derrota porque pode derrubar treinador, nada mais ridículo https://t.co/jQlt9OSX0O— benassi (@sccp_zi) September 9, 2020

Por último, mas não menos importante, o Verdão pode se beneficiar da presença de Lucas Piton na lateral-esquerda. Ainda que tenha recebido elogios do técnico Tiago Nunes após a partida contra o Botafogo, foi nítida a dificuldade enfrentada por ele nas tentativas de Bruno Nazário, Matheus Babi e Kalou pelo seu setor. 

LEIA MAIS:
+ Boletim NP: Veron titular? Piscadinha de Deyverson e reforço de série D
+ Corinthians x Palmeiras: onde assistir, arbitragem e escalação
+ O lugar de Gabriel Menino é no meio-campo
+ Mercado do Palmeiras: Pretendido por time turco, Fabiano aguarda decisão sobre seu futuro