Danilo e Dudu recebem elogios de grupo técnico da Fifa após participação no Mundial

Jogadores palmeirenses foram premiados por suas atuações no Mundial de Clubes

Os jogadores Danilo e Dudu receberam elogios em documento divulgado pelo grupo técnico da Fifa após a disputa do Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes Unidos.  Os registros foram divulgados primeiramente pelo jornalista Marcel Rizzo, do UOL. Na disputa do Mundial, os atletas alviverdes receberam as bolas de prata (Dudu) e de bronze (Danilo) por suas atuações no torneio. Thiago Silva, zagueiro do Chelsea, foi eleito o melhor do torneio.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O grande destaque ficou por conta do meio-campista Danilo. Para o ex-técnico da seleção inglesa Steve McCaren, as justificativas para que o jogador tenha recebido a premiação da Fifa passa muito pelas atuações diante do Al Ahly na semifinal, destacando os oito bloqueios e cinco rebatidas conquistadas pelo jogador.

– Um jovem meio-campista trabalhador, que mostrou grande maturidade na leitura do jogo. Danilo chamou a atenção em sua atuação na semifinal contra o Al Ahly por causa de como ele protegeu e protegeu seus quatro zagueiros da posição defensiva mais profunda. Demonstrou paciência quando era preciso manter sua posição e bom senso para saber quando ir e se comprometer a vencer desafios e, por isso, muitas vezes foi peça-chave no início de ataques e contra-ataques do Palmeiras. O trabalho defensivo de Danilo para sua equipe se reflete em seus números.

O mesmo observador também entendeu que Danilo teve um grande desempenho na decisão, apesar de ser derrotado e ficar com o vice-campeonato da competição.

– Ele teve um excelente desempenho na semifinal, mas teve um papel muito mais defensivo para sua equipe na final, porque a abordagem do Palmeiras era ficar em um bloco baixo. Ele foi muito disciplinado nesse papel e teve um trabalho difícil de fazer, mas o fez muito bem. Ele é um meio-campista moderno box-to-box e faz o trabalho duro, mas também tem visão e técnica para jogar.

Além de McClaren, outro membro do grupo técnico da Fifa que analisou as partidas foi o ex-técnico italiano Alberto Zaccheroni, que também rasgou elogios para a Cria da Academia.

– Ele atacou e defendeu. Na final, ele mostrou iniciativa e foi o meio-campista de destaque do Palmeiras na hora de iniciar os ataques. Foi ele quem tentou encontrar seus atacantes.

Os mesmos observadores também entregaram relatório justificando a premiação do atacante Dudu como bola de prata do torneio. Steve McClaren não economizou nas palavras para definir as características do alviverde, com destaque para sua forte ameaça ofensiva.

– Um atacante eletrizante, ele foi criativo e acendeu os ataques de sua equipe quando estava com a bola. Na semifinal contra o Al Ahly, Dudu foi uma constante ameaça e perigo para os zagueiros que enfrentou. Ele gostava de correr com a bola, tinha ritmo e tecnicamente podia jogar criativamente com um toque. A bola passou rápido quando ele a teve e, na semifinal, marcou um gol e deu outra assistência. Na final, o Palmeiras adotou uma postura defensiva e de quadra baixa, por isso foi obrigado a atuar em posições muito mais profundas e tinha distâncias maiores para o gol quando seu time recuperava a bola, mas era perigoso no contra-ataque.

– Na final, senti que ele foi solicitado a defender demais e essa não é sua força. Ele é um jogador de ataque empolgante e foi excelente na semifinal. Ele marcou um gol maravilhoso e deu assistência Ele foi a única ameaça real do Palmeiras na final, mas quando conseguiu avançar, mostrou vislumbres do que é capaz.

O Palmeiras joga nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), contra o Athletico Paranaense, pela Recopa Sul-Americana. O jogo de ida acontece em Curitiba. A partida de volta, será realizada no Allianz Parque em 2 de março, às 21h30 (de Brasília). Ambos os times disputam a competição pela segunda vez na história e lutam pelo título inédito do torneio.

LEIA MAIS